BOMBA AFOGADA - BOMBA NÃO-AFOGADA - BOMBA SUBMERSSÍVEL

Hoje vamos falar de conceitos bastantes simples, mas que podem gerar confusão, principalmente, com aqueles que não são da área técnica.

Tendo em vista que um afogamento de um ser vivo só acontece quando se está mergulhado dentro de um líquido, o conceito de bomba afogada, num primeiro momento, pode levar a entender que a bomba estará dentro do reservatório, mas não isso não.


Quando a bomba está dentro do líquido, temos uma BOMBA SUBMERSSÍVEL (B3 do nosso exemplo). Obviamente, não é qualquer bomba que pode ser inserida dentro do fluido, principalmente, as bombas que funcionam com motor elétrico.


Voltando ao conceito "Afogado" e "Não-Afogado", no caso de bombas está relacionado a posição da bomba em relação ao nível do líquido no reservatório de sucção.


Se a bomba estiver abaixo do nível, temos uma BOMBA AFOGADA, exemplo B1. Esse caso também é chamado de bomba com sucção positiva, fazendo alusão a pressão efetiva na linha de sucção que estará, provavelmente, maior que pressão atmosférica e consequentemente positiva.


Se a bomba estiver acima do nível, temos uma BOMBA NÃO-AFOGADA, exemplo B2. Esse caso também é chamado de bomba com sucção negativa, tendo em vista que, no caso de reservatório aberto a atmosfera, a pressão na linha de sucção estará abaixo da pressão atmosférica e portanto, negativa.


Agora a pergunta que não quer calar: "E dá, e eu com isso?"


Bom, uma bomba afogada é menos suscetível ao fenômeno de cavitação que é um tema que iremos abordar em outro momento.


Existem cálculos a serem feitos para determinar a posição que a bomba deve ser colocada, que chamamos de ALTURA GEOMÉTRICA DE SUCÇÃO, hsuc, para evitar a cavitação.


Outro tema importante, no mesmo contexto é o NPSH, que também será um tema que iremos abordar em outro momento.


Agora quero saber de você:

1) Conhecia esses conceitos?

2) Conhecia mas com nome diferente?

3) Achou válido este post?

4) Tem sugestão de temas para abordamos?


deixa ai sua resposta nos comentários.

#engenhariaecia#bombas



35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo