top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Bomba Dosadora de Pistão

Hoje vamos falar das BOMBAS DOSADORAS DE PISTÃO.


Mas antes, gostaria de se inscrever na nossa WHATS NEWS para receber avisos sobre nossas publicações?



bombs dosadora

As bombas dosadoras de pistão são utilizadas para dosagem precisa de fluidos em diferentes tipos de aplicações nas industriais químicas, de petróleo e gás, petroquímicas, de papel e celulose, de bebidas e produtos alimentícios, de fertilizantes, de plástico, farmacêuticas e cosméticos.


As bombas dosadoras de pisão são frequentemente fabricadas com materiais resistentes à corrosão e ao desgaste, o que garante uma longa vida útil mesmo operando em ambientes industriais adversos.


A capacidade de dosagem precisa contribui para a segurança do processo e a eficiência operacional.


A estrutura básica de uma bomba dosadora de pistão é baseada num pistão que se move para frente e para trás dentro de um cilindro.


Esse movimento alternado do pistão gera um vácuo que puxa o líquido para dentro da câmara de bombeamento através da válvula de retenção de entrada durante a FASE DE SUCÇÃO e, em seguida, empurra o líquido para fora através da válvula de retenção de saída durante a FASE DE DESCARGA.


A câmara de bombeamento determina a vazão e a quantidade de líquido a ser dispensado.


Pegamos como exemplo, as bombas de pistão da Omel Bombas e Compressores Ltda., fabricante brasileiro com engenharia e assistência técnica próprias para atendimento nacional.


➡️ Os modelos da linha NSP/P de bombas dosadoras de pistão da OMEL são projetados para uso em processos químicos severos, como no bombeamento de lamas químicas, líquidos viscosos, em temperaturas elevadas e corrosivos.


Atendem serviços de alta precisão com capacidade teórica máxima que pode variar linearmente de 0 a 100%, permitindo dosagens com erros de até 1%.


Essas bombas tem ajuste na vazão bombeada por meio de um mecanismo que altera o curso do pistão, como pode ser visto na animação.


➡️ Os modelos da linha DMP de bombas dosadoras de pistão são compactos, robustos e de construção monobloco e funcionamento com lubrificação em banho de óleo.


As bombas DMP podem ser de cabeça única ou em unidades moduladas até 6 cabeças.


A regulagem da capacidade pode feita com a bomba em funcionamento.


Cada módulo possui seu próprio excêntrico; permite a adoção de sistemas elétricos de regulagem de capacidade e cabeças providas com camisas de aquecimento .


Veja as principais vantagens das bombas de pistão:


👉🏻 Cabeça de bombeamento fornecida com válvulas de retenção esféricas simples ou duplas

👉🏻 Maior desempenho graças à versatilidade de materiais das vedações do pistão, podendo ser utilizado gaxetas comuns de PTFE grafitado, anéis em “V” de PTFE ou outros, de acordo com a necessidade da aplicação

👉🏻 A lubrificação pode ser feita pelo próprio líquido ou pelo líquido limpo de fonte externa, dependendo do fluído bombeado.



73 visualizações0 comentário

Comments


loja do mecanico.png
bottom of page