top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Bomba Senoidal

Hoje vamos falar das BOMBAS SENOIDAIS, uma inovação da Watson-Marlow - Brasil.


Mas antes de entrarmos nesse tema fascinante, gostaria de receber avisos dos nossos conteúdos postados por Whatsapp.


Se sim, acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter e se inscreva.


bomba senoidal

A bomba senoidal, com uma presença consolidada no mercado por mais de 50 anos, destaca-se como um equipamento de elevada aplicabilidade no transporte de fluidos, abrangendo tanto os newtonianos, quanto os não newtonianos, especialmente os mais sensíveis ao cisalhamento.


Sua eficiência é notável, superando desafios relacionados à viscosidade, particularmente em fluidos não newtonianos, graças à capacidade de ajuste proporcionada pelo inversor de frequência nele disposto.


O design do motor otimiza o bombeamento, permitindo o enchimento de uma câmara enquanto a outra descarrega, aumentando a eficiência do transporte. Isso se traduz em um funcionamento constante, sem pulsação e em menor tempo de permanência do fluido dentro da bomba.


Existem dois modelos de bombas senoidais: SPS e CERTA (as quais possuem diversos modelos), sendo a CERTA especialmente indicada para fluidos com restrições de viscosidade.


Para obter informações detalhadas sobre esses modelos, visite a página da


Especialmente desenvolvida para atender padrões sanitários mais exigentes em fábricas de alimentos, bebidas e instalações de soluções sanitárias, a bomba CERTA destaca-se ao efetuar o bombeamento de uma ampla variedade de produtos.


Isso inclui desde sucos concentrados com alta viscosidade até itens sensíveis ao cisalhamento, como saladas, coalhos de queijo, recheio de bolo ou cremes.


Além da sua eficiência, a bomba CERTA contribui para a redução dos custos totais de propriedades, otimizando o ciclo de CIP e diminuindo o uso de agentes de limpeza.


No quesito eficiência energética e sustentabilidade, destaca-se pelo consumo de energia até 50% menor em comparação com bombas de lóbulos ou circunferências, proporcionando maior eficiência em viscosidades mais altas.


Por outro lado, bombas senoidais SPS oferecem uma ação de bombeamento suave e de baixo cisalhamento, transferindo com segurança produtos delicados, sem risco de degradação. Essas bombas são adequadas para aplicações industriais de até 15 bar de pressão a fluxos de até 99.000 L/h, sendo capaz de transferir produtos com viscosidades de 1cP a 8 milhões de cP com sucção potente de até 0,85 bar.


Ainda, é capaz de succionar sólidos maciços com segurança até 59,9 mm, mantendo a qualidade do produto final e oferecendo altas taxas de rendimento.


As vantagens adicionais incluem:


-- a capacidade de manutenção simples,

-- realizada no local pelo operador

-- operação bidirecional para evitar refluxo de fluidos pesados

-- a efetiva separação entre extremidade úmida e seca, garantindo a ausência de contaminação, fator significativo para aplicações em indústrias de alimentos.


Saiba mais sobre a bomba na apresentação :




16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
loja do mecanico.png
bottom of page