Hoje, vamos falar sobre manutenção de uma bomba pneumática de duplo diafragma, mas antes, gostaria de receber avisos sobre nossas publicações?
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A bomba pneumática é relativamente simples e utiliza o ar comprimido como forma de energia.
Ela dispõe de duas câmaras, a câmara de ar e a câmara de bombeamento.
Os diafragmas isolam a parte molhada (líquido) da parte seca (ar). Com o seu movimento, ora a câmara aumenta de volume diminuindo a pressão e facilitando a admissão do líquido, ora diminui provocando a sua expulsão.
A entrada de ar comprimido é controlada pelo sistema de distribuição de ar. A movimentação alternada desse sistema faz com que o ar seja deslocado ora de um lado, ora de outro.
Cada câmara possui duas válvulas que são compostas por uma esfera e uma sede. A válvula de admissão controla a entrada de líquido na câmara e a válvula de descarga controla a saída de líquido da câmara.
O funcionamento das válvulas é comandado pela pressão existente na câmara que ora afasta a esfera da sede, ora a aperta ainda mais a esfera contra a sede.
À medida que a bomba vai operando, acontece um desgaste natural das esferas e sedes de modo que a válvula passa a permitir a passagem de líquido, diminuindo a vazão bombeada até não bombear mais nada.
É nesse estágio que uma manutenção é realizada, trocando-se o kit de vedação composto pelos diafragmas, esferas, sedes e demais vedações estáticas como juntas e anéis O-ring.
No entanto, após várias manutenções pode acontecer da bomba continuar com desempenho baixo.
Isso ocorre porque a válvula de ar também sofre desgaste, principalmente, se a qualidade do ar não for muito boa e, nesses casos, as vedações da válvula de ar também devem ser trocadas.
Existem bombas no mercado em que o sistema de ar é composto de muitas peças, o que aumenta o custo, a dificuldade e o tempo de manutenção.
Por outro lado, existem bombas, tais como os modelos fornecidos pela Vallair, que possuem pouquíssimas peças na válvula de ar, o que a deixa mais fácil, rápida e barata a manutenção.
Outro ponto importante que nem sempre é levado em conta é o espaço de almoxarifado, pois menos peças requerem menos espaço de armazenamento, tornando a manutenção ainda mais barata, quando consideramos essa questão. Afinal, o espaço ocupado é levado em consideração nos custos e despesas do processo produtivo.
O processo de desmontagem é simples e rápido. Soltam-se alguns parafusos do corpo e do coletor e temos acesso aos diafragmas, esferas, sedes e ao conjunto da válvula de ar.
A montagem segue exatamente o caminho inverso.
Deseja saber mais sobre essa bomba do vídeo, acesse o link https://www.vallair.com.br/produtos/bombas-pneumaticas-de-diafragma/
Fonte: Vallair Airfluid Bombas, Compressores, Instrumentação e Válvulas
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