Pós-Graduação à distância em
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Instituição:
Este curso é oferecido pela Faculdade Prominas.
Descrição do Curso:
Desenvolva suas habilidades na análise, síntese e avaliação crítica de pesquisas sobre o desenvolvimento da capacidade de leitura e escrita.
Aprenda a avaliar como a teoria e a pesquisa podem afetar a educação e as práticas de alfabetização. Há um foco particular na prevenção e intervenção nas dificuldades de aprendizagem da alfabetização. Este curso aumentará sua carreira como profissional de ensino em diversos contextos e setores educacionais, desenvolvendo seu conhecimento sobre alfabetização e seu ensino.
Também, pode levar a papéis de liderança em alfabetização em várias organizações ou a estudos acadêmicos avançados.
Objetivos:
Promover a qualificação de professores, desenvolvendo um conhecimento especializado do processo de alfabetização, na perspectiva do letramento.
Público Alvo:
O curso de Alfabetização e Letramento é destinado portadores de diplomas de Pedagogia, Letras, tal como aos profissionais da área educacional, como professores. O curso é disponibilizado aos demais profissionais portadores de diplomas de graduação que desejam conhecimento da área de estudo do curso.
Método de Ensino:
Este curso conta com vídeo-aulas, apostila e outros materiais de apoio com meio de ensino.
640 Horas
Taxa de Matrícula:
R$ 170,00
Preço:
20
x de
R$ 180,00
PROMOÇÃO:
20
x de
R$ 105,00
Conclua o curso em
6 Meses
Você estuda no seu ritmo podendo concluir o curso em no mínimo nesse prazo.
Através de vídeo aulas e material didático produzido por professores mestres e especialistas.
Reconhecido pelo MEC
Somos nota 4 (4 de 5) na avaliação geral do Ministério da Educação.
Confira a avaliação e autorização junto ao MEC clicando no botão ao lado:
Curso 100% Online
Nova resolução do Conselho Nacional de Educação não obriga mais, cursos EaD encontros presenciais para aulas ou avaliações. Confira a resolução CLICANDO AQUI.

Tire suas Dúvidas pelo Whats App
Disciplina
ch
Módulo
01
Práticas de Alfabetização e Letramento Segundo a BNCC
80 Horas
Reflexão sobre os Conceitos de Alfabetização e Letramento; Breve Histórico dos Métodos de Alfabetização no Brasil; Qual o melhor Método de Alfabetização para as Crianças?; O Processo de Construção da Escrita; Contribuições de Emília Ferreiro; Contribuições de Magda Soares; BNCC: O que Muda no Processo de Alfabetização e Letramento?; Alfabetização e Letramento Segundo a BNCC; Práticas de Alfabetização e Letramento; Refletindo sobre a Formação de Professores.
02
A Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e a Consolidação do Processo de Alfabetização
80 Horas
O Ensino do Sistema de Escrita; O Workshop de Escrita; Teorias da Aprendizagem; Importância da Alfabetização; Alfabetização Inicial; O Papel do Professor Hoje no Ensino de Leitura e Escrita; O Papel da Educação, da História e da Cultura na Construção de Práticas de Leitura e Escrita; O Processo de Leitura na Educação Básica; Métodos para Aprender a Ler.
03
A Organização do Trabalho Escolar e os Recursos Didáticos na Alfabetização
80 Horas
As Tendências Pedagógicas na Didática e Organização do Trabalho Pedagógico; A Presença das Tendências Pedagógicas Atuais no Processo Educacional; Teoria dos L.S. Vigosky: Uma Abordagem Interativa no Processo de Aprendizagem de Ensino; Planejamento Participativo no Contexto Escolar; Educação Administrativa: Planejamento e Organização; Organização; Os Ambientes Educativos Diferenciados: Estilos de Aprendizagem; Os Estilos de Aprendizagem e os Ambientes Educativos.
04
Os Diferentes Textos em Sala de Alfabetização
80 Horas
O Ensino como Narração nos Níveis Iniciais; Letramento e Desenvolvimento Humano; Texto Dissertativo Expositivo; Promoção da Leitura e os Textos em si; Atividades Relacionadas ao Desenvolvimento de Competências; Considerações Importantes a Respeito do Texto Descritivo; A Importância da Leitura e dos Textos desde a Infância.
05
A Criança no Ciclo de Alfabetização: Do Infantil Aos Anos Iniciais
80 Horas
História da Comunicação Humana; A Comunicação Humana; Fatores de Comunicação Humana; A Comunicação no Ensino Infantil; Algumas Considerações Teóricas de Utilidade para Professores no Ensino Infantil; O Receptor: Como Falamos com as Crianças; A Construção da Escrita pela Criança; O Princípio da Construção da Escrita; Etapas do Processo de Escrita.
06
Planejando a Alfabetização e Dialogando com Diferentes Áreas do Conhecimento
80 Horas
Os Fundamentos da Prática de Ensino da Alfabetização e do Letramento para as Crianças; Meio Ambiente, Escola, Professor e Aluno em uma Estratégia Política; Níveis de Conhecimento no Letramento; A Política de Inclusão na Escola e sua Repercussão no Ensino da Leitura e da Escrita; A Inclusão Educativa; Inclusão: Entre Ser e Deve Ser; O Papel Social da Leitura e da Escrita; A Leitura como uma Prática Sociocultural e uma Ferramenta para Alcançar a Equidade Social através do Ensino; Importância da Leitura na Sociedade Atual.
07
Docência do Ensino Superior
80 Horas
O Ensino Superior no Brasil; A Universidade na Sociedade; Legislação da Educação Superior; A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas; A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior; Planejamento do Ensino; Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente; Avaliação Educacional; Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino; Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.
08
Metodologia de Trabalho Científico
80 Horas
Conceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade, Amostragem; Delineamentos de Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação; Resumo Científico, Artigo Científico, Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento.