top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Aspectos Técnico-Econômicos em Projetos Elétricos

Hoje vamos falar dos ASPECTOS TÉCNICO-ECONÔMICOS EM PROJETOS ELÉTRICOS, mas antes, gostaria de entrar na nossa newsletter por email ou whats app?


Se sim, acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter

aspectos tecnico economicos de projetos elétricos

Estamos na era da competitividade, onde a redução de custo é uma exigência de todo e qualquer projeto.


A primeira coisa que vem a nossa cabeça quando se fala em economizar em projetos é a redução dos custos de aquisição de equipamentos, o que nem sempre é a melhor opção do ponto de vista do fluxo de caixa do projeto, pois pode acarretar em maiores custos no médio e longo prazos.


Entre os benefícios em se considerar aspectos técnico-econômicos em projetos elétricos:


1) Custo de operação mais baixo: A economia de energia durante a vida útil da instalação, amortizará o investimento inicial, levando-se em conta o custo de energia que deixará de ser pago ao longo do tempo com uma instalação mais eficiente.


2) Aumento da vida útil: equipamentos e dispositivos elétricos adequados, em projetos otimizados promoverão uma redução nas paradas para manutenção, o que reflete em economia nos custos de

manutenção.

3) Em alguns casos, economia no investimento inicial: projetos otimizados podem ter mais eficientes, demandando assim menos componentes, o que acarreta num redução de custo.


4) Marketing ambiental: empresas que atuam enganjadas nas causas ambientais possem melhor imagem junto ao público consumidor, sendo preferidas no momento da aquisição de produtos passando a ter uma

vantagem competitiva.


Mas, o que pode contribuir para uma instalação elétrica mais eficiente?

A seguir trazemos uma relação de tópicos que adequadamente planejados podem gerar economia:


1) Dimensionamento das instalações a partir do fator de demanda, pois nem todos os equipamentos estarão em pleno funcionamento o tempo todo.


2) Posicionamento de transformadores de forma distribuída na planta, minizando a queda de tensão, gerando economia de energia.

3) Dimensionamento de alimentadores de quadros visando minimizar a queda de tensão e economizar energia.

4) Distribuição estratégica dos circuitos de iluminação industrial, gerando economia e aumentando a vida útil dos equipamentos.


5) Instalação distribuída de capacitores para melhoria do fator de potência.

6) Instalação de painéis fotovoltaicos para geração de energia: além da economia na conta de energia, melhora a imagem da empresa junto a opinião pública.


Abordaremos os tópicos citados em mais profundidade em postagens futuras.

Somos especialistas em projetos elétricos, com mais de 25 anos no mercado na elaboração e acompanhamento de instalações elétricas.


Precisando de apoio, entre em contato conosco via whats app 11 95696 7808


Imagem de Mohamed Hassan (Pixabay)

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
loja do mecanico.png
bottom of page