top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Matéria Prima para Fabricação de Celulose

Dando continuidade ao tema do processo de PRODUÇÃO DE CELULOSE, hoje aprenderemos um pouco sobre a principal matéria prima para a fabricação deste produto tão importante para a economia brasileira, mas antes gostaria de receber avisos sobre nossas postagens por whats?



celulose



A principal matéria prima para a produção de celulose é a madeira, em países tropicais como o Brasil as principais árvores utilizadas são o eucalipto e o pinus.


Existem basicamente dois grupos principais de madeiras: folhosas e coníferas.


As madeiras folhosas são caracterizadas por fibras curtas (0,7 - 1,5 mm de comprimento das fibras), entre elas estão as espécies de eucaliptos e são indicadas para a produção de papéis para escrita, impressões ou absorventes.


Já as madeiras coníferas são caracterizadas por fibras longas (2 a 6 mm de comprimento das fibras), pertence a este grupo o pinus, essas fibras são de suma importância para a fabricação de papéis que requerem alta resistência mecânica, aqui podemos destacar os papelões e papéis para embalagens especiais.


A estrutura anatômica do tronco de uma árvore é constituída da casca, do câmbio, do cerne e alburno, no grupo das madeiras folhosas uma característica de extrema importância é a presença de vasos internos por onde circula a seiva e que durante o processo de fabricação de celulose serão responsáveis pelo transporte do licor de cozimento necessário para a remoção da lignina.


O ciclo entre plantio e colheita de um eucalipto para produção de celulose de fibra curta no Brasil leva aproximadamente 7 anos e para o caso de uma árvore de pinus para produção de celulose de fibra longa, o ciclo leva em média 15 anos.


A composição química de um eucalipto utilizado para produção de celulose possui a seguinte classificação e relação percentual em peso:


-- Celulose = 52,3%

-- Hemiceluloses= 23,9%

-- Lignina= 22,1%

-- Extrativos em acetona= 1,7%


Para o processo de produção kraft de celulose branqueada de fibra curta, o objetivo é preservar ao máximo os carboidratos formados pela celulose e hemiceluloses e retirar por meio de reações químicas a lignina e os extrativos, mas esse assunto será abordado mais à frente.


E aí, já conhecia os detalhes sobre as madeiras usadas na produção de papel e celulose?


Qual tema você gostaria de aprofundássemos mais?


Deixe ai nos comentários?


Escrito por Welington Costa 

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
loja do mecanico.png
bottom of page