top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Câmbio Manual Automotivo

Hoje vamos falar do CÂMBIO MANUAL, mas antes, gostaria de receber nosso conteúdo por email ou whats?


Cambio automotivo manual

Um câmbio automotivo manual, também conhecido como transmissão manual ou câmbio de marchas, é um componente fundamental em veículos que permite ao condutor controlar manualmente a relação de engrenagens para transmitir a potência do motor às rodas de acordo com as condições de condução.

O funcionamento básico de um câmbio automotivo manual envolve as seguintes partes principais:


1) Embreagem: A embreagem é um dispositivo que conecta e desconecta o motor das rodas. Ela é acionada pelo pedal da embreagem localizado no assoalho do veículo.


Ao pressionar o pedal da embreagem, o disco de embreagem é desengatado do volante do motor, interrompendo a transmissão de potência para a caixa de câmbio.

2) Caixa de câmbio: A caixa de câmbio contém um conjunto de engrenagens de diferentes tamanhos e relações.


As engrenagens são responsáveis por multiplicar o torque do motor e fornecer diferentes relações de marcha para diferentes situações de condução.


As marchas são classificadas geralmente como primeira, segunda, terceira, quarta, quinta (e, em alguns casos, sexta) e marcha à ré.


3) Eixo de transmissão: O eixo de transmissão (ou árvore de transmissão) é responsável por transmitir o torque da caixa de câmbio para o diferencial, que distribui a potência para as rodas.


4) Pedal de embreagem: Ao pressionar o pedal de embreagem, o motorista desengata o disco de embreagem, permitindo a troca suave de marchas sem forçar o trem de força.

5) Manopla de câmbio: A manopla de câmbio é usada para selecionar as diferentes marchas. Ela é conectada ao mecanismo interno da caixa de câmbio, permitindo que o motorista mova as engrenagens conforme necessário.


O funcionamento geral do câmbio automotivo manual envolve os seguintes passos:


1) Com o veículo parado e o motor ligado, o condutor pressiona o pedal da embreagem para desengatar o disco de embreagem do volante do motor.

2) Ao pressionar o pedal da embreagem, o motorista move a manopla de câmbio para selecionar a marcha desejada.

3) Liberando gradualmente o pedal da embreagem, o disco de embreagem é reengatado, permitindo que a potência do motor seja transmitida para a caixa de câmbio e, consequentemente, para as rodas.

4) À medida que o veículo ganha velocidade, o condutor pode optar por trocar de marcha para uma relação mais alta, o que reduzirá a rotação do motor em relação à velocidade das rodas.


5) Ao desacelerar ou parar, o condutor pressiona novamente o pedal da embreagem para desengatar o motor das rodas, permitindo que o veículo pare sem afogar o motor.


O câmbio automotivo manual oferece mais controle ao condutor sobre a relação de marchas e o torque transmitido às rodas, sendo muitas vezes preferido por entusiastas de condução.


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
loja do mecanico.png
bottom of page