oje vamos falar sobre a bomba de diafragmas operadas por motor elétrico, mas antes, gostaria de receber nosso conteúdo por whats?
Se sim, acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter
A bomba de diafragma acionada por motor elétrico é uma bomba de deslocamento positivo alternativa que tem por característica a existência de uma membrana ou diafragma que separa a chamada câmara molhada do sistema hidráulico.
Um motor elétrico movimento um cames ou virabrequin + biela que converte o movimento rotativo em alternativo.
O movimento de expansão da câmara molhada provoca uma redução da pressão, o que favorece a sucção do líquido.
Por outro lado a redução da câmara provoca um aumento de pressão e expulsa o líquido.
Válvulas de retenção unidirecionam controlam o fluxo de entrada e saida de líquido, permitindo ou impedindo o fluxo.
Quando essas válvulas começam a apresentar problemas, a bomba começa a perder o seu desempenho.
O diafragma é um ponto de atenção dessas bombas, pois no caso de rompimento, a bomba deve ser parada imediatamente, do contrário, corre-se o risco de se perder a bomba inteira, por contaminação do óleo hidráulico.
Por outro lado, são bombas excelentes quando se deseja trabalhar com até 100 bar de pressão.
Um detalhe importante sobre essas bombas, assim como outras bombas de deslocamento positivo, a pressão de descarga sobe a medida que se aumenta a restrição do sistema, ou seja, a mesma bomba trabalhará numa pressão mais baixa se colocada numa instalação mais curta quando comparada com uma instalação mais longa.
Deseja saber mais sobre bombas, confira a semana das bombas industriais https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/semana-das-bombas-industriais/Y83338036X
Comments