top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Manutenção de Bomba Pneumática

Hoje, vamos falar sobre manutenção de uma bomba pneumática de duplo diafragma, mas antes, gostaria de receber avisos sobre nossas publicações?

BOMBA PNEUMATICA

A bomba pneumática é relativamente simples e utiliza o ar comprimido como forma de energia.

Ela dispõe de duas câmaras, a câmara de ar e a câmara de bombeamento.

Os diafragmas isolam a parte molhada (líquido) da parte seca (ar). Com o seu movimento, ora a câmara aumenta de volume diminuindo a pressão e facilitando a admissão do líquido, ora diminui provocando a sua expulsão.

A entrada de ar comprimido é controlada pelo sistema de distribuição de ar. A movimentação alternada desse sistema faz com que o ar seja deslocado ora de um lado, ora de outro.

Cada câmara possui duas válvulas que são compostas por uma esfera e uma sede. A válvula de admissão controla a entrada de líquido na câmara e a válvula de descarga controla a saída de líquido da câmara.


O funcionamento das válvulas é comandado pela pressão existente na câmara que ora afasta a esfera da sede, ora a aperta ainda mais a esfera contra a sede.

À medida que a bomba vai operando, acontece um desgaste natural das esferas e sedes de modo que a válvula passa a permitir a passagem de líquido, diminuindo a vazão bombeada até não bombear mais nada.


É nesse estágio que uma manutenção é realizada, trocando-se o kit de vedação composto pelos diafragmas, esferas, sedes e demais vedações estáticas como juntas e anéis O-ring.

No entanto, após várias manutenções pode acontecer da bomba continuar com desempenho baixo.

Isso ocorre porque a válvula de ar também sofre desgaste, principalmente, se a qualidade do ar não for muito boa e, nesses casos, as vedações da válvula de ar também devem ser trocadas.

Existem bombas no mercado em que o sistema de ar é composto de muitas peças, o que aumenta o custo, a dificuldade e o tempo de manutenção.

Por outro lado, existem bombas, tais como os modelos fornecidos pela Vallair, que possuem pouquíssimas peças na válvula de ar, o que a deixa mais fácil, rápida e barata a manutenção.

Outro ponto importante que nem sempre é levado em conta é o espaço de almoxarifado, pois menos peças requerem menos espaço de armazenamento, tornando a manutenção ainda mais barata, quando consideramos essa questão. Afinal, o espaço ocupado é levado em consideração nos custos e despesas do processo produtivo.

O processo de desmontagem é simples e rápido. Soltam-se alguns parafusos do corpo e do coletor e temos acesso aos diafragmas, esferas, sedes e ao conjunto da válvula de ar.

A montagem segue exatamente o caminho inverso.

Deseja saber mais sobre essa bomba do vídeo, acesse o link https://www.vallair.com.br/produtos/bombas-pneumaticas-de-diafragma/


Fonte: Vallair Airfluid Bombas, Compressores, Instrumentação e Válvulas


98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
loja do mecanico.png
bottom of page