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A Vedação chamada "Acoplamento Magnetico"

Seguindo nossa sequência de postagem sobre VEDAÇÃO, hoje vamos valor do ACOPLAMENTO MAGNETICO, mas antes, gostaria de receber avisos dos nossos conteúdos postados por what app?

acoplamento magnetico

De repente, você achou estranho falarmos de acoplamento magnético dentro do tema de Vedação Industrial.

De fato, o acoplamento magnético não é um elemento de vedação industrial propriamente dito, como um selo mecânico ou gaxeta, no entanto, o tipo radial, tem sido aplicado frequentemente para eliminar a necessidade de uma vedação dinâmica.


Já dissemos em postagem anteriores que qualquer tipo de elemento de vedação possui um vazamento residual, que pode ser maior ou menor, a depender do seu tipo.

Dos mais conhecidos, o que tem o menor vazamento é o selo mecânico.

Sim, ele também tem vazamento. É pequeno, no entanto, mesmo esse "poquinho" pode ainda ser perigoso.

Requerendo portanto, selos mecânicos mais sofisticados, com sistemas auxiliares adicionais, o que encarece bastante o produto.

O acoplamento magnético é um elemento de transmissão de potência, dotado de dois conjuntos de imãs (motor e movido) que permite a criação de uma câmara isolada para conter o produto trabalhado pelo equipamento.

Com essa construção, saímos de uma vedação dinâmica (que tem movimento relativo entre si) para uma vedação estática (sem movimento).


A vedação estática permite uma maior deformação do elemento, que promove um vedação muito mais eficiente do que a vedação dinâmica.

Portanto, embora os acoplamentos não seja um elemento de vedação, é um "concorrente indireto", ou seja, os fabricantes de selos mecânicos não gostam muito deles 😁.


Mas vem uma pergunta que não quer calar: "Se o acoplamento magnético é tudo de bom, porque ainda existe a aplicação de selo mecânico?"


A resposta é simples: Ele não é tudo de bom.

O acoplamento magnético possuem várias restrições, entre elas, as relacionadas ao tamanho de particulados e erros operacionais.


Por exemplo, se uma bomba com selo opera a seco (sem produto) somente o selo mecânico é danificado, enquanto na bomba com acoplamento magnético, pode-se perder a bomba.

Além do custo de aquisição e manutenção, que embora tenha caído, ainda é bastante alto.

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selo mecanico

Fonte da animação: CC Magnetics

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