Pós-Graduação à distância em 

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA COM ÊNFASE EM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA

Instituição:

Este curso é oferecido pela Faculdade Prominas.

Descrição do Curso:

A Educação Especial foi criada a fim de prepará-lo para ensinar alunos com deficiências múltiplas graves.
O programa enfatiza a inclusão de melhores práticas educacionais baseadas em evidências no ensino de crianças e jovens com deficiências graves e múltiplas, como deficiências intelectuais moderadas a graves, deficiências físicas severas, surdo-cegueira e distúrbios do espectro do autismo.

Objetivos:

Compreender os fundamentos do desenvolvimento e aprendizagem que embasam a educação das pessoas com deficiência múltipla/intelectual. Compreender as singularidades e particularidades da deficiência múltipla/intelectual, recursos necessários e a atuação do professor de AEE, com vistas à gestão e avaliação dos processos de aprendizagem e da inclusão do aluno.

Público Alvo:

O curso de Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla é destinado a portadores de diplomas de graduação no campo da educação e afins, como Pedagogia e Licenciatura, igualmente aos profissionais dessa área como professores, pedagogos, supervisores, educadores, entre outros. O curso é estendido aos demais profissionais portadores de diplomas que desejam adquirir conhecimento no que tange ao objeto de estudo do curso.

Método de Ensino:

Este curso conta com vídeo-aulas, apostila e outros materiais de apoio com meio de ensino.

720 Horas

Taxa de Matrícula:

R$ 170,00

Preço:

20

x de

R$ 180,00

PROMOÇÃO:

20

x de

R$ 105,00

Conclua o curso em

6 Meses

Você estuda no seu ritmo podendo concluir o curso em no mínimo nesse prazo.

Através de vídeo aulas e material didático produzido por professores mestres e especialistas.

Reconhecido pelo MEC

Somos nota 4 (4 de 5) na avaliação geral do Ministério da Educação.

Confira a avaliação e autorização junto ao MEC clicando no botão ao lado:

Curso 100% Online

Nova resolução do Conselho Nacional de Educação não obriga mais, cursos EaD encontros presenciais para aulas ou avaliações. Confira a resolução CLICANDO AQUI.

     Tire suas Dúvidas pelo Whats App    

Disciplina

ch

Módulo

01

Princípios Filosóficos e Políticas Públicas que Fundamental a Educação Inclusiva no Brasil

60 Horas

A Educação Especial na História da Humanidade; Educação Especial: Um Breve Esclarecimento; O Desenvolvimento das Concepções Sociais Sobre Educação Especial no Decorrer da História da Humanidade; As Deficiências no Tempo e nas Sociedades; A Educação Especial no Tempo e nas Sociedades; O Desenvolvimento da Educação Especial no Brasil; A Sociedade Brasileira e as Deficiências Entre os Séculos XVI e XIX; A Educação Especial no Brasil; Orientações e Marcos Legais da Educação Especial no Brasil; Marcos Internacionais que Balizam a Educação Especial; Declaração Universal dos Direitos Humanos – 1948; Convenção Sobre os Direitos da Criança – 1989; Declaração Mundial de Educação Para Todos – 1990; Declaração de Salamanca – 1994; Convenção da Guatemala – 1999; Carta do Terceiro Milênio – 1999; Marcos Legais da Educação Especial no Brasil; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 1961; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Primeira Alteração Na LDB) – 1971; Criação do CENESP – 1973; Constituição da República Federativa do Brasil – 1989; Lei N. 7.853 (Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência) – 1989; Criação do ECA – 1990; Política Nacional de Educação Especial; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Atual) – 1996; Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – 1998; Política Nacional Para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – 1999; Políticas e Instrumentos Legais do Século XXI.

02

Histórico e Preceitos Legais que Demarcam a História da Educação Especial no Brasil

60 Horas

Educação Especial: um breve esclarecimento; O Desenvolvimento das Concepções Sociais sobre Educação Especial no decorrer da História da Humanidade; As Deficiências no Tempo e nas Sociedades; A Educação Especial no Tempo e nas Sociedades; A Sociedade Brasileira e as Deficiências entre os séculos XVI e XIX; A Educação Especial no Brasil; Marcos Internacionais que balizam a Educação Especial; Declaração Universal dos Direitos Humanos – 1948; Convenção sobre os Direitos da Criança – 1989; Declaração Mundial de Educação para Todos – 1990; Declaração de Salamanca – 1994; Convenção da Guatemala – 1999; Carta do Terceiro Milênio – 1999; Marcos Legais da Educação Especial no Brasil; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 1961; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Primeira Alteração na LDB) – 1971; Criação do CENESP - 1973; Constituição da República Federativa do Brasil - 1989; Lei n. 7.853 (Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência) – 1989; Criação do ECA – 1990; Política Nacional de Educação Especial; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Atual) – 1996; Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – 1998; Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – 1999; Políticas e Instrumentos Legais do Século XXI.

03

Sistema Educacional Inclusivo Construção, Implementação e Intervenções Pedagógicas no Espaço da Sala de Aula

60 Horas

Introdução Estudo do Sistema Educacional Inclusivo: Vertente Legal; Conceitos Sobre Educação Inclusiva; Legislação no Âmbito da Inclusão Social Educacional; Educação Especial e Prática Docente; Fundamentos da Educação Especial; Fundamentos da Prática Docente; Inclusão e Escolarização: da Teoria a Prática; Os Elementos de um Currículo na Escola Inclusiva; Escolarização Inclusiva.

04

Deficiência Intelectual

80 Horas

Inclusão Escolar do Aluno com Deficiência Mental; Conceito de Retardo Mental e suas Implicações Educativas; Deficiência Mental de Diferentes Modelos e Teorias; Defectologia na Perspectiva Vigotskiana; A Perspectiva Histórico-Cultural e a Educação Especial; Implicações Educacionais; Causas da Deficiência Intelectual e as Alterações Sensoriais e Motoras; Transtorno do Desenvolvimento: Deficiência Intelectual; Quadros Clínicos Associados a Deficiência Intelectual.

05

Deficiência Múltipla

80 Horas

Neurociência versus Educação; Contextualização do Desenvolvimento Humano; As Deficiências Múltiplas Frente ao Desenvolvimento Humano; Conceitos e Aplicações de Plasticidade Neural e a Aprendizagem; O que são Teorias de Aprendizagem?; Da Visão de Ausebel, Bruner, Vigostsky e Piaget em Relação as Teorias de Aprendizagem; Sistema Límbico versus Aprendizagem; Transtornos de Aprendizagem (Dislexia); Transtornos de Aprendizagem (Discalculia).

06

Avaliação Escolar, Adequações Curriculares e Planos de Ensino Individualizado (PEI)

60 Horas

Avaliação Escolar; Conceitos de Avaliação Aplicada; Avaliação das Unidades Didáticas; Adequações Curriculares; Adaptações Curriculares para Necessidades Educativas Especiais; Vantagens das Adaptações Curriculares; Plano de Ensino Individualizado (PEI); Planejamento Educacional para o Cuidado Integral de Alunos com Dificuldades de Aprendizagem; Planejamento Educacional.

07

AEE para Deficiência Intelectual

60 Horas

Deficiência Intelectual; Importância do Estudo da Deficiência Intelectual; Síndromes Onde a Deficiência Intelectual é Manifestada; O Trabalho e as Deficiências Intelectuais; A Inclusão das Crianças com Necessidade de Atendimento Educacional Especializado; A Inclusão da Criança com Necessidades Especiais; A Educação Especial na Sociedade Contemporânea; Educação Especial na Sociedade Atual; Transtornos da Linguagem.

08

Tecnologia Assistiva

60 Horas

Sala de Recursos Multifuncional, Materiais e Estratégias; Recursos na Tecnologia Assistiva; As Estratégias Didáticas; A Tecnologia Assistiva em Prol da Inclusão Social e Educativa; Inclusão Assistiva na Educação Superior; Tecnologia Assistiva na Universidade; Divisão das Categorias Assistivas; Categorias Assistivas; Braille.

 

09

Transtornos do Desenvolvimento: Conceituação e Intervenções Pedagógica

60 Horas

Do estudo da síndrome de Klinefelter; Conceitos sobre síndromes e síndrome de Klinefelter; Variações Cromossômicas: crianças e jovens; Do estudo da síndrome de Cri Du Chat; Conceitos da síndrome Cri Du Chat; Intervenção familiar, médica e educativa; Do estudo da síndrome de Huntchinson-Gilford; Conceitos e características de Huntchinson-Gilford.

10

Diferentes Instrumentos de Linguagem e Comunicação Alternativa

60 Horas

História da linguagem; Primeiras tentativas de comunicação do homem e a criação dos jornais; Pensamento e linguagem: lógica; As funções da linguagem; Linguagem formal; Linguagem informal; Comunicação alternativa.

11

Docência do Ensino Superior

40 Horas

O Ensino Superior no Brasil; A Universidade na Sociedade; Legislação da Educação Superior; A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas; A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior; Planejamento do Ensino; Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente; Avaliação Educacional; Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino; Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.

12

Metodologia de Trabalho Científico

40 Horas

Conceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade, Amostragem; Delineamentos de Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação; Resumo Científico, Artigo Científico, Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento.

|   © 2020 POR ENGENHARIA E CIA.   |   contato@engenhariaecia.eng.br   |

 |   Whats App (11) 95696 7808   |