Pós-Graduação à distância em 

GESTÃO ESCOLAR: ADMINISTRAÇÃO, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO

Instituição:

Este curso é oferecido pela Faculdade Prominas.

Descrição do Curso:

Gerenciamento da Educação, também conhecido como Administração da Educação, refere-se ao bom funcionamento de uma instituição e seu gerenciamento adequado, reunindo os vários recursos diferentes (humanos e materialistas) disponíveis para atingir as metas e objetivos desejados da instituição.
A direção da escola é composta por gerentes de educação responsáveis pela execução das funções acima mencionadas, dos melhores e mais fáceis métodos possíveis.
O gerente deve ser dedicado o suficiente com a disciplina necessária e deve receber liberdade e flexibilidade adequadas para desempenhar as funções supracitadas.
Destarte, possuir um certificado pós-graduação em Diploma em Gerenciamento corroborará ser benéfico para os aspirantes, quando eles ingressarem na profissão de Gerenciamento Educacional. Além das funções de gerenciamento, o curso também familiariza os aspirantes com as formas de desenvolver e aprimorar a motivação e o desempenho das equipes de ensino e não docentes, bem como dos alunos.
Devido à crescente diversidade nas instituições de ensino, os candidatos são conscientizados sobre as formas de criar condições favoráveis para o sucesso acadêmico e o desenvolvimento geral para todos os alunos das instituições.

Objetivos:

Melhorar o desempenho individual como gerentes e líderes educacionais, aumentar a eficácia e a eficiência das organizações educativas. Atualizar habilidades em relacionamento interpessoal, liderança e formação de equipes, planejamento estratégico e tomada de decisões, necessárias para um gerenciamento eficaz. Fornecer uma compreensão dos conceitos básicos de gerenciamento e suas aplicações em um ambiente educacional.

Público Alvo:

O curso de Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação é proposto a portadores de diplomas de graduação na área educacional, como pedagogos, licenciados, bem como aos profissionais da área educacional, como supervisor, pedagogo, diretor, entre outros. O curso é aberto aos demais profissionais portadores de diplomas de graduação que desejam adquirir conhecimento no objeto de estudo do curso.

Método de Ensino:

Este curso conta com vídeo-aulas, apostila e outros materiais de apoio com meio de ensino.

1000 Horas

Taxa de Matrícula:

R$ 170,00

Preço:

20

x de

R$ 180,00

PROMOÇÃO:

20

x de

R$ 105,00

Conclua o curso em

12 Meses

Você estuda no seu ritmo podendo concluir o curso em no mínimo nesse prazo.

Através de vídeo aulas e material didático produzido por professores mestres e especialistas.

Reconhecido pelo MEC

Somos nota 4 (4 de 5) na avaliação geral do Ministério da Educação.

Confira a avaliação e autorização junto ao MEC clicando no botão ao lado:

Curso 100% Online

Nova resolução do Conselho Nacional de Educação não obriga mais, cursos EaD encontros presenciais para aulas ou avaliações. Confira a resolução CLICANDO AQUI.

     Tire suas Dúvidas pelo Whats App    

Disciplina

ch

Módulo

01

Legislação Educacional e Políticas Públicas

120 Horas

Legislação Educacional e Políticas Públicas; Legislação Educacional; Políticas Públicas; PDE; CNE; MEC; Gestão; Tipos de Gestão; Gestão Democrática; Normas e Órgãos Educacionais; LDB; PNE.

02

Gestão Financeira e Gestão de Processos Administrativos

80 Horas

O Financiamento da Educação; Histórico do Financiamento da Educação no Brasil; O Financiamento da Educação Dispostos em Lei; Projetos Educacionais e seus Financiamentos; Instituições Auxiliares; Constitucionalização da Educação e a Participação da População do Financiamento da Educação; Instituições Auxiliares na Escola – APM, Conselho de Escola e Conselho Participativo de Classe e Série; PDDE; Recursos Próprios; Responsabilidade Fiscal; Licitações: Assembleias e Prestação de Contas; CACS – Conselhos de Acompanhamento e Controle Social – (Conselho Municipal de Educação e Conselho do Fundeb).

03

Teoria da Administração Escolar

80 Horas

Teorias de Administração Escolar – Clássicas; Surge a Administração Escolar; Administração Escolar Conforme a Teoria de Taylor; Administração Escolar Conforme a Teoria de Fayol; Administração/Gestão Escolar - Quebra de Paradigmas; Transformações Sociais e Reflexos na Administração Escolar; Administração ou Gestão Escolar; Provimento do Cargo de Diretor; Gestão Escolar Democrática; Gestão Escolar Democrática-Participativa nos Contextos Legais; Plano Nacional de Educação e Gestão Democrática; A Bncc e a Gestão Democrática.

04

Gestão de Pessoas e Processos

80 Horas

Gestão de Recursos Humanos na Escola; Aplicações Iniciais da Prática de Gestão de Recursos Humanos Educacional; Desafios na Gestão de Recursos Humanos; Gestão por Competências; Avaliação por Competências; Indicativos e Pressupostos; O Desafio na Educação Contemporânea; O Papel do Trabalho Escolar no Desenvolvimento do Pensamento dos Estudantes; O Problema Central na Aplicação e Implementação de Modelos de Desenvolvimento Contextual Dentro da Gestão da Aprendizagem; O Problema Central na Aplicação e Implementação de Modelos de Desenvolvimento Contextual Dentro da Gestão da Aprendizagem.

05

Proposta Pedagógica e Concepções em Educação

120 Horas

As Concepções Educacionais e seus Impactos nas Escolas; Escola para Elite- Escola Tradicional; Escola Para Todos – A Obrigatoriedade da Educação e a Dualidade de Ensino; Estudos sobre a Escola e Democratização – Que Escola Queremos?; A Interdisciplinariedade e os Projetos de Trabalho; Currículo Escolar; A Bncc e o Currículo Escolar; Materiais Didáticos x Projetos de Trabalho – Em Busca do Alcance dos Objetivos Escolares; Clima e Cultura Organizacional; Organograma Escolar e suas Intervenções no Contexto de Aprendizagem; Clima Organizacional na Escola Democrática; O Diretor como Líder.

06

Planejamento Estratégico

80 Horas

Estudo dos Conceitos, Princípios, Partes e Tipos de Planejamento; Planejamento Estratégico do Setor da Educação; Planejamento Estratégico como Ferramenta para o Desenvolvimento das IES (Instituições de Ensino Superior); Plano Estratégico de Transformação Escolar (PETE); Ponderação sobre o Diagnóstico Estratégico na Escola; Conceitos e Aplicações sobre o Diagnóstico; Princípios do Diagnóstico Pedagógico como Forma de Planejamento Estratégico para Atender às Necessidades dos Alunos; Projetos e Planos de Ação Escolares: Requisitos e Fundamentos; Conceitos de Projetos e Planos de Ações; Implementação do Planejamento.

07

Planejamento Educacional e Processo de Avaliação da Aprendizagem

120 Horas

Introdução ao Estudo do Planejamento; Planejamento da Educação; Desenvolvimento e Planejamento da Educação Superior; Planejamento Participativo em Educação; A Importância do Planejamento na Educação; Planejamento: do Curricular ao Instrucional; A Evolução Histórica da Avaliação, seus Diversos Conceitos e sua Relação com a Atualidade; A Avaliação Educacional como Processo Histórico Social; Avaliação e sua Importância na Educação.

08

Gestão Pedagógica e Avaliação

80 Horas

Gestão Pedagógica; Gestão do Currículo; Tipos de Gestão; Gestão Pedagógica (Parte II) e Avaliação; Projeto Político Pedagógico; Tipos de Gestão Pedagógica; Avaliação: Introdução; Tipos de Avaliação.

 

09

Docência do Ensino Superior

80 Horas

O Ensino Superior no Brasil; A Universidade na Sociedade; Legislação da Educação Superior; A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas; A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior; Planejamento do Ensino; Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente; Avaliação Educacional; Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino; Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.

10

Metodologia de Trabalho Científico

80 Horas

Conceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade, Amostragem; Delineamentos de Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação; Resumo Científico, Artigo Científico, Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento.

|   © 2020 POR ENGENHARIA E CIA.   |   contato@engenhariaecia.eng.br   |

 |   Whats App (11) 95696 7808   |