Engenharia e Cia: O Que é um Motor Elétrico Tru Metric?
top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

O Que é um Motor Elétrico Tru Metric?

Atualizado: 8 de dez. de 2022

O tema de hoje é sobre motores elétricos.


Mas antes, gostaríamos de lhe convidar a entrar na nossa Newsletter por email, assim você sempre receberá nosso conteúdo. Acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter

Vamos ao assunto . . .


Você sabe qual a diferença entre um motor padrão IEC e um motor padrão Tru Metric?


Pois bem, se você analisou as imagens abaixo, não deve ter notado nada de diferente, exceto o fato da caixa de ligação estar em posições diferentes, o que no caso é só a sua montagem, ou seja, normalmente é possível inverter.


A questão é que realmente, externamente não há diferenças, os dois motores são idênticos pois fisicamente possuem dimensões iguais, considerando a mesma carcaça.


A diferença entre os motores é na parte elétrica.


Os motores padrão IEC / NBR são construindos conforme as normas IEC / NBR tanto na questão física quanto na questão elétrica.


Já o motor Tru métrica, as dimensões físicas são conforme norma IEC / NBR mas a parte elétrica é conforme a norma NEMA que tem diferenças em relação as normas IEC / NBR.


De repente você está se perguntando porque misturar duas normas.


Acontece que muitos equipamentos são fabricados na Europa (IEC) ou no Brasil (NBR) mas serão utilizados nos Estados Unidos da America (NEMA) e as dimensões estabelecidas são distintas.


Nesse sentido, se você comprar um equipamento IEC que será montado diretamente por meio de flanges para montar no motor NEMA, você poderá ter problemas de encaixe, ou seja, você não irá conseguir.


Se colocar o motor padrão IEC, exceto se combinado antes, o usários norte americano não irá aceitar, tendo em vistas que as diferenças podem ser significativas na montagem elétrica e/ou operação do motor.


Para solucionar a questão, fabricantes como a WEG, desenvolveram o motor Tru Metric que possui dimensões físicas da IEC, mas o padrão elétrico da NEMA, permitindo assim, utilizar os equipamentos europeus sem a necessidade de adaptações.


Se você deseja se aprofundar mais em motores elétricos, lhe convidamos a participar do nosso curso INTRODUÇÃO AOS MOTORES ELÉTRICOS DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS, saiba clicando na imagem:



65 visualizações0 comentário
loja do mecanico.png
bottom of page