top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Medidor de Vazão Massico tipo Coriolis

O tema de hoje é: COMO FUNCIONA UM MEDIDOR DE VAZÃO MÁSSICO TIPO CORIOLIS?


Mas antes, gostaria de receber avisos sobre nossas publicações via Whats app?



Medidor de Vazâo Massico Coriolis

Este medidor opera com base no princípio da Força de Coriolis, definida pelo engenheiro e matemático francês Gaspard-Gustave de Coriolis no século XIX.

 

Esta força é uma consequência da rotação da Terra, causando uma deflexão em objetos em movimento dentro de um sistema de referência rotativo.

 

Ao contrário da crença popular, ela não é uma força direta, mas sim uma força aparente, percebida em sistemas em rotação.

 

Considerado a solução mais completa, o Medidor de Vazão Mássica mede diversas características como massa, densidade e temperatura.

 

Seus componentes básicos são:

 

👉Tubo Interno: o tubo é o componente por onde o fluido passa. Ele pode ser reto único, duplo ou em formato de U, dependendo do tipo de medidor e aplicação a que se destina.

 

👉Driver: é um solenoide que impõe ao tubo uma certa amplitude de vibração na frequência de ressonância do conjunto mecânico formado pelo tubo e fluido.

 

👉Sensores: Os sensores A e B são acoplados às extremidades do tubo vibrante e medem a amplitude e a frequência da vibração.

 

⚙ Funcionamento

 

👉Medição da vazão mássica: quando há passagem de massa no interior do tubo, a diferença de tempo de deslocamento entre os sensores A e B será proporcional à vazão mássica.


Esse tempo é medido em nanosegundos e exige grande sensibilidade dos sensores.


👉Medição da Densidade: Uma vez estabelecida a frequência de ressonância do conjunto Tubo/Fluido, é feita uma correlação com a sua densidade. D = f (Freq).


👉Medição da Temperatura: Um sensor acoplado ao tubo mede a temperatura do fluido.


👉Cálculo de outras grandezas: com base na vazão, temperatura e densidade de uma mistura, é possível calcular variáveis como:


● Concentração Genérica de um soluto / solvente

● Grau Brix

● Grau INPM

● Grau GL

● Grau Platô

● Baumé Racional (144,3)

● Baumé Comercial (145,0)

● Totalização de soluto

● Totalização de solvente

● Vazão de um soluto isolado

● Vazão de um solvente isolado

 

🏆 Aplicações

 

O Medidor de Vazão Massico Krohne é a solução ideal quando se trata de medição de alta precisão de gases e líquidos viscosos ou sensíveis ao cisalhamento, lamas, meios muito agressivos ou meios com baixa velocidade de fluxo. 

 

O medidor possui um software de gerenciamento de segunda fase (EGM) que mantém a estabilidade da medição mesmo com a presença de uma segunda fase, seja gasosa, liquida ou sólida, em níveis elevados.


Saiba mais sobre o medidor de vazão mássico tipo Coriolis da CONAUT pelo link https://www.conaut.com.br/produtos/medidor-de-vazao/medidores-de-vazao-massica-coriolis



60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


loja do mecanico.png
bottom of page