Pós-Graduação à distância em 

PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL

Instituição:

Este curso é oferecido pela Faculdade Prominas.

Descrição do Curso:

É necessário treinar profissionais competentes na área de psicologia educacional nas escolas e instituições educacionais, para que possam intervir no aconselhamento sobre os processos de aprendizagem e suas dificuldades, no tratamento da diversidade nas escolas e nas orientações educacionais.
Além de poder reinar os alunos para analisar e interpretar práticas e políticas de intervenção educacional em situações de dificuldades de aprendizagem, a fim de intervir de maneira otimizada e melhorar os processos de aprendizagem.

Objetivos:

Fornecer a você a oportunidade de considerar os objetivos e intenções da pesquisa educacional, criticar artigos publicados em periódicos e examinar o papel das evidências da pesquisa como base para melhorar a educação e o atendimento social. Fundamentar em questões, métodos e estratégias de pesquisa educacional, juntamente, com o conhecimento de como combinar os resultados pretendidos com perguntas e métodos educacionais específicos de investigação.

Público Alvo:

O curso de Psicopedagogia e Educação Especial é proposto a portadores de diploma de graduação, como Psicopedagogia, Psicologia e Pedagogia, bem como aos demais profissionais da educação. O curso é aberto aos demais profissionais graduados que desejam adquirir conhecimento na área de estudo.

Método de Ensino:

Este curso conta com vídeo-aulas, apostila e outros materiais de apoio com meio de ensino.

640 Horas

Taxa de Matrícula:

R$ 170,00

Preço:

20

x de

R$ 180,00

PROMOÇÃO:

20

x de

R$ 105,00

Conclua o curso em

6 Meses

Você estuda no seu ritmo podendo concluir o curso em no mínimo nesse prazo.

Através de vídeo aulas e material didático produzido por professores mestres e especialistas.

Reconhecido pelo MEC

Somos nota 4 (4 de 5) na avaliação geral do Ministério da Educação.

Confira a avaliação e autorização junto ao MEC clicando no botão ao lado:

Curso 100% Online

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Disciplina

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Módulo

01

Introdução e Teoria Geral Sobre a Psicopedagogia

75 Horas

Fundamentos Teóricos da Psicopedagogia; O Objeto de Estudo da Teoria Psicopedagógica; Teorias que Fundamentam a Psicopedagogia; A Atuação do Profissional de Psicopedagogia; A Intervenção Clínica e Institucional Frente aos Problemas de Aprendizagem; O Contexto da Psicopedagogia no Brasil e na Argentina; Os Primórdios da Psicopedagogia; Um Pouco da História da Psicopedagogia na Argentina; Testes Psicopedagógicos Utilizados na Argentina; Histórico da Psicopedagogia no Brasil; A Psicopedagogia e sua Identidade em Construção; Os Campos de Atuação do Profissional de Psicopedagogia e o Tratamento Psicopedagógico; A Psicopedagogia Institucional; O Psicopedagogo na Instituição Escolar; O Psicopedagogo na Clínica; A Legitimação da Psicopedagogia; Código de Ética da ABPP (Associação Brasileira de Psicopedagogia); O Processo de Aprendizagem e Educação; As Condições Internas e Externas da Aprendizagem; Os Fatores que Interferem no Problema de Aprendizagem; O Tratamento Psicopedagógico; Situações de Enquadre, Operacionalização e Interpretação; Objetivos do Tratamento Psicopedagógico; Técnicas Utilizadas no Tratamento Psicopedagógico; O Jogo no Tratamento Psicopedagógico.

02

Histórico e Preceitos Legais que Demarcam a História da Educação Especial no Brasil

75 Horas

Educação Especial: Um Breve Esclarecimento; O Desenvolvimento das Concepções Sociais sobre Educação Especial no decorrer da História da Humanidade; As Deficiências no Tempo e nas Sociedades; A Educação Especial no Tempo e nas Sociedades; A Sociedade Brasileira e as Deficiências entre os Séculos XVI e XIX; A Educação Especial no Brasil; Marcos Internacionais que Balizam a Educação Especial; Declaração Universal dos Direitos Humanos – 1948; Convenção sobre os Direitos da Criança – 1989; Declaração Mundial de Educação para Todos – 1990; Declaração de Salamanca – 1994; Convenção da Guatemala – 1999; Carta do Terceiro Milênio – 1999; Marcos Legais da Educação Especial no Brasil; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 1961; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Primeira Alteração na LDB) – 1971; Criação do CENESP - 1973; Constituição da República Federativa do Brasil - 1989; Lei n. 7.853 (Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência) – 1989; Criação do ECA – 1990; Política Nacional de Educação Especial; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Atual) – 1996; Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – 1998; Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – 1999; Políticas e Instrumentos Legais do Século XXI

03

Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Inclusão

75 Horas

Papel da Escola na Integração Social dos Portadores de Necessidades Educativas Especiais; Integração Social Escolar; A Inclusão da Criança dos Portadores de Necessidades Educativas Especiais; Projetos da Pedagogia, Psicologia e Áreas Afins como Alternativa para o Ensino-Aprendizagem; Pedagogia Inclusiva; Psicologia Educacional; Educando com Altas Habilidades; Superdotação: Educação; Altas Habilidades e a Escola.

04

Tecnologia Assistiva

75 Horas

Sala de Recursos Multifuncional, Materiais e Estratégias; Recursos na Tecnologia Assistiva; As Estratégias Didáticas; A Tecnologia Assistiva em Prol da Inclusão Social e Educativa; Inclusão Assistiva na Educação Superior; Tecnologia Assistiva na Universidade; Divisão das Categorias Assistivas; Categorias Assistivas; Braille.

05

Diferentes Instrumentos de Linguagem e Comunicação Alternativa

75 Horas

História da Linguagem; Primeiras Tentativas de Comunicação do Homem e a Criação dos jornais; Pensamento e Linguagem: Lógica; As Funções da Linguagem; Linguagem Formal; Linguagem Informal; Comunicação Alternativa.

06

Educação Especial e os Diferentes Tipos de Necessidades Especiais

75 Horas

Educação Especial: Aspectos Legais e Sociais; Aspecto Legal na Educação Especial; Aspecto Social na Educação Especial; Da Integração, Normatização e Inclusão; Conceitos de Integração e Normatização; Inclusão e os Diferentes Tipos de Necessidades; Deficiência: Enfoque Biológico e Social; Deficiência Biológica; Deficiência Social.

07

Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica

75 Horas

O Processo de Aprendizagem: Contribuições da Psicopedagogia; Contribuições da Psicologia Educacional ao Processo de Ensino-Aprendizagem; O Estudo como Atividade Estratégica e Autorregulada; Diagnóstico e Intervenção em Psicopedagogia Clínica e Institucional; As Origens da Psicopedagogia: O Conceito e o Termo; Necessidade desde o Ponto de Vista da Psicopegogia Visando o Diagnóstico e a Intervenção; Oficinas Psicopedagógicas; Origens das Práticas de Oficinas Psicopedagógicas; Reflexões sobre a Reflexão.

08

Avaliação Psicopedagógica

75 Horas

A Avaliação Psicopedagógica; A Avaliação Psicopedagógica: Breve Conceituação, Finalidade e Marco Teórico; Procedimentos de Avaliação Psicopedagógica; O Contexto Escolar; O Contexto Familiar; Caracterização da Avaliação Psicopedagógica; A Brincadeira e o Desenho da Criança de 0 a 6 Anos: Uma Avaliação Psicopedagógica; A Evolução do Desenho Infantil para Lowenfeld; Proposta de Avaliação Psicopedagógica; Técnicas e Instrumentos da Avaliação Psicopedagógica; Fases e Instrumentos na Avaliação Psicopedagógica; A Observação da Aula; A Entrevista; A Avaliação Psicopedagógica e o Contexto Familiar; Como Analisar a Família; A Avaliação Psicopedagógica e o Fracasso Escolar; Noções Básicas de Diagnóstico Psicopedagógico; Aspectos Básicos do Diagnóstico Psicopedagógico; Alguns Exemplos de Sequência Diagnóstica; Anamnese; Uso do Lúdico no Diagnóstico Psicopedagógico; Avaliação do Nível Pedagógico.

 

09

Metodologia de Trabalho Científico

40 Horas

Conceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade, Amostragem; Delineamentos de Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação; Resumo Científico, Artigo Científico, Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento.

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