Pós-Graduação à distância em 

NEUROPSICOPEDAGOGIA

Instituição:

Este curso é oferecido pela Faculdade Prominas.

Descrição do Curso:

Com esta pós-graduação, você será capaz de analisar a relação entre os problemas de aprendizagem e as mudanças emocionais causados por tais problemas, a fim de definir o tipo de intervenção psicopedagógica.
Relacionar os resultados de testes específicos aplicados ao paciente, nos aspectos emocional e familiar para uma intervenção psicopedagógica precisa e oportuna.
Estabelecer um diagnóstico preciso para entender os sintomas do paciente e estabelecer as ações a serem tomadas, envolvendo a família e a escola.
Como também, criar um programa de intervenção para cobrir problemas psicológicos, emocionais e familiares.

Objetivos:

Definir problemas de aprendizagem, considerando os fatores causadores dos problemas apresentados pelo paciente. Exercer a profissão comprometida com os valores e princípios éticos, reconhecendo a escopo de ação desse campo.

Público Alvo:

O curso de Neuropsicopedagogia é destinado a portadores de diploma de graduação, como Psicopedagogia, Psicologia e Pedagogia, assim como as demais profissionais da educação que desejam atuar na área da Neuropsicopedagogia. O curso é disponibilizado aos demais profissionais portadores de diplomas de graduação que desejam adquirir conhecimento no objeto de estudo do curso.

Método de Ensino:

Este curso conta com vídeo-aulas, apostila e outros materiais de apoio com meio de ensino.

640 Horas

Taxa de Matrícula:

R$ 170,00

Preço:

20

x de

R$ 180,00

PROMOÇÃO:

20

x de

R$ 105,00

Conclua o curso em

6 Meses

Você estuda no seu ritmo podendo concluir o curso em no mínimo nesse prazo.

Através de vídeo aulas e material didático produzido por professores mestres e especialistas.

Reconhecido pelo MEC

Somos nota 4 (4 de 5) na avaliação geral do Ministério da Educação.

Confira a avaliação e autorização junto ao MEC clicando no botão ao lado:

Curso 100% Online

Nova resolução do Conselho Nacional de Educação não obriga mais, cursos EaD encontros presenciais para aulas ou avaliações. Confira a resolução CLICANDO AQUI.

     Tire suas Dúvidas pelo Whats App    

Disciplina

ch

Módulo

01

Introdução à Neuropsicopedagogia

65 Horas

Neurofisiologia: Aprendizagem e Memória; Conceitos Iniciais e Aplicações; Mecanismos Moleculares de Armazenamento de Memória (Armazenamento de Memória Implícita); Estado Atual de Neurociência; Pensamento: Linguagem; Pensamento e Linguagem de Vygotisky; Linguagem, Inteligência e Comunicação Animal; Diferentes Quadros Neuropsicopatológicos e Propostas de Tratamento no Contexto da Neuropsicopedagogia; Contribuição da Neuropsicopedagogia às Enfermidades; Alterações Neurológicas na Esquizofrenia.

02

Neurologia e Seus Fundamentos

65 Horas

Introdução à Neurologia Básica; Neurologia Geral; Funções e Estruturas Neuronais; Atividade Elétrica dos Neurônios; Sinapses; Neurotransmissores; Formas de Abordagem da Cognição Humana; Introdução as Técnicas de Estudo do Cérebro; Ciência Computacional Cognitiva; Anatomia Geral; Divisões do Sistema Nervoso; Anatomia Funcional do Córtex Cerebral; Aspectos Filogenéticos do Sistema Nervoso; Anatomia do Telencéfalo; Nervos Cranianos; Áreas Funcionais do Córtex Cerebral; Semiologia Neuropsicológica; Semiologia Conceitos Introdutórios; Divisões da Semiologia; Epidemiologia dos Transtornos.

03

Transtornos Psiquiátricos na Infância e Adolescência

65 Horas

Aspectos Clínicos dos Transtornos Psiquiátricos da Infância e da Adolescência; Transtornos do Neurodesenvolvimento; Deficiência Intelectual; Transtorno do Espectro Autista; Transtorno de Linguagem; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; Transtorno Específico da Linguagem; Transtornos Motores; Transtorno de Ansiedade e de Somatização na Infância e Adolescência; Transtorno de Ansiedade de Separação; Transtorno de Ansiedade Generalizada; Fobia Social e Transtorno de Ansiedade Social; Transtorno Obsessivo-Compulsivo; Síndrome de Tourette; Semiologia Psicopedagógica, Neuropediátrica e Psicológica; Semiologia Neuropediátrica; Semiologia Psicopedagógica; Semiologia Neuropediátrica; Semiologia Psicológica.

04

Neurofarmacologia e Suas Implicações na Aprendizagem

65 Horas

Estudo da Neuroanatomia Funcional; Conceitos de Neuroanatomia; Neuroanatomia do Sistema Nervoso Periférico; Princípios de Neurofarmacologia: Características e Aplicações na Aprendizagem; Conceitos e Aplicações da Neurofarmacologia; Neurofarmacologia na Aprendizagem; Neurotransmissores e Neuromoduladores: Acetilcolina, Noradrenalida e Glutamato; Conceitos de Neurotransmissores; Principais Neurotransmissores e Neuromoduladores.

05

Bases Neurobiológicas da Aprendizagem

65 Horas

Neurobiologia da Aprendizagem; Anatomia da Aprendizagem; As Células do Aprendizado; Células da Glía; Passo da Evolução das Células Nervosas; Neurônios; Neurotransmissores; O Custo do não Conhecimento do Sistema Nervoso; Genética da Aprendizagem; Genética e Aprendizagem: Aspectos Introdutórios; O Movimento Eugênico; Funções Executivas e Estruturação e Participação no Processo de Aprendizagem; Funções Executivas: Aspectos Anatômicos; Princípios Gerais e Domínios Específicos da Aprendizagem; Aprendizagem da Leitura e Escrita: Dificuldades Específicas; Modelo Déficit Fonológico; Aspectos Neurobiológicos da Dislexia do Desenvolvimento; Epilepsia e Aprendizagem; Deficiência Mental e Aprendizagem.

06

Avaliação, Diagnóstico e Intervenção Psicomotora

65 Horas

Desenvolvimento Motor e Psicomotricidade; Desenvolvimento Motor e Aprendizagem; Evolução e Conceitos da Psicomotricidade; Psicomotricidade e suas Contribuições para o Desenvolvimento Infantil; Pressupostos e Aplicações da Psicomotricidade; Os Elementos e Desenvolvimento de cada Elemento Psicomotor; Intervenção e Reeducação Psicomotora; Psicomotricidade e as Dificuldades de Aprendizagem; Testes de Avaliação Psicomotora; Testes Psicomotores; Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) – Rosa Neto; Bateria Psicomotora Adaptada (BPM) - Vitor da Fonseca.

07

A Neurociência e os Sentidos da Criança e do Adolescente

65 Horas

Introdução as Neurociências; Neurociências e suas Áreas Afins; Bases Evolutivas Neurais do Comportamento Humano e das Ciências do Cérebro; Psicogênese e Sociogênese; Processos Cognitivos Básicos e Superiores; Percepção; Memória; Inteligência.

08

Educação Especial e os Diferentes Tipos de Necessidades Especiais - EEDTNE

80 Horas

Educação Especial: Aspectos Legais e Sociais; Aspecto Legal na Educação Especial; Aspecto Social na Educação Especial; Da Integração, Normatização e Inclusão; Conceitos de Integração e Normatização; Inclusão e os Diferentes Tipos de Necessidades; Deficiência: Enfoque Biológico e Social; Deficiência Biológica; Deficiência Social.

 

09

Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem

65 Horas

Construção do Conhecimento Psicológico; Aprendizagem na Sociedade do Conhecimento; Teoria da Mente; Desenvolvimento Psicossocial e Aprendizagem; Desenvolvimento Psicossocial da Criança; Concepção, Desenvolvimento Pré-Natal e Parto; As Implicações do Desenvolvimento: Pontos de Vista Teóricos; Desenvolvimento Infantil – 0 A 3 Anos.

10

Metodologia de Trabalho Científico

55 Horas

Conceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade, Amostragem; Delineamentos de Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação; Resumo Científico, Artigo Científico, Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento.

|   © 2020 POR ENGENHARIA E CIA.   |   contato@engenhariaecia.eng.br   |

 |   Whats App (11) 95696 7808   |