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Bomba de Engrenagens Externas

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bomba de engrenagens externas

Bombas são máquinas utilizadas com o propósito de transferir uma determinada quantidade de fluido de um lugar para outro.

 

As bombas de engrenagens externas podem ser de 3 tipos:

●     Engrenagem de dentes retos;

●     Engrenagem de dentes helicoidais;

●     Engrenagem do tipo espinha de peixe.

 

As bombas de engrenagens externas desempenham um papel indispensável nos sistemas industriais. A precisão na montagem é fundamental para a sua eficiência, pois qualquer erro nesse processo pode resultar em pressão indesejada do eixo sobre as engrenagens e a tampa.

 

As bombas de engrenagens externas operam com duas engrenagens dentro de uma carcaça, em que a roda motora está conectada ao dispositivo de acionamento, enquanto a roda movida está engrenada à roda motora, girando no sentido oposto.

 

O princípio de bombeamento de deslocamento positivo é a essência desse mecanismo, com essas duas engrenagens transportando fluido pela periferia da carcaça e descarregando-o à medida que as engrenagens se movimentam.

 

Cada conjunto eixo-engrenagem é apoiada em dois pontos através de uma bucha deslizante ou mancal de apoio, como um rolamento agulha.

Tal característica minimiza a deflexão do eixo, conferindo a essa bomba um excelente desempenho tanto em baixas pressões quanto em altas pressões.

Portanto, situações temporárias de sobrepressão não é uma preocupação importante.

 

 

O diâmetro relativamente pequeno das engrenagens permite velocidades periféricas mais baixas, frequentemente eliminando a necessidade de um redutor ou motorredutor.

 

Vantagens:

- Funcionamento em altas velocidades;

- Média pressão;

- Ausência de cargas radiais nos rolamentos;

- Operação silenciosa quando montada corretamente;

- Design versátil para uma variedade de materiais;

- Manutenção conveniente;

- Aplicável em situações de baixa pressão;

- Custo inicial acessível;

- Acionamento direto entre o motor e a bomba;

- Requer pouco espaço para montagem.

Resistentes aos efeitos de cavitação;

 

Desvantagens:

- Engrenamento central tende a direcionar o fluido de volta para a sucção, criando turbulência e diminuindo a eficiência;

- Ausência de mancal de escora a torna sensível a esforços axiais, como a montagem do acoplamento sem a observação do espaçamento adequado.

- Presença de 4 buchas lubrificadas pelo fluido bombeado, sujeitas a desgaste. Esse desgaste desencadeia desgaste aos demais componentes da bomba;

- Dente de engrenagem externa propenso a desgaste por abrasão, afetando a vida útil da bomba;

- Aumento das folgas e queda da eficiência devido ao desgaste;

- A pulsação de pressão e o ruído são elevados. 


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