top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Funcionamento da Bomba Peristaltica

Hoje vamos falar do funcionamento de uma BOMBA PERISTÁLTICA, mas antes, gostaria de receber avisos sobre postagens dos nossos conteúdos?

Se sim, acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter e inscreva-se.

bomba peristaltica

Uma bomba peristáltica é um dispositivo usado para bombear líquidos através de um tubo flexível usando um movimento peristáltico.


O movimento peristáltico é caracterizado por contrações rítmicas e ondulantes que comprimem e relaxam o tubo flexível para empurrar o fluido através dele. Essa ação é semelhante à maneira como os músculos peristálticos do sistema digestivo empurram alimentos através do trato gastrointestinal.

Aqui estão alguns pontos importantes sobre bombas peristálticas:


1) Funcionamento:

O funcionamento básico de uma bomba peristáltica envolve um elemento compressor que pode ser um rolo ou uma sapata que se move ao longo do tubo flexível.


Conforme os rolos ou sapatas se movem, eles comprimem o tubo, empurrando o fluido para a frente. O tubo é geralmente feito de materiais flexíveis, como silicone ou PVC.

2) Vantagens:

a) Bombeamento suave: As bombas peristálticas oferecem um bombeamento suave e controlado, o que é importante para aplicações em que a contaminação cruzada ou a quebra do fluido são preocupações.

b) Facilidade de manutenção: Essas bombas são fáceis de limpar e manter, pois o fluido não entra em contato com as partes móveis da bomba.

c) Precisão: São conhecidas por oferecer uma alta precisão no controle do fluxo, tornando-as ideais para aplicações em que dosagens precisas são necessárias.


3) Aplicações:

- Laboratórios: Bombas peristálticas são usadas em laboratórios para dosagem precisa de reagentes e amostragem de líquidos.


- Indústria farmacêutica: Elas são usadas em processos de produção e enchimento de medicamentos líquidos.


- Indústria alimentícia: São utilizadas para transferir ingredientes, enchimento de garrafas e dosagem precisa em processos de produção de alimentos e bebidas.

- Tratamento de água: As bombas peristálticas são usadas para dosagem de produtos químicos no tratamento de água.

4) Controle e automação: Muitas bombas peristálticas modernas podem ser controladas digitalmente, o que permite ajustar o ritmo, a direção e o volume do bombeamento. Isso as torna ideais para integração em sistemas de automação e controle.


5) Limitações: Embora as bombas peristálticas tenham várias vantagens, elas também têm limitações, como a capacidade de bombear fluidos viscosos ou partículas sólidas. Além disso, o tubo flexível pode se desgastar com o tempo e precisar de substituição periódica.


Gostaria de aprender mais sobre a bomba peristáltica?

Participe do treinamento em um dos maiores fabricantes desse tipo de equipamento, a Watson-Marlow - Brasil que acontecerá no dia 22 de novembro de 2023 presencial e online.


Saiba mais e inscreva-se pelo link https://www.engenhariaecia.eng.br/bomba-peristaltica

treinamento bomba peristaltica




42 visualizações0 comentário

Comentarios


loja do mecanico.png
bottom of page