Tema de hoje: DIFERENÇA ENTRE UM VAPOR E UM GÁS
Antes de começarmos, gostaria de receber avisos das nossas publicações via whats?
se sim, acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter e inscreva-se.
VAPOR e GÁS são elementos que fazem parte das mais variadas aplicações industriais e sistemas de bombeamento. Vamos entender suas diferenças:
💠VAPOR: É a fase gasosa de uma substância que, em condições normais de temperatura e pressão (𝗖𝗡𝗧𝗣), é líquida ou sólida. Por exemplo, o vapor d'água é formado quando a água líquida evapora. Ele coexiste com a fase líquida ou sólida em equilíbrio termodinâmico.
O vapor condensa-se (passa de um estado gasoso para o estado líquido) facilmente com pequenas reduções de temperatura. Por exemplo, o vapor d'água no ar forma gotículas ao entrar em contato com uma superfície fria, como um copo gelado
💠GÁS: É uma substância que, nas 𝗖𝗡𝗧𝗣, já existe naturalmente no estado gasoso (como oxigênio, nitrogênio ou CO₂). Não depende de mudanças de fase para se manter nesse estado.
O Gás para condensar é necessário combinar pressão elevada e temperatura extremamente baixa. O oxigênio, por exemplo, só se liquefaz a -183°C sob alta pressão.
⚙️Em sistemas de bombeamento, o gás e o vapor atuam de maneiras diferentes que influenciam o projeto e a operação dos equipamentos.
O gás, que se apresenta naturalmente nessa fase sob condições comuns, requer métodos específicos para sua compressão e transporte.
Por outro lado, o vapor, formado pela evaporação de um líquido e propenso à condensação com mínimas alterações de temperatura, pode originar a presença de fases líquidas que interferem no fluxo e aumentam o risco de problemas como a cavitação, exigindo ajustes no design e na operação para manter o desempenho adequado do sistema.
👉 Quer entender melhor sobre os conceitos básicos de funcionamento de bombas e equipamentos?
Seja um aluno da nossa escola!
Veja a nossa programação em https://www.engenhariaecia.eng.br/escola

Comments