top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Bomba de Pistões Circunferenciais

Hoje vamos falar da bomba de PISTÕES CIRCUNFERENCIAS, mas antes, gostaria de receber nosso conteúdo por whats?



Bomba de pistões circunferenciais

A bomba de pistão circunferencial ou bomba de pistão rotativo é chamada por alguns de fabricantes de bombas de lóbulos, o que do ponto de vista de concepção e funcionamento, são muito parecidas mesmo, exceto por alguns detalhes que falaremos a seguir.

Uma bomba de pistão circunferencial possui dois pistões que trabalham de forma sincronizada, sem se tocarem.


O sincronismo é obtido por meio de um sistema de engrenagens e a distância correta entre os pistões é obtida na montagem, normalmente, por meio de espaçadores.

com o giro dos pistões faz hora o lado de sucção ter aumento de volume, criando pressão de vácuo, o que facilita a sucção do produto bombeado, hora, sendo na sequência empurrado para frente pelo outro lado do pistão.


Como toda bomba de deslocamento positivo, a pressão irá subir com o aumento da resistência do sistema, em outras palavras, quanto mais difícil for o escoamento pelo circuito hidráulico, maior será a pressão de descarga da bomba.

Outro fato importante é o "SLIP", ou escorregamento, que acontece do lado de pressão para o lado de sucção pelas folgas entre os pistões e a carcaça, que diminui com o aumento da viscosidade do líquido bombeado.


Se você leu a nossa postagem anterior sobre bomba de lóbulos deve ter percebido que a descrição é muito parecida, e de fato é, tanto que alguns fabricantes chamam essa bomba de bomba de lóbulos.


Mas afinal, quais as diferenças?

Podemos destacar duas diferenças, uma física e outra de desempenho.

1) Física: o formato dos pistões e dos lóbulos são diferentes.

2) Desempenho: Em geral, bombas de lóbulos trabalham com pressões de até 20 bar, enquanto bombas de pistões circunferenciais podem chegar até a 100 bar.


Em termos de produto bombeado, as duas bombas podem ser utilizadas, praticamente, para as mesmas aplicações.

E você, conhecia essa bomba?


Deixa ai nos comentários.



39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


loja do mecanico.png
bottom of page