Como Fazer um TCC em 7 Passos

Atualizado: 28 de Mar de 2019


Eu atuei como professor numa faculdade para um Curso de Engenharia Mecânica durante 5 anos e nesse período pude acompanhar muitos alunos, desde dos anos iniciais até a conclusão do curso.


Desde de Maio 2016, iniciei um outro projeto, a Criação de um Canal no YouTube direcionado a alunos de engenharia em geral, tendo já disponibilizado aulas de Mecânica dos Fluidos, Termodinâmica e Estática, além de outros vídeos de curiosidades técnicas. Tal projeto trouxe um aumento expressivo na quantidade de alunos com os quais mantenho algum tipo de contato.


Percebi que uma grande maioria dos alunos, sejam aqueles do curso presencial ou esses que assistem as minhas aulas no Youtube, tem o Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC como uma grande incógnita ou algo muito complexo de ser realizado.

Muitos ficam perdidos diante do desafio e em meio a tantas informações disponíveis, sobretudo, na internet. 


A pressão para a finalização do curso vem de todos os lados, faculdade, amigos, família e principalmente de nós mesmo, o que torna o desafio ainda mais estressante.

Com o objetivo de ajudar a cada um que me procura comecei a estuda mais a fundo esse tema, pesquisei trabalho de outros professores, analisei os relatos dos alunos e comparei com minha experiência própria, pude perceber que fazer um TCC não é complicado, o grande problema está na metodologia (ou ausência dela), que aplicamos.


Pensando nisso, cheguei a conclusão que com apenas 7 etapas é possível avançar muito com o TCC, principalmente, nas questões que acabam demandando muito tempo, como a pesquisa de referenciais teóricos, tema ser escolhido, entre outros.


São eles:


Etapa 01) Menos é Mais


Não é verdade que quanto mais tempo disponível, melhor!!! 


Faça uma reflexão sobre todos os trabalhos que você teve que fazer. De 70 a 90 % do trabalho foi executado nos últimos dias do prazo final


Quanto mais tempo temos, mais adiamos as ações que precisam ser tomadas.


O mesmo vale para a quantidade de informações. Comece analisando poucos materiais, 2 livros no máximo. A medida que tiver necessidade, busque uma nova fonte. A maioria dos livros sobre uma determinado tema falam a mesma coisa, o que muda é a abordagem ou forma de falar, mas a essência é a mesma.


Etapa 02) Escolhendo o Tema em 3 Passos


Embora pareça simples, definir o tema nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente, com a abrangência que alguns assuntos tem.