top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Introdução à Valvula Mangote

Hoje vamos falar da VÁLVULA MANGOTE, mas antes, gostaria de receber avisos sobres nossos conteúdos postados por whats?


valvula mangote

A valvula mangote, também conhecida como válvula de diafragma de mangote, é um tipo específico de válvula utilizada para controlar o fluxo de fluidos em uma tubulação.


Ela se diferencia de outras válvulas tradicionais, como as válvulas de esfera ou de gaveta, por sua operação única e construção.

A válvula de mangote consiste em um tubo flexível (mangote) que é comprimido ou deformado para controlar o fluxo do fluido.


O mangote é geralmente feito de materiais elastoméricos, como borracha ou silicone, que são altamente flexíveis e resistentes a vazamentos.


A operação da válvula de mangote envolve apertar ou comprimir o mangote para fechar o fluxo de fluido e liberá-lo para abrir o fluxo.

Isso é frequentemente realizado por meio de um atuador, que pode ser manual, pneumático, hidráulico ou elétrico, dependendo da aplicação.

As válvulas de mangote são usadas em uma variedade de aplicações industriais e comerciais, onde é necessário controlar o fluxo de fluidos viscosos, abrasivos, corrosivos ou contaminantes.

Alguns exemplos de setores que fazem uso dessas válvulas incluem a indústria química, petroquímica, alimentos e bebidas, farmacêutica, tratamento de água e esgoto, mineração e muitos outros.


As vantagens das válvulas de mangote incluem a capacidade de vedação hermética, resistência à corrosão e à abrasão, baixa manutenção e capacidade de lidar com fluidos viscosos ou contendo partículas sólidas.

No entanto, elas também têm algumas limitações, como a possibilidade de desgaste do mangote ao longo do tempo, o que pode requerer substituição.

Em resumo, a válvula de mangote é uma solução eficaz para controlar o fluxo de fluidos em diversas aplicações industriais e comerciais, onde a vedação hermética e a resistência a condições adversas são requisitos essenciais.


Deseja aprender mais sobre VÁLVULAS?

Venha participar do nosso curso VÁLVULAS INDUSTRIAIS. Saiba mais e inscreva-se pelo link https://www.engenhariaecia.eng.br/cursos/valvulas


curso válvulas industriais

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


loja do mecanico.png
bottom of page