Pós-Graduação à distância em
DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

Instituição:
Este curso é oferecido pela Faculdade Prominas.
Descrição do Curso:
Este curso incentivará a pensar criticamente e a refletir sobre sua prática. O cursista terá a oportunidade de examinar uma pesquisa que envolverá brincadeiras, idiomas e outras áreas do aprendizado da criança, compartilhando suas ideias e desenvolvendo entendimentos compartilhados com outros alunos através de fóruns on-line. Através da leitura e exploração de vários pensadores da primeira infância, poderá avalia-los criticamente.
Na área de jogo, iniciará um projeto de pesquisa. Haverá a oportunidade de trabalhar em grupo e fazer apresentações orais e escritas. O aprendizado será facilitado nas configurações presenciais e online. Com essa abordagem, espera-se que o curso produza profissionais altamente qualificados, reflexivos e críticos, necessários para implementar uma prática eficaz.
Objetivos:
Reconhecer as especificidades da Educação Infantil – etapa inicial da Educação Básica com função de educar/cuidar situando a alfabetização nesse contexto. Compreender os processos de letramento e alfabetização, enquanto aprendizagem e desenvolvimento da linguagem escrita, reconhecendo suas especificidades, fatores condicionantes, suas dimensões constitutivas e implicações pedagógicas. Apropriar-se de conhecimentos teóricos-práticos que contribuam para o desenvolvimento de uma prática que possibilite a apropriação da leitura e da escrita por crianças em diferentes contextos educativos.
Público Alvo:
O curso de Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais é destinado a portadores de diploma de graduação, como Letras e Pedagogia, que desejam atuar na área de educação infantil, como também aos demais profissionais graduados que desejam adquirir conhecimento no objeto de estudo do curso.
Método de Ensino:
Este curso conta com vídeo-aulas, apostila e outros materiais de apoio com meio de ensino.
640 Horas
Taxa de Matrícula:
R$ 170,00
Preço:
20
x de
R$ 180,00
PROMOÇÃO:
20
x de
R$ 105,00
Conclua o curso em
6 Meses
Você estuda no seu ritmo podendo concluir o curso em no mínimo nesse prazo.
Através de vídeo aulas e material didático produzido por professores mestres e especialistas.
Reconhecido pelo MEC
Somos nota 4 (4 de 5) na avaliação geral do Ministério da Educação.
Confira a avaliação e autorização junto ao MEC clicando no botão ao lado:
Curso 100% Online
Nova resolução do Conselho Nacional de Educação não obriga mais, cursos EaD encontros presenciais para aulas ou avaliações. Confira a resolução CLICANDO AQUI.

Tire suas Dúvidas pelo Whats App
Disciplina
ch
Módulo
01
A Linguagem e a Escrita nos Anos Iniciais
80 Horas
O Ato de Escrever e a Aprendizagem da Escrita; Fatores que Afetam o Desenvolvimento da Linguagem; A Base Biológica do Desenvolvimento de Idioma; O Papel dos Pais na Promoção do Aprendizagem e Desenvolvimento da Linguagem em Crianças Pequenas; As Funções da Escrita – A Escrita como Instrumento: de Registro, Arquivo, Regulação Social e Comunicação; Alfabetização, Linguagem e Desenvolvimento Emocional; Desenvolvimento da Linguagem e seus Impactos; Gêneros e seus Propósitos Comunicativos; Conceitos Iniciais de Propósitos Comunicativos; Ambientes de Aprendizagem como Estratégia para Lidar com a Leitura e Escrita.
02
Práticas Interdisciplinares nos Anos Iniciais e o Uso dos Projetos
80 Horas
Currículo; Interdisciplinaridade; Projetos; Interdisciplinaridade e suas Aplicações; Fundamentos do Ensino de Física; A Física e a Interdisciplinaridade; Modelos Interdisciplinares mais Difundidos no Campo da Didática; Fundamentos do Ensino de Ciências Naturais; Didática e Modelos de Ensino nas Ciências Naturais; Modelos de Ensino de Ciências Naturais.
03
Métodos de Tomada de Decisão
80 Horas
Da Organização do Trabalho Pedagógico; Conceitos e Apontamentos sobre o Trabalho Pedagógico; Abordagem do Processo Pedagógico; Da Identificação e Análise de Estratégias de Ensino; Estratégias de Ensino na Atualidade; Critérios para Estratégias Pedagógicas; Atitude Ativa Frente a Tomada de Decisão; Estratégias de Ensino no Nível Inicial; Perfil do Educador e o Nível Inicial.
04
Fundamentos da Educação Infantil
80 Horas
Concepção de Infância, Família e sua Historicidade; A Infância na História; O Papel do Educador; A Relação da Família, Escola e Sociedade; A Repercussão da Autonomia das Crianças no que Tange à Relação Família-Escola; Relação Família-Escola; Educação Infantil nos Aportes de Piaget; A Influência de Jean Piaget na Pedagogia; Inteligência Sensorial-Motor.
05
Alternativas Pedagógicas para a Educação Infantil
80 Horas
Protagonistas do Dia a Dia Educativo: Crianças e Adultos; Organização Atual do Tempo Escolar; Crianças e Adultos no Dia a Dia Educativo; Educação Infantil e os Sistemas de Ensino; Introdução ao Conceito de Educação Infantil; O Professor da Educação Infantil; Novas Alternativas Pedagógicas no Ensino Infantil; Métodos de Educação: Montessori, Waldorf e Pikler; Método Educativo: Amara Berri e Reggio Emilia.
06
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
80 Horas
Construção do Conhecimento Psicológico; Aprendizagem na Sociedade do Conhecimento; Teoria da Mente; Desenvolvimento Psicossocial e Aprendizagem; Desenvolvimento Psicossocial da Criança; Concepção, Desenvolvimento Pré-Natal e Parto; As Implicações do Desenvolvimento: Pontos de Vista Teóricos; Desenvolvimento Infantil – 0 A 3 Anos.
07
Docência do Ensino Superior
80 Horas
O Ensino Superior no Brasil; A Universidade na Sociedade; Legislação da Educação Superior; A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas; A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior; Planejamento do Ensino; Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente; Avaliação Educacional; Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino; Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.
08
Metodologia de Trabalho Científico
80 Horas
Conceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade, Amostragem; Delineamentos de Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação; Resumo Científico, Artigo Científico, Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento.