Pós-Graduação à distância em 

PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

Instituição:

Este curso é oferecido pela Faculdade Prominas.

Descrição do Curso:

O curso oferece capacitação de profissionais habilitados a atuar com aptidão e habilidade na área de psicologia educacional clínica institucional, diagnosticando e intervindo nas dificuldades de aprendizagem de crianças, jovens e adultos na escola e fora dela, possibilitando a atuação dos Psicopedagogos em consultoria e assessoria nos diferentes contextos relacionados ao processo de aprendizagem, como escolas, empresas e hospitais, através do domínio teórico e prático da área de conteúdo específico da psicologia educacional.
Além de apresentar o histórico da Psicopedagogia clínica e institucional, com especial enfoque ao surgimento desta no Brasil, a fundamentação teórica aborda sobre os campos de atuação e o conhecimento do código de ética desta área de atuação.

Objetivos:

Habilitar os profissionais para o diagnóstico e a intervenção em distúrbios e déficits dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito individual ou coletivo, institucional e clínico. Para um diagnóstico e intervenção mais eficazes, aconselha-se a realização de tais processos por uma equipe multidisciplinar, onde cada um atuará dentro de suas habilitações.

Público Alvo:

O curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional é destinado a portadores de diplomas de Psicologia, das áreas educacionais e afins, como pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, assim como aos profissionais da educação, como supervisor, coordenador, pedagogo, professores, entre outros. O curso, ainda, é estendido aos demais profissionais graduados das demais áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto de estudo do curso.

Método de Ensino:

Este curso conta com vídeo-aulas, apostila e outros materiais de apoio com meio de ensino.

640 Horas

Taxa de Matrícula:

R$ 170,00

Preço:

20

x de

R$ 180,00

PROMOÇÃO:

20

x de

R$ 105,00

Conclua o curso em

6 Meses

Você estuda no seu ritmo podendo concluir o curso em no mínimo nesse prazo.

Através de vídeo aulas e material didático produzido por professores mestres e especialistas.

Reconhecido pelo MEC

Somos nota 4 (4 de 5) na avaliação geral do Ministério da Educação.

Confira a avaliação e autorização junto ao MEC clicando no botão ao lado:

Curso 100% Online

Nova resolução do Conselho Nacional de Educação não obriga mais, cursos EaD encontros presenciais para aulas ou avaliações. Confira a resolução CLICANDO AQUI.

     Tire suas Dúvidas pelo Whats App    

Disciplina

ch

Módulo

01

Introdução à Psicopedagogia e Inclusão Social

70 Horas

Conceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade, Amostragem; Delineamentos de Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação; Resumo Científico, Artigo Científico, Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento.v

02

Teorias e Práticas da Psicopedagogia Institucional

70 Horas

Aplicabilidade da Psicopedagogia na Escola; Sobre a Psicopedagogia e os Psicopedagogos; A Aprendizagem e a Aplicação da Psicopedagogia; Institucional; Modelos Psicopedagógicos de Aprendizagem; Indisciplina na Escola à Luz da Psicopedagogia; Conceitos e Aplicações sobre a Indisciplina; Teorias Psicológicas.

03

A Intervenção e Avaliação Psicopedagógica

70 Horas

Epistemologia Convergente; Introdução E Aspectos Gerais; Conhecimento Convergente E Divergente; Piaget E A Abordagem Da Epistemologia Convergente; Vigotsky E Zona De Desenvolvimento Proximal; Vigotsky E Suas Teorias; A Zona De Desenvolvimento Proximal E Suas Aplicações; Características Do Diagnóstico Participativo; Conceito De Diagnóstico Na Educação; Característica Do Diagnóstico Participativo.

04

Ciências Neurológicas

70 Horas

Macroscopia do Sistema Nervoso Central; Conceitos e Aplicações do Sistema Nervoso Central; Os Neurônios: Paradigmas da Educação; Redes Neurais Artificiais x Redes Neurais Biológicas; O Método Clínico em Neurologia: Anamnese, Exame; Neurológico, Diagnóstico, Sindrômico; Conceitos e Aplicações; O educador e o Diagnóstico Neurológico; O Papel do Cérebro nos Distúrbios da Aprendizagem; Conceitos de Distúrbios de Aprendizagem; A Avaliação Diagnóstica.

05

Neurociência e Aprendizagem

80 Horas

Neurociência Versus Educação; Antecedentes das Ciências Cognitivas e Neurais; A Adequação das Ciências Neurais à Educação; As Chaves da Neurociência Educacional; Conceitos e Aplicações de Plasticidade Neural e a Aprendizagem; Plasticidade Neural e Suas Aplicações; Aprendizagem Tendo em Vista a Plasticidade Neural; Sistema Límbico Versus Aprendizagem; Conceito de Sistema Límbico suas Aplicações; Aprendizagem no Sistema Límbico.

06

Educação Infantil na Contemporaneidade

70 Horas

A Invenção da Infância: História e Construções: Do; Termo “Infância” e; Contexto Sócio Histórico; Infância na Idade Antiga; Infância na Idade Média; Infância no Renascimento; Infância na Idade Moderna; A Infância no Brasil; A chegada europeia, a constituição familiar e a infância; A Infância dos Séculos XIX e XX; A Infância no Pós-ECA; Temas de Infância e Educação na Contemporaneidade; Subjetividade; Diversidade e Implicações Curriculares; Temas e Desafios Contemporâneos:; Mídias e Tecnologias; Consumo e Consumismo; Gênero, Afetividade e Sexualidade.

07

Teorias e Práticas da Educação Infantil

70 Horas

Perspectivas de uma Pedagogia da Infância: Visão de; Foucault; Foucault e o Saber Educativo; A Teoria do Poder de Foucault no Campo Educacional; Ação Pedagógica entre Docentes, Crianças e Comunidade; A Docência e suas Ações Pedagógicas; Estratégias de Atuação na Educação Infantil; Conceitos e Aplicações da Educação Infantil: Estratégias.

08

Avaliação, Diagnóstico e Intervenção Psicomotora

70 Horas

Desenvolvimento Motor e Psicomotricidade; Desenvolvimento Motor e Aprendizagem; Evolução e Conceitos da Psicomotricidade; Psicomotricidade e suas contribuições para o desenvolvimento infantil; Pressupostos e Aplicações da Psicomotricidade; Os Elementos e Desenvolvimento de cada Elemento Psicomotor; Intervenção e Reeducação Psicomotora; Psicomotricidade e as Dificuldades de Aprendizagem; Testes de Avaliação Psicomotora; Testes Psicomotores; Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) – Rosa Neto; Bateria Psicomotora Adaptada (BPM) - Vitor da Fonseca.

 

09

Docência do Ensino Superior

40 Horas

O Ensino Superior no Brasil; A Universidade na Sociedade; Legislação da Educação Superior; A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas; A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior; Planejamento do Ensino; Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente; Avaliação Educacional; Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino; Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.

10

Metodologia de Trabalho Científico

40 Horas

Conceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade, Amostragem; Delineamentos de Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação; Resumo Científico, Artigo Científico, Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento.

|   © 2020 POR ENGENHARIA E CIA.   |   contato@engenhariaecia.eng.br   |

 |   Whats App (11) 95696 7808   |