Confira a seguir o conteúdo do e-book:
Nesse ebook você tera a oportunidade de aprender sobre os motores elétricos de indução trifásicos, desde do ponto de vista conceitual até o seu funcionamento.
Nele, abordamos tudo que você precisa saber sobre os motores elétricos de indução trifásicos que são os mais utilizados hoje dia.
Tal abordagem permitirá uma imersão no tema. Deixando o caminho muito mais fácil para uma aprofundamento em temas específicos do universo dos motores.
Confira a seguir o tópicos que você encontrará nesse ebook:
1. Introdução aos Motores Elétricos de Indução Trifásicos
1.1. O Que é Motor Elétrico
1.2. Classificação dos Motores Elétricos
1.2.1. Motores de Corrente Alternada (CA)
1.2.1.1. Motores Síncronos
1.2.1.2. Motores Assíncronos ou de Indução
1.2.2. Motores de Corrente Contínua (CC)
2. Características Construtivas dos Motores Elétricos por Indução
2.1. Componentes dos Motores
2.2. Estator
2.3. Rotor
2.4. Dimensões dos Motores Elétricos
2.5. Formas Construtivas Normalizadas
2.5.1. Dimensões dos Flanges
2.6. Pintura
3. Conceitos Fundamentais
3.1. Conjugado (C) ou Torque
3.2. Potência Mecânica (Pmec)
3.3. Potência Mecânica do Motor Elétrico
3.4. Potências Elétricas do Motor Elétricol)
3.5. Fator de Potência (FP)
3.6. Relação entre Potência e Conjugado
3.7. Rendimento do Motor Elétrico
3.8. Sistemas de Corrente Alternada
3.8.1. Sistema de Corrente Alternada Monofásica
3.8.2. Sistema de Corrente Alternada Trifásica
3.9. Ligações nos Sistemas Trifásicos
3.9.1. Ligação Estrela
3.9.2. Ligação Triângulo
3.10. Campo Eletromagnético Girante
3.11. Velocidades ou Rotações e o Escorregamento
3.11.1. Rotação ou Velocidade do Motor (n)
3.11.2. Rotação ou Velocidade Síncrona (ns)
3.11.3. Escorregamento (s)
3.12. Conjugado do Motor Elétrico
4. Características da Rede de Alimentação
4.1. Sistema de Alimentação
4.2. Formas de Ligações dos Motores Trifásicos
4.3. Frequência
4.4. Sentido de Rotação
4.5. Métodos de Partida
5. Características da Aceleração
5.1. Curva Característica do Motor
5.2. Categorias de Motores
5.3. Momento de Inércia
5.4. Tempo de Aceleração
5.5. Regime de Partida
6. Características em Regime de Trabalho
6.1. Elevação de Temperatura
6.2. Vida Útil do Motor
6.3. Classe de Isolamento Térmico do Motor
6.4. Fator de Serviço (FS)
6.5. Tipos de Dispositivos de Proteção Térmica
6.5.1. Termo-Resistência PT-100
6.5.2. Termistores (PTC e NTC)
6.5.3. Termostatos
6.5.4. Protetores Térmicos
6.6. Regimes de Serviço
6.6.1. Regime de Serviço S1: Contínuo
6.6.2. Regime de Serviço S2: de Tempo Limitado
6.6.3. Regime de Serviço S3: Intermitente Periódico
6.6.4. Regime de Serviço S4: Intermitente Periódico com Partidas
6.6.5. Regime de Serviço S5: Intermitente Periódico com Frenagem Elétrica
6.6.6. Regime de Serviço S6: Contínuo Periódico com Carga Intermitente
6.6.7. Regime de Serviço S7: Contínuo Periódico com Frenagem Elétrica
6.6.8. Regime de Serviço S8: Contínuo Com Mudança Periódica na Relação Carga / Velocidade de Rotação
6.6.9. Regime de Serviço S9: Com Variações Não Periódicas de Carga e de Velocidade
6.6.10. Regime de Serviço S10: Com Cargas Constantes Distintas
6.6.11. Regimes Especiais
6.7. Potência Nominal
6.8. Índice de Rendimento
7. Características do Ambiente
7.1. Influência da Altitude
7.2. Temperatura Ambiente
7.3. Ambientes Agressivos
7.4. Grau de Proteção dos Motores
7.5. Ambientes Com Atmosfera Explosiva
7.5.1. Área de Risco
7.5.2. Atmosfera Explosiva
7.5.3. Classificação das Áreas de Risco
7.5.3.1. Classes e Grupos das Áreas de Risco
7.5.3.2. Tipos de Proteção do Invólucro
7.5.4. Equipamentos para Áreas de Risco
7.5.5. Equipamentos de Segurança Aumentada
7.5.6. Equipamentos à Prova de Explosão
7.6. Resistência de Aquecimento
7.7. Limites de Ruídos
8. Placa de Identificação
9. Acionamento de Motores Elétricos de Indução Trifásico
9.1. Partida Direta
9.1.1. Corrente de Partida
9.1.2. Conjugado de Partida
9.1.3. Componentes para a Partida Direta
9.1.4. Formas de Instalação para Partida Direta
9.1.5. Vantagens e Desvantagens da Partida Direta
9.2. Partida Estrela-Triângulo
9.2.1. Corrente e Conjugado de Partida
9.2.2. Componentes para a Partida Estrela-Triângulo
9.2.3. Vantagens e Desvantagens
9.3. Partida Compensadora
9.3.1. Corrente e Conjugado de Partida
9.3.2. Componentes para a Partida Compensadora
9.3.3. Vantagens e Desvantagens
9.4. Partida com Chave Soft Starter
9.4.1. Corrente e Conjugado de Partida
9.4.2. Funcionamento da Soft Starter
9.4.3. Vantagens e Desvantagens
9.5. Partida com Inversor de Frequência
9.5.1. Funcionamento do Inversor de Frequências
9.5.1.1. Controle Escalar
9.5.1.2. Controle Vetorial
9.5.2. Tipos de Cargas
9.5.3. Dimensionamento do Inversor de Frequência
9.5.4. Vantagens e Desvantagens
10. Principais Tipos de Motores Elétricos de Indução
11. Manutenção de Motores Elétricos
11.1. Introdução
11.2. Instruções Básicas
11.2.1. Instruções Gerais
11.2.2. Fornecimento
11.2.3. Armazenagem
11.3. Instalação
11.3.1. Aspectos Mecânicos
11.3.1.1. Fundações
11.3.1.2. Tipos de Bases
11.3.1.3. Alinhamento
11.3.1.4. Acoplamento
11.3.2. Aspectos Elétricos
11.3.2.1. Sistema de Alimentação
11.3.2.1. Aterramento
11.3.2.2. Exame Preliminar
11.3.2.3. Partida Inicial
11.3.2.4. Funcionamento
11.3.2.5. Desligamento
11.4. Manutenção
11.4.1. Limpeza
11.4.2. Lubrificação
11.4.2.1. Intervalos de Lubrificação
11.4.2.2. Qualidade e Quantidade de Graxa
11.4.2.3. Instruções para Lubrificação
11.4.2.4. Substituição de Rolamentos
11.4.2.5. Especificação de Rolamentos por Tipo de Motor
11.4.3. Recomendações Gerais
11.5. Ensaios
11.5.1. Ensaios de Rotina
11.5.2. Ensaios Tipos
11.5.3. Ensaios Especiais
11.6. Falhas em Motores Elétricos
11.7. Danos em Enrolamentos de Motores Elétricos de Indução
11.7.1. Motores Trifásicos
11.7.2. Motores Monofásicos
12. Apêndice
12.1. Curva Características do Motor e da Carga
RESUMO SOBRE OS MOTORES ELÉTRICOS DE INDUÇÃO
Os motores elétricos de indução trifásicos são dispositivos amplamente utilizados para converter energia elétrica em energia mecânica, sendo essenciais em diversas aplicações industriais e comerciais.
Eles são conhecidos por sua simplicidade de construção, baixa manutenção e eficiência razoavelmente alta. Vamos explorar os aspectos construtivos e de funcionamento desses motores.
Aspectos Construtivos:
1) Estator: O estator é a parte fixa do motor e é composto por uma série de enrolamentos de fio de cobre isolado, dispostos em torno do núcleo de ferro laminado. Esses enrolamentos são organizados em três fases (trifásico) espaçadas em 120 graus elétricos uma da outra. Cada fase é conectada a uma das três fases de alimentação elétrica.
2) Rotor: O rotor é a parte móvel do motor. Existem dois tipos principais de rotores em motores de indução trifásicos: rotor de gaiola de esquilo e rotor bobinado. O rotor de gaiola de esquilo é mais comum, consistindo em barras condutoras de alumínio ou cobre fundidas em um núcleo de ferro. O rotor bobinado possui enrolamentos individuais conectados a anéis deslizantes, permitindo maior controle sobre as características de operação.
3) Núcleo: O núcleo é geralmente feito de chapas finas de aço silício laminado, empilhadas e prensadas. Isso reduz as perdas por corrente parasita (correntes induzidas) no estator e no rotor.
4) Invólucro e Carcaça: Os componentes internos do motor são protegidos por uma carcaça resistente, geralmente feita de metal, para garantir a segurança e evitar danos.
Funcionamento:
O funcionamento dos motores elétricos de indução trifásicos é baseado no princípio de indução eletromagnética de Faraday e na interação entre os campos magnéticos giratórios criados pelo estator e pelo rotor.
1) Alimentação Elétrica Trifásica: Quando uma alimentação elétrica trifásica é aplicada aos enrolamentos do estator, uma corrente alternada trifásica flui através deles, criando um campo magnético giratório. Cada fase do estator cria um campo magnético que se desloca a uma frequência síncrona.
2) Campo Giratório: O campo magnético giratório induz correntes no rotor do motor, de acordo com a lei da indução eletromagnética. Essas correntes induzidas criam um campo magnético no rotor que interage com o campo magnético giratório do estator.
3) Torque e Movimento: Devido à interação entre os campos magnéticos do estator e do rotor, surge um torque no rotor. Esse torque causa a rotação do rotor, levando ao movimento mecânico. A velocidade de rotação do rotor é ligeiramente menor do que a velocidade síncrona do campo magnético giratório do estator, uma diferença conhecida como escorregamento.
4) Escorregamento: O escorregamento é necessário para que o motor produza torque. Se o rotor atingisse a velocidade síncrona, não haveria diferença de velocidade entre os campos magnéticos do estator e do rotor, e não haveria torque para impulsionar a carga.
Em resumo, os motores elétricos de indução trifásicos funcionam através da criação de campos magnéticos giratórios no estator e no rotor, que interagem para produzir torque e movimento. Sua construção simples e operação confiável fazem deles uma escolha popular para uma ampla gama de aplicações industriais e comerciais.