Certamente você já ouviu essa palavra, mas você sabe a definição de fluido?
No ensino médio a gente aprende que a matéria, tem três estados, sólido, líquido e gasoso (ou vapor).
Sólido tem formato e volume definido.
Líquido não tem formato definido mas tem volume definido.
Gás (ou vapor) não tem formato nem volume definidos.
Com base nisso, fluido é tudo o que não é sólido, ou seja, reuni os líquido e os gases (ou vapor).
Acontece que essa definição só ajuda a distinguir o estado da matéria mas não permitir fazer mais nada.
Daí, nos livros de mecânica dos fluidos encontramos o conceito técnico de fluido que é: "Fluido é toda substância que sujeita a uma força tangencial se deforma continuamente."
Bom, vamos traduzir isso... quando você pega um elástico de roupa e o puxa, ao soltar o elástico volta a sua posição original. Nesse caso foi aplicado uma força tangencial, o elástico se deformou, mas quando a força é tirada, ele retorna ao comprimento original.
O equivalente pode ser feito, pensando na experiência das duas placas, que vou dar como exemplo uma piscina e aquelas pranchas usadas em aula de natação.
se você amarrar uma corda nessa prancha e puxar, por menor que seja a força aplicada, a prancha não vai retornar a posição original, ou seja, o fluido sempre se deforma, não tem elasticidade, como os sólidos tem.
Da experiência das duas placas que citei acima é que começa o desenvolvimento teórico da Mecânica dos Fluidos e dela surge a lei de Newton da viscosidade e a definição de viscosidade.
Na imagem, você pode ver o elemento de fluido inicialmente quadrado virando um losango.
Da lei de Newton da viscosidade é que vem os conceitos de Fluidos Newtonianos e Fluidos não-Newtonianos, mas vamos deixar esse tema para outra oportunidade.
e agora quero saber de você: Conhecia o conceito técnico de fluido?
Deixe ai nos comentários sua resposta ou sugestão de temas.
Comments