Pós-Graduação à distância em 

NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

Instituição:

Este curso é oferecido pela Faculdade Prominas.

Descrição do Curso:

Em todo o mundo, os alunos com deficiência são cada vez mais educados ao lado de colegas não deficientes, em uma prática conhecida como inclusão.
A inclusão é destaque em vários de declarações internacionais, leis nacionais e políticas educacionais.
Essas políticas, combinadas com os esforços dos defensores dos direitos das pessoas com deficiência, levaram a um substancial aumento do número de alunos com deficiência que recebem educação juntamente com seus pares não deficientes.

Objetivos:

Desenvolver o papel das relações complexas dos processos neurais e suas aplicações estratégicas no ambiente da educação especial e inclusiva e, ainda, o seu processo de ensino/aprendizagem.

Público Alvo:

O curso de pós-graduação em Neuropsicopedagogia e Educação Especial e Inclusiva é destinado aos portadores de diplomas das Ciências da Educação e afins, como Normal Superior, Pedagogia, lcenciaturas diversas, bem como aos profissionais atuantes na educação, como professores, diretores, supervisores, coordenadores, entre outros. O curso é estendido aos profissionais das demais áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do curso.

Método de Ensino:

Este curso conta com vídeo-aulas, apostila e outros materiais de apoio com meio de ensino.

640 Horas

Taxa de Matrícula:

R$ 170,00

Preço:

20

x de

R$ 180,00

PROMOÇÃO:

20

x de

R$ 105,00

Conclua o curso em

6 Meses

Você estuda no seu ritmo podendo concluir o curso em no mínimo nesse prazo.

Através de vídeo aulas e material didático produzido por professores mestres e especialistas.

Reconhecido pelo MEC

Somos nota 4 (4 de 5) na avaliação geral do Ministério da Educação.

Confira a avaliação e autorização junto ao MEC clicando no botão ao lado:

Curso 100% Online

Nova resolução do Conselho Nacional de Educação não obriga mais, cursos EaD encontros presenciais para aulas ou avaliações. Confira a resolução CLICANDO AQUI.

     Tire suas Dúvidas pelo Whats App    

Disciplina

ch

Módulo

01

Introdução à Neuropsicopedagogia

65 Horas

Neurofisiologia: Aprendizagem e Memória; Conceitos Iniciais e Aplicações; Mecanismos Moleculares de Armazenamento de Memória (Armazenamento de Memória Implícita); Estado Atual de Neurociência; Pensamento: Linguagem; Pensamento e Linguagem de Vygotisky; Linguagem, Inteligência e Comunicação Animal; Diferentes Quadros Neuropsicopatológicos e Propostas de Tratamento no Contexto da Neuropsicopedagogia; Contribuição da Neuropsicopedagogia às Enfermidades; Alterações Neurológicas na Esquizofrenia.

02

Avaliação, Diagnóstico e Intervenção Psicomotora

65 Horas

Desenvolvimento Motor e Psicomotricidade; Desenvolvimento Motor e Aprendizagem; Evolução e Conceitos da Psicomotricidade; Psicomotricidade e suas Contribuições para o Desenvolvimento Infantil; Pressupostos e Aplicações da Psicomotricidade; Os Elementos e Desenvolvimento de cada Elemento Psicomotor; Intervenção e Reeducação Psicomotora; Psicomotricidade e as Dificuldades de Aprendizagem; Testes de Avaliação Psicomotora; Testes Psicomotores; Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) – Rosa Neto; Bateria Psicomotora Adaptada (BPM) - Vitor da Fonseca.

03

Neurociência e Aprendizagem

65 Horas

Neurociência versus Educação; Antecedentes das Ciências Cognitivas e Neurais; A Adequação das Ciências Neurais à Educação; As Chaves da Neurociência Educacional; Conceitos e Aplicações de Plasticidade Neural e a Aprendizagem; Plasticidade Neural e suas Aplicações; Aprendizagem Tendo em Vista a Plasticidade Neural; Sistema Límbico versus Aprendizagem; Conceito de Sistema Límbico suas Aplicações; Aprendizagem no Sistema Límbico.

04

Educação Especial e os Diferentes Tipos de Necessidades Especiais

65 Horas

Aspecto Legal na Educação Especial; Aspecto Social na Educação Especial; Da Integração, Normatização e Inclusão; Conceitos de Integração e Normatização; Inclusão e os Diferentes Tipos de Necessidades; Deficiência: Enfoque Biológico e Social; Deficiência Biológica; Deficiência Social.

05

Princípios Filosóficos e Políticas Públicas que Fundamentam a Educação Inclusiva no Brasil

65 Horas

A Educação Especial na História da Humanidade; Educação Especial: Um Breve Esclarecimento; O Desenvolvimento das Concepções Sociais sobre Educação Especial no Decorrer da História da Humanidade; As Deficiências no Tempo e nas Sociedades; A Educação Especial no Tempo e nas Sociedades; O Desenvolvimento da Educação Especial no Brasil; A Sociedade Brasileira e as Deficiências entre os Séculos XVI e XIX; A Educação Especial no Brasil; Orientações e Marcos Legais da Educação Especial no Brasil; Marcos Internacionais que Balizam a Educação Especial; Declaração Universal dos Direitos Humanos – 1948; Convenção sobre os Direitos da Criança – 1989; Declaração Mundial de Educação Para Todos – 1990; Declaração de Salamanca – 1994; Convenção da Guatemala – 1999; Carta do Terceiro Milênio – 1999; Marcos Legais da Educação Especial no Brasil; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 1961; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Primeira Alteração Na LDB) – 1971; Criação do CENESP – 1973; Constituição da República Federativa do Brasil – 1989; Lei N. 7.853 (Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência) – 1989; Criação do ECA – 1990; Política Nacional de Educação Especial; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Atual) – 1996; Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – 1998; Política Nacional Para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – 1999; Políticas e Instrumentos Legais do Século XXI.

06

Deficiência Múltipla

65 Horas

Neurociência versus Educação; Contextualização do Desenvolvimento Humano; As Deficiências Múltiplas Frente ao Desenvolvimento Humano; Conceitos e Aplicações de Plasticidade Neural e a Aprendizagem; O que são Teorias de Aprendizagem?; Da Visão de Ausebel, Bruner, Vigostsky e Piaget em Relação as Teorias de Aprendizagem; Sistema Límbico versus Aprendizagem; Transtornos de Aprendizagem (Dislexia); Transtornos de Aprendizagem (Discalculia).

07

Deficiência Auditiva e Surdez

65 Horas

Compreendendo a Deficiência Auditiva e a Surdez; O Sistema Auditivo e a Audição; O Ouvido Humano; A Fisiologia da Audição; A Deficiência Auditiva e a Surdez: Definições e Distinções; Perdas Auditivas: Tipos, Causas e Consequências; Diagnóstico da Perda Auditiva; História e Legislação da Educação de Pessoas com Deficiência Auditiva e Surdez; Breve Histórico da Educação de Deficientes Auditivos e Surdos; Concepções, Abordagens e Paradigmas Históricos da Educação para Pessoas com Deficiência Auditiva e Surdas; Abordagem Oralista; Abordagem da Comunicação Total; Abordagem Bilíngue; A Legislação e Políticas Públicas no Brasil Ligadas aos Deficientes Auditivos e Surdos e à Educação dessa População; A Educação de Pessoas com Deficiência Auditiva e Surdez no Brasil; Atendimento Educacional Especializado para Pessoas com Deficiência Auditiva e Surdas; Situações Didático-Pedagógicas no AEE em Libras na Escola Comum; Situações Didático-Pedagógicas no AEE para o Ensino de Libras; Situações Didático-Pedagógicas no AEE para o Ensino da Língua Portuguesa; Salas de Recursos Multifuncionais (SRMF) para o Atendimento Educacional Especializado.

08

Deficiência Intelectual

65 Horas

Inclusão Escolar do Aluno com Deficiência Mental; Conceito de Retardo Mental e suas Implicações Educativas; Deficiência Mental de Diferentes Modelos e Teorias; Defectologia na Perspectiva Vigotskiana; A Perspectiva Histórico-Cultural e a Educação Especial; Implicações Educacionais; Causas da Deficiência Intelectual e as Alterações Sensoriais e Motoras; Transtorno do Desenvolvimento: Deficiência Intelectual; Quadros Clínicos Associados a Deficiência Intelectual.

 

09

Deficiência Visual: Baixa Visão e Cegueira

65 Horas

A Deficiência Visual; Educação para Deficientes Visuais; A Cegueira; A Baixa-Visão; A Construção da Educação; Ensino Especial e a Educação Inclusiva; Políticas Educacionais; A Prática da Educação Física; O Estudo de Artes; Recursos Pedagógicos; O Design e o Tato; Percepção Visual; O Som; Jogos para Inclusão; Braile.

10

Metodologia de Trabalho Científico

55 Horas

Conceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade, Amostragem; Delineamentos de Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação; Resumo Científico, Artigo Científico, Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento.

|   © 2020 POR ENGENHARIA E CIA.   |   contato@engenhariaecia.eng.br   |

 |   Whats App (11) 95696 7808   |