Pós-Graduação à distância em 

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Instituição:

Este curso é oferecido pela Faculdade Prominas.

Descrição do Curso:

Os programas de Educação Especial são projetados para os alunos com atraso mental, físico, social e/ou emocional.
Esse aspecto do “atraso”, amplamente classificado como atraso no desenvolvimento, significa um aspecto do desenvolvimento geral da criança (habilidades físicas, cognitivas e escolásticas) que as coloca atrás de seus pares.
Devido a esses requisitos especiais, as necessidades dos alunos não podem ser atendidas no ambiente tradicional da sala de aula.
Os programas e serviços de Educação Especial adaptam o conteúdo, a metodologia de ensino e as instruções de entrega para atender às necessidades apropriadas de cada criança.

Objetivos:

Fornecer as habilidades necessárias para adaptar as práticas da sala de aula, a fim de levar em conta a diversidade de necessidades especiais encontradas no ambiente educacional.

Público Alvo:

O curso de Educação Especial é destinado a profissionais da educação que sejam portadores de diploma de graduação, como Letras, História, Geografia, Psicopedagogia, Psicologia e Pedagogia, e que desejam atuar na área de educação especial. O curso é estendido aos demais profissionais graduados que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar na área de educação especial.

Método de Ensino:

Este curso conta com vídeo-aulas, apostila e outros materiais de apoio com meio de ensino.

640 Horas

Taxa de Matrícula:

R$ 170,00

Preço:

20

x de

R$ 180,00

PROMOÇÃO:

20

x de

R$ 105,00

Conclua o curso em

6 Meses

Você estuda no seu ritmo podendo concluir o curso em no mínimo nesse prazo.

Através de vídeo aulas e material didático produzido por professores mestres e especialistas.

Reconhecido pelo MEC

Somos nota 4 (4 de 5) na avaliação geral do Ministério da Educação.

Confira a avaliação e autorização junto ao MEC clicando no botão ao lado:

Curso 100% Online

Nova resolução do Conselho Nacional de Educação não obriga mais, cursos EaD encontros presenciais para aulas ou avaliações. Confira a resolução CLICANDO AQUI.

     Tire suas Dúvidas pelo Whats App    

Disciplina

ch

Módulo

01

Histórico e Preceitos Legais que Demarcam a História da Educação Especial no Brasil

60 Horas

Educação Especial: Um Breve Esclarecimento; O Desenvolvimento das Concepções Sociais sobre Educação Especial no Decorrer da História da Humanidade; As Deficiências no Tempo e nas Sociedades; A Educação Especial no Tempo e nas Sociedades; A Sociedade Brasileira e as Deficiências entre os Séculos XVI e XIX; A Educação Especial no Brasil; Marcos Internacionais que Balizam a Educação Especial; Declaração Universal dos Direitos Humanos – 1948; Convenção sobre os Direitos da Criança – 1989; Declaração Mundial de Educação para Todos – 1990; Declaração de Salamanca – 1994; Convenção da Guatemala – 1999; Carta do Terceiro Milênio – 1999; Marcos Legais da Educação Especial no Brasil; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 1961; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Primeira Alteração na LDB) – 1971; Criação do CENESP - 1973; Constituição da República Federativa do Brasil - 1989; Lei n. 7.853 (Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência) – 1989; Criação do ECA – 1990; Política Nacional de Educação Especial; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Atual) – 1996; Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – 1998; Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – 1999; Políticas e Instrumentos Legais do Século XXI

02

Considerações Sobre os Diferentes Tipos de Deficiências: Intelectual, auditiva, visual e física

80 Horas

Da Deficiência Intelectual: Mudança da Vida Adulta em Ambiente Universitário; A Educação das Pessoas com Deficiência Intelectual ;Deficiência e Educação Superior: Uma Questão de Direitos Humanos; O Papel do Professor com o Aluno com Deficiência Intelectual; Professor X Aluno com Deficiência Intelectual; Professores de Educação Especial Musicoterapeutas; Abordagem Sócio Educacional às Pessoas com Deficiência Física; Visão Social: Igualdade de Oportunidades.

03

Avaliação Escolar e Intervenções Pedagógicas Voltadas ao Público da Educação Especial

60 Horas

Acessibilidade para o Aluno com Deficiência na Educação; Educação e Acessibilidade; Centro Escolar: Cantinas, Bibliotecas, Laboratórios, Oficinas, Banheiros, Etc.; Inclusão Escolar através de Participação em Atividade Práticas e Reflexões em Grupo; Aspectos Chaves da Educação Inclusiva; Comunidade Educativa; Sociedade Inclusiva; Atividade Práticas e Reflexões em Grupo Impacto da Deficiência Intelectual dos Pais; Fatores Relacionados nos Cuidados e Desenvolvimento dos Filhos; Reação dos Pais à Deficiência de uma Criança; Deficiência Intelectual dos Pais (Matrimônio).

04

Alta Habilidades - Superdotação - Conceituação e Intervenções Pedagógicas

60 Horas

Altas Habilidades ou Superdotação no Sistema Educacional Brasileiro Jurídico; Educação X Legislação; Políticas Públicas para AH/SD; Panorama Global das Altas Habilidades/Superdotação; A Identificação do Superdotado; A Família, Escola e Sociedade Frente as Altas Habilidades e Superdotação; Alternativas de Atendimento para o Aluno com Altas Habilidades/Superdotação; Modelos Explicativos; A Resposta Educacional com Alunos com Alta Habilidades Intelectuais.

05

Transtornos do Desenvolvimento: Conceituação e Intervenções Pedagógicas

60 Horas

Do Estudo da Síndrome de Klinefelter; Conceitos sobre Síndromes e Síndrome de Klinefelter; Variações Cromossômicas: Crianças e Jovens; Do Estudo da Síndrome de Cri Du Chat; Conceitos da Síndrome Cri Du Chat; Intervenção Familiar, Médica e Educativa; Do Estudo da Síndrome de Huntchinson-Gilford; Conceitos e Características de Huntchinson-Gilford; A Mãe de Todas as Doenças.

06

Diferentes Instrumentos de Linguagem e Comunicação Alternativa

60 Horas

História da Linguagem; Primeiras Tentativas de Comunicação do Homem e a Criação dos Jornais; Pensamento e Linguagem: Lógica; As Funções da Linguagem; Linguagem Formal; Linguagem Informal; Comunicação Alternativa.

07

Educação Especial e os Diferentes Tipos de Necessidades Especiais

60 Horas

Educação Especial: Aspectos Legais e Sociais; Aspecto Legal na Educação Especial; Aspecto Social na Educação Especial; Da Integração, Normatização e Inclusão; Conceitos de Integração e Normatização; Inclusão e os Diferentes Tipos de Necessidades; Deficiência: Enfoque Biológico e Social; Deficiência Biológica; Deficiência Social.

08

Tecnologia Assistiva

60 Horas

Sala de Recursos Multifuncional, Materiais e Estratégias; Recursos na Tecnologia Assistiva; As Estratégias Didáticas; A Tecnologia Assistiva em Prol da Inclusão Social e Educativa; Inclusão Assistiva na Educação Superior; Tecnologia Assistiva na Universidade; Divisão das Categorias Assistivas; Categorias Assistivas; Braille.

 

09

Relacionamento Interpessoal e Ética Profissional

60 Horas

Relacionamento Interpessoal: Conceitos e Contextos; Uma Breve Contextualização; Das Psicologias Sociais e do Desenvolvimento às Outras Áreas do Conhecimento; Gestão de Pessoas e os Relacionamentos Humanos; Inteligência Emocional; Gestão de Conflitos no Ambiente de Trabalho; Liderança, Comunicação e Equipe de Trabalho; Liderança nas Organizações; Comunicação Interpessoal nas Organizações; Trabalho em Equipe; Gestão de Conflitos: Conceitos e Causas de Conflito; Formas, Estratégias e Táticas de Negociação; Ética Profissional: Conceitos e Fundamentos; A Ética Profissional; A Conduta Ética de um Profissional; Código de Ética Profissional.

10

Docência do Ensino Superior

30 Horas

O Ensino Superior no Brasil; A Universidade na Sociedade; Legislação da Educação Superior; A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas; A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior; Planejamento do Ensino; Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente; Avaliação Educacional; Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino; Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.

11

Metodologia de Trabalho Científico

30 Horas

Conceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade, Amostragem; Delineamentos de Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação; Resumo Científico, Artigo Científico, Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento.

|   © 2020 POR ENGENHARIA E CIA.   |   contato@engenhariaecia.eng.br   |

 |   Whats App (11) 95696 7808   |