FLUIDO NEWTONIANO - FLUIDO NÃO-NEWTONIANO



Os fluidos podem ser divididos em dois grandes grupos, os Fluidos Newtonianos e os Fluidos Não-Newtonianos.


Newton, sim o mesmo Newton das famosas "Leis de Newton estudando o comportamento do escoamento de diversos fluidos, percebeu que a tensão de cisalhamento era proporcional a uma constante que dependia do fluido utilizado, da velocidade do escoamento e da distância entre as duas placas.


A essa propriedade do fluido deu-se o nome de VISCOSIDADE DINÂMICA e a essa equação deu-se o nome de "Lei de Newton da Viscosidade" (Mais detalhes, assista nossa aula sobre o tema no youtube).


Podemos entender viscosidade como a dificuldade maior ou menor de escoar que um fluido pode ter, quanto maior a viscosidade, maior a dificuldade e consequentemente, mais energia será necessário para movimentá-lo.


Também se percebeu que nem todos os fluidos existentes se comportam da maneira como Newton observou em seus experimentos, tendo comportamentos variados.


Sendo assim, aos fluidos que se comportam conforme a Lei de Newton da Viscosidade, deu-se o nome de FLUIDOS NEWTONIANOS.


Por outro lado, aos fluidos que se comportam de outras maneiras, deu-se o nome de FLUIDOS NÃO-NEWTONIANOS, como o que está ilustrado no vídeo.


Mas e daí? E eu com isso?


Os fluidos Não-Newtonianos podem ter comportamentos bem distintos, dependendo da força aplicada a ele. Note no vídeo, que quando ele é colocado em repouso, ele começa a se desmanchar, saindo da forma de uma bolinha e se tornando plano, porém, quando se aplica uma força brusca (colherada mais rápida) ele sobre uma espécie de corte.


Esse fluido em específico, tem viscosidade diferente em função da força aplicada.


Portanto, o tipo de bomba empregado para o bombeamento, assim como a velocidade do equipamento são fundamentais para um bom desempenho da operação de bombeamento.


Adotar uma viscosidade muito alta na hora da seleção da bomba pode acarretar numa aumento significativo da potência do motor elétrico o que gera aumento de custo de aquisição e operação, além de possíveis problemas operacionais pois bomba grande demais pode ser um problema também.


Por outro lado, se utilizado uma viscosidade muito baixa, o motor pode ser tão pequeno que a bomba não irá conseguir atingir os parâmetros operacionais desejados.


Existem vários tipos de fluido Não-Newtonianos, mas iremos abordar esse tema em outro momento.


e agora quero saber de você:

"o que você achou desse post?"

"Conhecia o conceito de fluido não-Newtoniano?"

#engenhariaecia#bombas #energia #engenharia

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo