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Motores Elétricos

Um curso destinado para usuários dos motores elétricos que precisa ou deseja saber sobre os aspectos funcionais dos motores elétricos.

Motores Elétricos

CONHEÇA O PROFESSOR DO CURSO:

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Micelli Camargo é engenheiro mecânico pela UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá e Mestre em Tecnoligia Nuclear pelo IPEN- USP (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Universidade de São Paulo), além de ser especialialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Uniderp e também MBA em Executivo em Marketing pela FGV - Fundação Getúlio Vargas.

Mais de 20 anos de carreira, sendo 16 anos envolvido na área de bombas e equipamentos industriais atuando com engenheiros de vendas e aplicação e também instrutor técnico, ministrando treinamentos diversos.

Criou o canal Engenhria e Cia em 2016 e desde então vem compartilhando conteúdo técnico na área de engenharia, tanto do ponto de vista conceitual, com prático.

2018 foi lançado o primeiro curso online, dando inicio a trajetória da Engenharia e Cia: Cursos e Treinamentos com seus cursos e treinamentos online.

Em 2022 teve início o atendimento corporativo, tendo realizado dezenas de treinamentos com centenas de profissionais treinados. desde então.

Hoje, possui parceria com empresas do ramo de bombas e selos mecânicos como a OMEL, a VALLAIR e o EMBRASEAL para ministrar treinamentos para seus funcionários e clientes.

DETALHES DO CURSO

O curso MOTORES ELÉTRICOS DE INDUÇÃO TRIFÁSICO é direcionado para todas as pessoas que desejam ou querem aprender sobre os motores eléticos.



Nele você aprenderá sobre o funcionamento do motor elétrico e os principais quesitos de uso dos motores elétrico de indução trifásico.



Carga horária: 14 horas

Inscrição: Clique no botão matricule-se Agora na Escola.



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:


1. Introdução aos Motores Elétricos de Indução Trifásicos
1.1. O Que é Motor Elétrico
1.2. Classificação dos Motores Elétricos
1.2.1. Motores de Corrente Alternada (CA)
1.2.1.1. Motores Síncronos
1.2.1.2. Motores Assíncronos ou de Indução
1.2.2. Motores de Corrente Contínua (CC)
2. Características Construtivas dos Motores Elétricos por Indução
2.1. Estator
2.2. Rotor
2.3. Dimensões dos Motores Elétricos
2.4. Formas Construtivas Normalizadas
2.5. Pintura
3. Conceitos Fundamentais
3.1. Conjugado (C) ou Torque
3.2. Potência Mecânica (Pmec)
3.3. Potência Mecânica do Motor Elétrico
3.4. Potência Elétrica do Motor Elétrico (Pel)
3.5. Fator de Potência (FP)
3.6. Relação entre Potência e Conjugado
3.7. Rendimento do Motor Elétrico
3.8. Sistema de Corrente Alternada
3.8.1. Sistema de Corrente Alternada Monofásico
3.8.2. Sistema de Corrente Alternada Trifásica
3.9. Ligações nos Sistemas Trifásicos Estrela - Triângulo
3.10. Campo Magnético Girante
3.11. Velocidades ou Rotações e o Escorregamento
3.11.2. Rotação ou Velocidade do Motor (n)
3.11.3. Rotação ou Velocidade Síncrona (ns)
3.11.4. Escorregamento (s)
3.11.5. Conjugado do Motor Elétrico
4. Características da Rede de Alimentação
4.1. Sistema de Alimentação
4.2. Ligações
4.3. Frequência
4.4. Sentido de Rotação
4.5. Métodos de Partida
4.5.1. Partida Direta
4.5.2. Partida Estrela-Triângulo
4.5.3. Partida Série-Paralelo
4.5.4. Partida com Chave Compensadora
4.5.5. Partida Eletrônica por Soft-Starter
4.5.6. Partida com Inversor de Frequência
5. Características da Aceleração
5.1. Curva Característica do Motor
5.2. Categorias de Motores
5.3. Momento de Inércia
5.4. Tempo de Aceleração
5.5. Regime de Partida
6. Características em Regime de Trabalho
6.1. Elevação de Temperatura
6.2. Vida Útil do Motor
6.3. Classe Térmica do Motor
6.4. Fator de Serviço (FS)
6.5. Tipos de Dispositivos de Proteção Térmica
6.5.1. Termo-Resistência PT-100
6.5.2. Termistores (PTC e NTC)
6.5.3. Termostatos
6.5.4. Protetores Térmicos
6.6. Regimes de Serviço
6.6.1. Regime de Serviço S1: Contínuo
6.6.2. Regime de Serviço S2: de tempo limitado
6.6.3. Regime de Serviço S3: Intermitente periódico
6.6.4. Regime de Serviço S4: Intermitente periódico com partidas
6.6.5. Regime de Serviço S5: Intermitente periódico com frenagem elétrica
6.6.6. Regime de Serviço S6: Contínuo periódico com carga intermitente
6.6.7. Regime de Serviço S7: Contínuo periódico com frenagem elétrica
6.6.8. Regime de Serviço S8: Contínuo com mudança periódica carga x rotação
6.6.9. Regime de Serviço S9: Com variação não periódica carga x rotação
6 .6.10. Regime de Serviço S10: Com cargas constants distintas
6.6.11. Regime de Serviço: Especiais
6.7. Potência Nominal
7. Características do Ambiente
7.1. Influência da Altitude
7.2. Ambientes Agressivos
7.3. Ambientes Perigosos
7.4. Grau de Proteção dos Motores
7.5. Ambientes Com Atmosfera Explosiva
7.5.1. Área de Risco
7.5.2. Atmosfera Explosiva
7.5.3. Classificação das Áreas de Risco
7.5.3.1. Classes e Grupos das Áreas de Risco
7.5.3.2. Tipos de Proteção do Invólucro
7.5.4. Equipamentos para Áreas de Risco
7.5.5. Equipamentos de Segurança Aumentada
7.5.6. Equipamentos à Prova de Explosão
7.6. Resistência de Aquecimento
8. Placa de Identificação
9. Acionamento de Motores Elétricos de Indução Trifásico
9.1. Partida Direta
9.1.1. Corrente de Partida
9.1.2. Conjugado de Partida
9.1.3. Formas de Instalação para Partida Direta
9.1.4. Vantagens e Desvantagens da Partida Direta
9.2. Partida Estrela-Triângulo
9.2.1. Corrente e Conjugado de Partida
9.2.2. Componentes para a Partida Estrela-Triângulo
9.2.3. Vantagens e Desvantagens
9.3. Partida Compensadora
9.3.1. Corrente e Conjugado de Partida
9.3.2. Componentes para a Partida Compensadora
9.3.3. Vantagens e Desvantagens
9.4. Partida com Chave Soft Starter
9.4.1. Corrente e Conjugado de Partida
9.4.2. Funcionamento da Soft Starter
9.4.3. Vantagens e Desvantagens
9.5. Partida com Inversor de Frequência
9.5.1. Funcionamento do Inversor de Frequências
9.5.1.1. Controle Escalar
9.5.1.2. Controle Vetorial
9.5.2. Tipos de Cargas
9.5.3. Dimensionamento do Inversor de Frequência
9.5.4. Vantagens e Desvantagens
10. Principais Tipos de Motores Elétricos de Indução
10.1. Motor W22
10.2. Motor Wmagnet
10.3. Motor Well
10.4. Motor Wwash
10.5. Motor Wmining
10.6. Motor Roller Table
10.7. Motofreio
10.8 Motor Bomba Monobloco
10.9 Motor para Redutores de Velocidade
10.10 Motor à prova de explosão
10.11 Motor não Acendível
10.12 Motor com Refrigeração a Água - Water Cooled
11. Manutenção de Motores Elétricos
11.1. Introdução
11.2. Instruções Básicas
11.2.1. Instruções Gerais
11.2.2. Fornecimento
11.2.3. Armazenagem
11.3. Instalação
11.3.1. Aspectos Mecânicos
11.3.1.1. Fundações
11.3.1.2. Tipos de Bases
11.3.1.3. Alinhamento
11.3.1.4. Acoplamento
11.3.2. Aspectos Elétricos 1
11.3.2.1. Sistema de Alimentação
11.3.3. Entrada em Serviço
11.3.3.1. Exame Preliminar
11.3.3.2. Partida Inicial
11.3.3.3. Funcionamento
11.3.3.4. Desligamento
11.4. Manutenção
11.4.1. Limpeza
11.4.2. Lubrificação
11.4.2.1. Intervalos de Lubrificação
11.4.2.2. Qualidade e Quantidade de Graxa
11.4.2.3. Instruções para Lubrificação
11.4.2.4. Substituição de Rolamentos
11.4.2.5. Especificação de Rolamentos por Tipo de Motor
11.4.3. Recomendações Gerais
11.5. Falhas em Motores Elétricos
11.6. Danos em Enrolamentos de Motores Elétricos de Indução
11.6.1. Motores Trifásicos
11.6.2. Motores Monofásicos

Importância do Tema

Aqui entra o texto sobre o tema para melhor o SEO.

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