top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Como Funciona uma Bomba Manual de Poço?

Hoje vamos falar do Princípio de Funcionamento uma Bomba de poço manual mas antes, gostaria de receber avisos sobre nossas publicações no whats?



bomba manual

Essa bomba utiliza o principio de variação de pressão em função da variação de volume, lá da termodinâmica, vemos que o aumento de volume provoca uma queda de pressão enquando a redução de volume provoca um aumento de pressão.


A bomba manual do tipo ilustrado na animação possui duas válvulas de retenção unidirecional (só existe fluxo num sentindo), um mecanismo móvel anexado à uma alavanca que diminui o esforço da pessoa que está operando a válvula.


As duas válvulas de retenção formam entre elas uma câmara isolada que é onde acontecerá a variação de pressão e velocidade.


Uma dessas válvulas de retenção é presa ao mecanismo móvel e alavanca enquanto a outra é fixa na base da bomba.


Vamos começar a descrição, considerando a válvula móvel na sua posição mais alta que é quando a alavanca está na sua posição mais baixa.


Ao subir a alavanca, a válvula de retenção irá descer e provocar uma diminuição do volume da câmara, como a água é, praticamente, incompressível a pressão da câmara sobe e faz abrir a válvula móvel, transportando a água para parte superior à válvula móvel.


Ao mesmo tempo, o aumento de pressão aumenta a força de fechamento da válvula fixa.


Com o movimento oposto de descida da alavanca e de subida da válvula, acontece um aumento da câmara e isso provoca uma redução de pressão, o que deixa a câmara numa pressão menor que a região acima da válvuva móvel e da região abaixo da válvula fixa.


Tal situação provoca o fechamento da válvula móvel ea abertura da válvula fixa, permitindo assim a sucção da água para dentro da câmara.


Ao mesmo tempo, a água que está acima vai sendo despejada pelo bocal da bomba, chegando ao final do ciclo e o processo se repete.


Quem já teve a oportunidade de operar essa válvula ou ver num filme, sabe que é comum a água começar a sair depois de alguns ciclos.


Isso se deve ao fato da necessidade de gerar um vácuo suficiente para permitir a sucção da água. A cada ciclo "sem sair" água, a pressão de vácuo está aumentando até a total remoção do ar do poço.


Como qualquer bomba não-afogada (aquela que está acima do nível do reservatório), essa bomba tem um limite de posição entre a sua posição e o nível do poço que ela está instalada, na prática, gira em torno de 7 metros.


Essa altura (do nível d'água a bomba), costuma ser chamada de "altura geométrica de sucção" é existem métodos para se calcular qual é o seu valor máximo.


Fonte:

Animação: Wikimedia commons

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
loja do mecanico.png
bottom of page