Hoje vamos falar da bomba de PISTÕES CIRCUNFERENCIAS, mas antes, gostaria de receber nosso conteúdo por whats?
se sim, acesso https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter

A bomba de pistão circunferencial ou bomba de pistão rotativo é chamada por alguns de fabricantes de bombas de lóbulos, o que do ponto de vista de concepção e funcionamento, são muito parecidas mesmo, exceto por alguns detalhes que falaremos a seguir.
Uma bomba de pistão circunferencial possui dois pistões que trabalham de forma sincronizada, sem se tocarem.
O sincronismo é obtido por meio de um sistema de engrenagens e a distância correta entre os pistões é obtida na montagem, normalmente, por meio de espaçadores.
com o giro dos pistões faz hora o lado de sucção ter aumento de volume, criando pressão de vácuo, o que facilita a sucção do produto bombeado, hora, sendo na sequência empurrado para frente pelo outro lado do pistão.
Como toda bomba de deslocamento positivo, a pressão irá subir com o aumento da resistência do sistema, em outras palavras, quanto mais difícil for o escoamento pelo circuito hidráulico, maior será a pressão de descarga da bomba.
Outro fato importante é o "SLIP", ou escorregamento, que acontece do lado de pressão para o lado de sucção pelas folgas entre os pistões e a carcaça, que diminui com o aumento da viscosidade do líquido bombeado.
Se você leu a nossa postagem anterior sobre bomba de lóbulos deve ter percebido que a descrição é muito parecida, e de fato é, tanto que alguns fabricantes chamam essa bomba de bomba de lóbulos.
Mas afinal, quais as diferenças?
Podemos destacar duas diferenças, uma física e outra de desempenho.
1) Física: o formato dos pistões e dos lóbulos são diferentes.
2) Desempenho: Em geral, bombas de lóbulos trabalham com pressões de até 20 bar, enquanto bombas de pistões circunferenciais podem chegar até a 100 bar.
Em termos de produto bombeado, as duas bombas podem ser utilizadas, praticamente, para as mesmas aplicações.
E você, conhecia essa bomba?
Deixa ai nos comentários.
Comments