top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Bomba Peristaltica Sem Mangueira

Hoje nós vamos falar de uma outra BOMBA PERISTALTICA, A SEM MANGUEIRA, mas antes gostaria de receber avisos das nossas publicações via what app?

se sim, acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter

bomba peristaltica

A maioria das bombas peristálticas trabalham com um tipo de mangueira ou mangote, no entanto, existem fabricantes, como a Watson-Marlow - Brasil que tem no portfólio, um modelo que usa outra tecnologia.

Ao invés de uma mangueira e sapatas ou rolos, esta bomba possui um rotor excêntrico, um elemento de EPDM (etileno propileno) e uma pista de PEEK (um tipo de termoplástico).

O fabricante deu o nome de CWT, do inglês Conveying Wave Technology, que traduzindo fica Tecnologia de Deslocamento por Ondas.

O giro do rotor excêntrico ao girar, faz com que o elemento de EPDM, ao invés de mangueira, seja pressionado (e aliviado) contra a pista de PEEK, gerando assim o movimento peristáltico.

O trabalho da bomba pode ser visualizado na animação.

As informações passadas é de que a tecnologia promove níveis mais baixos de tensão nos componentes, aumentando assim a sua vida útil, quando comparadas com bombas convencionais.

Estas bombas são utilizadas, mais frequentemente, como bombas de dosagem química, tendo como estudo de caso, a aplicação em uma planta de recuperação de água na California, que obteve como resultado a redução de manutenção e aumento da segurança.

Uma outra características importante desse modelo de bomba é a de manter a vazão praticamente constante mesmo quando acontece variação significativa de pressão, o que não ocorre em bombas de diafragmas utilizadas nas mesmas aplicações, que costuma cair a vazão com o aumento da pressão.

Lembrando que bombas de deslocamento positivo geram a movimentação do fluido e não aumentam a pressão. O aumento de pressão é resultado da dificuldade de escoamento, ou seja, a mesma bomba, para a mesma vazão, terá uma pressão de descarga maior para instalações mais longas, por exemplo, e pressão zero, se a descarga for logo após a bomba.



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


loja do mecanico.png
bottom of page