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Especificação de bombas centrífugas: bombas com e sem anel de desgaste

  • gugianelli
  • há 14 horas
  • 2 min de leitura


​O 𝗔𝗡𝗘𝗟 𝗗𝗘 𝗗𝗘𝗦𝗚𝗔𝗦𝗧𝗘 é um componente utilizado em bombas centrífugas para reduzir o desgaste entre o rotor e a carcaça da bomba. Ele atua como uma peça de sacrifício, preservando as partes principais da bomba e facilitando a manutenção.


Nas bombas com 𝗔𝗡𝗘𝗟 𝗗𝗘 𝗗𝗘𝗦𝗚𝗔𝗦𝗧𝗘, esse componente é instalado entre o rotor (parte móvel) e a carcaça (parte fixa), com o objetivo de proteger essas partes do atrito causado pelo fluido bombeado. Quando há desgaste, basta substituir o anel — um procedimento simples, rápido e com custo relativamente baixo. Essa solução facilita a manutenção e ajuda a manter a eficiência da bomba ao longo do tempo.


Já nas bombas sem 𝗔𝗡𝗘𝗟 𝗗𝗘 𝗗𝗘𝗦𝗚𝗔𝗦𝗧𝗘, o desgaste atinge diretamente o rotor e a carcaça. Isso faz com que a manutenção seja mais demorada e cara, pois pode exigir usinagem das peças ou até mesmo a adaptação posterior de um 𝗔𝗡𝗘𝗟 𝗗𝗘 𝗗𝗘𝗦𝗚𝗔𝗦𝗧𝗘 para recuperar a folga original. Além disso, o tempo de parada costuma ser maior, e a eficiência da bomba tende a cair mais rapidamente devido ao aumento das folgas internas.


Funções do 𝗔𝗡𝗘𝗟 𝗗𝗘 𝗗𝗘𝗦𝗚𝗔𝗦𝗧𝗘


✅Redução de Vazamentos Internos:


 Ao manter uma folga mínima entre o rotor e a carcaça, o 𝗔𝗡𝗘𝗟 𝗗𝗘 𝗗𝗘𝗦𝗚𝗔𝗦𝗧𝗘 limita o retorno do fluido da zona de alta pressão para a zona de baixa pressão dentro da bomba, melhorando a eficiência do equipamento.

✅Facilidade de Manutenção: 


Como é mais simples e econômico substituir o 𝗔𝗡𝗘𝗟 𝗗𝗘 𝗗𝗘𝗦𝗚𝗔𝗦𝗧𝗘 do que reparar ou substituir o rotor ou a carcaça, sua utilização reduz os custos e o tempo de manutenção.​

✅Preservação da Eficiência Operacional: 


O desgaste natural do anel pode aumentar a folga entre o rotor e a carcaça, resultando em recirculação do fluido e perda de desempenho. A substituição oportuna do 𝗔𝗡𝗘𝗟 𝗗𝗘 𝗗𝗘𝗦𝗚𝗔𝗦𝗧𝗘 ajuda a manter a bomba operando de forma eficiente.


⛔️ Bombas ANSI não possuem 𝗔𝗡𝗘𝗜𝗦 𝗗𝗘 𝗗𝗘𝗦𝗚𝗔𝗦𝗧𝗘, pois a norma não exige a presença do anel.


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