top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Bomba de Engrenagens Internas

Hoje vamos falar da Bomba de Engrenagens Internas, mas antes, gostaria de receber avisos das nossas postagens via whats?


Se sim, acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter e inscreva-se.


bomba de engrenagens internas

Você já se questionou sobre o funcionamento de uma bomba de engrenagem interna?


Vamos agora desvendar alguns detalhes fundamentais dessa tecnologia por meio de alguns pontos chave.


Na parte superior do lado esquerdo da bomba de engrenagem interna, o desengrenamento dos dentes do rotor e da engrenagem interna cria espaços vazios gerando uma zona de baixa pressão, o que permite que a pressão atmosférica impulsione o líquido para dentro da bomba.


À medida que o fluxo se divide em dois caminhos, a meia-lua atua como uma vedação, evitando o refluxo de líquido da zona de alta para a de baixa pressão.


A bomba de engrenagem interna que, neste momento está quase completamente submersa, conduz um volume constante de líquido, resultando em um fluxo contínuo e, portanto, livre de pulsação.


Diferentemente das bombas de engrenagem externa com quatro mancais, o design da bomba de engrenagem interna apresenta apenas dois mancais, o que torna a manutenção mais simples e econômica.


Características:


●     Versatilidade: Opera com fluidos de alta viscosidade, suporta ampla faixa de temperatura e proporciona uma operação simples.


●     Manutenção simplificada: Com apenas duas partes rotativas, a bomba de engrenagem interna permite uma manutenção mais acessível e facilitada.

 

●     Eficiência operacional: Oferece grande poder de sucção, baixo NPSH requerido e um fluxo constante, independente da pressão de saída.


●     Durabilidade: Com menor número de folgas, a bomba de engrenagem interna assegura uma maior vida útil do equipamento, diminuindo as falhas.


Comparativamente, frente à bomba de engrenagem externa, a bomba de engrenagem interna apresenta diversas vantagens, algumas delas dispostas abaixo.


●     Não há contato direto do equipamento com o fluido bombeado, garantindo maior durabilidade;


●     Quando a bomba de engrenagem interna começa a ser desgastada, é possível substituir apenas as partes rotativas e o cabeçote, reduzindo os custos de manutenção relativo;


●     A bomba de engrenagem interna opera em condições desafiadoras, lidando tanto com produtos contaminados e abrasivos, quanto com fluidos de alta viscosidade;


●     A bomba de engrenagem interna produz baixo nível de ruído, proporcionando ambiente de trabalho menos barulhento, o que é viável do ponto de vista ergonômico e de eficiência. 


Aprenda mais sobre as bombas na Semana das Bombas Industriais, saiba mais em 


bombas industriais


137 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


loja do mecanico.png
bottom of page