top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Amortecedor de Pulso para Bomba Peristáltica

Tema de hoje: AMORTECEDOR DE PULSOS no funcionamento da BOMBA PERISTÁLTICA.


Mas antes, gostaria de receber avisos sobre nossas postagens por whats?





Nas bombas peristálticas de roletes, um elemento tubular maleável, também conhecido como mangote ou mangueira é pressionado ao longo do seu comprimento por roletes em movimento que empurram o fluido que está contido dentro desse elemento tubular.


O movimento dos roletes gera pulsos nas tubulações das linhas de sucção e descarga que estão conectadas à bomba peristáltica, que podem ser prejudiciais ao funcionamento da bomba e aos demais componentes e instrumentos que estejam conectados à linha de bombeamento.


Para esses casos recomenda-se a instalação de um amortecedor de pulsação, cuja finalidade é absorver e suavizar as pulsações de pressão geradas por sistemas de bombeamento.


PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO


O amortecedor de pulsação acoplado a uma bomba peristáltica que a Vallair Airfluid Bombas, Compressores, Instrumentação e Válvulas trabalha é acionado ao abrirmos a válvula de isolação e, a partir desse momento, ao detectar as variações de pressão causadas pelos pulsos da bomba, o amortecedor de pulsação utiliza uma câmara de expansão com meio compressível, como ar ou gás, comprimindo-o para absorver energia.


Posteriormente, o amortecedor de pulsação libera gradualmente essa energia armazenada, assegurando uma pressão constante na linha do sistema de bombeamento. Esse ciclo contínuo mantém a estabilidade da pressão ao longo do tempo.


COMPOSIÇÃO DE UM AMORTECEDOR DE PULSAÇÃO


O amortecedor de pulsação pode ser ativo ou passivo.


O primeiro, acionado por ar comprimido, permite um maior amortecimento, enquanto o passivo somente lineariza o fluido através de colchão de ar que se forma dentro de uma garrafa de amortecimento.


O amortecedor ativo é composto por uma câmara de expansão com ar comprimido separada do produto bombeado por um diafragma.


Seu projeto pode ainda incluir um sistema automático de regulação interna. Isso elimina a necessidade de ajustes manuais por parte do operador, mesmo diante das variações de vazão e pressão causadas pela bomba durante o processo.


BENEFÍCIOS DO USO DO AMORTECEDOR DE PULSAÇÃO NAS BOMBAS PERISTÁLTICAS:


👉Reduz drasticamente vibrações na tubulação de sucção e descarga conectadas à bomba peristáltica;

👉Protege a tubulação, válvulas, filtros e demais componentes que estejam instalados na linha;

👉Lineariza o fluxo no processo produtivo;

👉 Mantém as características físico-químicas dos produtos bombeados;

👉 Elimina praticamente toda a perda de carga por aceleração;

👉 Permite que a bomba trabalhe mais suavemente em função da ausência de pulsações;

👉Praticamente elimina os problemas com golpe de aríete em instalações onde existam válvulas de bloqueio rápido.



61 visualizações0 comentário

Comments


loja do mecanico.png
bottom of page