Pós-Graduação à distância em 

MBA EM GASTRONOMIA

Instituição:

Este curso é oferecido pela Faculdade Prominas. Mais detalhes assista ao vídeo instituicional.

Descrição do Curso:

O mercado gastronômico está em constante evolução. Bares, restaurantes e lanchonetes movimentam a economia brasileira e apresentam números incríveis.

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel, o setor movimentou, no ano de 2018, aproximadamente R$ 250 bilhões de reais. Além disso, o ramo de gastronomia apresenta 98% de expansão nos últimos anos. Nessa perspectiva, o curso de MBA em Gastronomia busca proporcionar aos alunos conhecimentos da área de negócios, gerando, assim, uma base para a atuação perante o mercado gastronômico.

O curso apresentará ao discente as principais tendências do setor, assim como uma base sobre a administração, o marketing e o planejamento estratégico para serem aplicados ao setor gastronômico. Por fim, o curso busca apresentar a gestão de negócios e segurança alimentar, proporcionando uma formação completa para atuação empreendedora do estudante no ramo em constante crescente.

Objetivos:

O curso objetiva fornecer os conceitos e princípios básicos da administração, servindo como uma introdução geral desenvolvimento de habilidades e competências empreendedoras. O curso visa, ainda, estimular a visão crítica sobre o mercado gastronômico e seus desafios, além de preparar o discente para uma atuação mais eficiente perante esses obstáculos.

Público Alvo:

O curso de MBA em Gastronomia é destinado aos portadores de diplomas em Administração, Gastronomia e afins, bem como aos profissionais atuantes da área gastronômica, como gerente, empreendedores, empresários, consultores administrativos, entre outros. O curso é aberto aos demais profissionais portadores de diplomas que desejam adquirir conhecimento no que tange o objeto de estudo do curso.

Método de Ensino:

Este curso é ministrado através de vídeo-aulas, apostilas e outros materiais de apoio.

640 Horas

Taxa de Matrícula:

R$ 180,00

Preço:

20

x de

R$ 180,00

PROMOÇÃO:

20

x de

R$ 105,00

Conclua o curso em

6 Meses

Você estuda no seu ritmo podendo concluir o curso em no mínimo nesse prazo.

Através de vídeo aulas e material didático produzido por professores mestres e especialistas.

Reconhecido pelo MEC

Somos nota 4 (4 de 5) na avaliação geral do Ministério da Educação.

Confira a avaliação e autorização junto ao MEC clicando no botão ao lado:

Curso 100% Online

Nova resolução do Conselho Nacional de Educação não obriga mais, cursos EaD encontros presenciais para aulas ou avaliações. Confira a resolução CLICANDO AQUI.

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01

Tópicos Avançados em Gastronomia

80 Horas

Releituras e Tendências da Gastronomia; Inovações Tecnológicas na Produção Sustentável de Alimentos Saudáveis e Seguros; Gastronomia e Desenvolvimento Social.

02

Instrumentos Gerenciais

80 Horas

Introdução à Administração: Conceitos Básicos; Teorias Administrativas; Sociologia da Administração; Gerenciamento de Dados e Estatística Aplicada à Gestão de Serviços; Informática para Empreendimentos gastronômicos: Ferramentas aplicadas ao Gerenciamento de Empreendimentos Gastronômicos (Elaboração de Planilhas, Mala Direta, Noções de Webdesign).

03

Planejamento Estratégico em Alimentação

80 Horas

Segmentação; Conceitos; Características; Demandas Sociais e Mercadológicas; Análise do Ambiente Externo: Cenários, Oportunidades, Ameaças e o Ambiente Competitivo; Análise do Ambiente Interno (a Organização): Recursos, Capacidades, Forças, Fraquezas, Fatores Críticos de Sucesso; Concorrência; Modelos de Serviços; Controles e Relatórios; Questões Técnicas, Financeiras e Gerenciais Envolvidas no Desenvolvimento de Soluções Sustentáveis; Formação de Preços: objetivos, estratégias e fundamentos; Índices de Atividade: taxa de ocupação, ticket médio, giro de estoque; Índices Operacionais: produtividade, rotatividade dos funcionários, composição de vendas; Classificação, Cálculos e Análise de Custos em Serviços de Alimentação; Métodos de Custeio em Empreendimentos Gastronômicos.

04

Marketing e Comunicação Aplicada à Negócios

80 Horas

Conceitos; Marketing como orientação da gestão empresarial; Marketing de serviços; Conhecimento do ambiente tecnológico, econômico e do cliente; Mercado global; Segmentação de mercado; SWOT (análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças); Comportamento do consumidor; Interface do marketing com suprimentos de produção, logística, pessoas, finanças, tecnologia da informação; Desenvolvimento do mix de marketing (produtos, gestão de preços, distribuição, comunicação e promoção); Elaboração do planejamento de marketing: estrutura básica, aplicação e controle; Pesquisa de marketing; Publicidade; Propaganda; Promoção; Relações Públicas; Mídia impressa; Mídia eletrônica; Web mídia; Comunicação verbal; Comunicação não-verbal, Canais administrativos de comunicação interna; Técnicas para a apresentação de cardápios (comunicação visual).

05

Gestão de Negócios Gastronômicos e Gestão de Eventos

80 Horas

Gestão Contábil e Financeira: Fundamentos de contabilidade e de matemática financeira; Demonstrações contábeis: importância, obrigatoriedade, relatório demonstração do fluxo de caixa; Variações patrimoniais; Análise econômico-financeira: vertical, horizontal, principais tributos contabilidade tributária; Orçamento: definição, modalidades, tipos; Margem de contribuição; Determinação e análise do ponto de equilíbrio: contábil, econômico, financeiro; Estimativa do retorno do investimento (ROI); Gestão de Pessoas: Ergonomia; O mundo dos negócios, do trabalho e da cultura e clima organizacional; Modelo estratégico de gestão de pessoas: empresa presencial, empresa virtual, negociação; Componentes: políticas, estruturas, funções estratégicas, competências essenciais e avaliação de desempenho; Motivação e satisfação no trabalho; Liderança; Trabalho em equipe; Planejamento, busca, seleção, capacitação e desenvolvimento de pessoas, cargos, carreira e remuneração; Qualidade de vida no trabalho; Gestão de Logística: Logística aplicada a serviços; Fornecedores: seleção e desenvolvimento; Seleção de materiais: especificação, simplificação, padronização e classificação de materiais; Normas e legislações aplicáveis; Gestão de estoques: apuração de custos de materiais (métodos quantitativos e qualitativos), sistemas de reposição de materiais; Política de compras; Orçamento; Normas ISO; Legislação aplicável; Técnicas de negociação; Gestão de Eventos: Origens históricas dos eventos e banquetes; Tendências dos eventos; conceitos básicos; Tipologia e características dos eventos; Planejamento e organização. Noções sobre cerimonial; Banquetes: planejamento, organização e implantação; Composição e organização do departamento de alimentos e bebida, suas funções, ciclos e processos; Funções gerenciais em A&B; Gerenciamento de serviços de restaurantes, elaboração de cardápios e fichas técnicas; gerenciamento de cozinha; Gastronomia como atrativo.

06

Gestão de Segurança Alimentar

80 Horas

A segurança de alimentos garantida com esforços combinados de todas as partes participantes da cadeia produtiva de alimentos; As empresas da cadeia produtiva de alimentos e os produtores de alimentos para animais e produtores primários até os produtores de alimentos para consumo humano; A contaminação bacteriana como causa mais comum de intoxicação alimentar; A inadequação do lugar de trabalho e de armazenagem; Milhares de casos de contaminação cruzada; Apodrecimento dos alimentos, acarretando em intoxicações e até em mortes.

07

Docência do Ensino Superior

80 Horas

O ensino superior no Brasil. A Universidade na sociedade. Legislação da Educação Superior. A prática docente no contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As teorias pedagógicas. A didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de ensino e prática docente. Avaliação educacional. Ambiente virtual de aprendizagem e tecnologias para o ensino. Interações em sala de aula EAD e Presencial: o papel dos professores e dos alunos.

08

Metodologia de Trabalho Científico

80 Horas

Conceitos de ciência, método científico, hipóteses, variáveis, probabilidade, validade, fidedignidade, amostragem; delineamentos de pesquisa; metodologia qualitativa e quantitativa; aplicação de questionário em pesquisas; caracterização da linguagem científica e do sistema de produção científico; elaboração de pesquisa acadêmico-científica; ética na pesquisa; técnicas de apresentação. Resumo científico, artigo científico, ficha catalográfica, pré projeto de pesquisa, resenha, relatórios de pesquisa, fichamento.

 

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