top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Apresentando o Selo Mecanico

Hoje vamos falar do SELO MECÂNICO, mas antes, gostaria de receber avisos pelo whats sobre os nossos conteúdos postados?

selo mecanico

Selo mecânico é um elemento de vedação para equipamentos rotativos que operam, normalmente, líquidos ou gases.

Com o termo vedação queremos dizer "impedir" que o fluido operado saia do sistema em questão, ou seja, que não haja vazamento dele para o ambiente.


É importante ressaltar que todo elemento de vedação tem um vazamento residual, ou seja, nenhum deles tem eficiência de 100%. O que muda é quantidade de vazamento que cada um tem.


Portanto, embora não haja vazamento visível pelo selo mecânico, ele está lá.


A animação nos ajudará a compreender melhor.

A parte principal é a chamada vedação primária, composta pelo conjunto de duas faces lisas. Uma estacionária e a outra rotativa. No nosso exemplo, peças vermelha e amarela respectivamente.

Hoje em dia, as mais comuns são fabricadas em grafite e silício, ou silício e silício, embora hajam outras combinações.

O fluido a ser vedado é então forçado a passar entre essas faces que possui uma folga, entre 10 e 20 micrometro que não da para visualizar a olho nu.


Como essa folga é muito pequena, o fluido tem dificuldade de passar, e consequentemente, o vazamento residual do selo mecânico é bem menor do que o observado em uma gaxeta, por exemplo.


Essas faces são uma espécie de material de sacrifício que com o tempo serão desgastadas. Dependendo do modelo do selo mecânico, vale a pena trocá-las, processo que dá se o nome de Recuperação de Selos Mecânicos.


Além das faces, também temos as chamadas vedações secundárias que promovem uma vedação de segundo plano. No nosso exemplo, temos os anéis O (oring), que são os mais usados, mas existem outros tipos, como a cunha de teflon ou foles elastoméricos como viton, buna N e EPDM.


A escolha do material é em funão da compatibilidade química e temperatura de operação.


Outro elemento fundamental do selo mecânico é a mola cuja função principal é fechar o selo mecânico quando o equipamento está parado. Isso porque durante o funcionamento, a pressão hidráulica é a maior responsável pelo fechamento.

Também temos o estojo, que é o elemento onde são montadas as peças que compõem a chamada cabeça do selo mecânico, no exemplo, a peça azul.

Existem outras peças que poderíamos citar, com parafusos, pinos, anel de encosto, luvas, sobreposta, juntas, entre outras, mas nem todos os modelos possuem. Quanto mais complexo, mais peças ele terá.


Por isso, é sempre importante consultar consultar o desenho técnico ou o manual do selo mecânico.

Esse tema é muito vasto e somente num livro (que estamos escrevendo) será possível aprofundar no tema.


Uma outra possibilidade de você aprofundar, é fazer o nosso curso "Vedação Industrial com Foco em Selo Mecânico" onde abordamos em mais detalhes as vedações, e em especial, os selos mecânicos.

Saiba mais, se inscreva pelo link https://www.engenhariaecia.eng.br/cursos/selo-mecanico


curso selo mecanico


80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


loja do mecanico.png
bottom of page