Engenharia e Cia: O Que é Número de Carcaça
top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

O Que é Número de Carcaça

O tema da newsletter de hoje é: "Dimensionais dos Motores Elétricos".


Mas antes, gostaríamos de lhe convidar a participar da nossa Newsletter por email. Assim você ficará por dentro, em primeira mão das nossas postagens.

Não sei se você sabe, mas os motores não são fabricados aleatoriamente, da vontade do fabricante. Quer dizer, até podem, mas se os motores serão comprados é outra história.

Imagina se cada fabricante decidisse fazer um motor com dimensões diferentes. Uma vez que você comprasse o motor do fabricante A, ficaria preso a ele, tendo em vista que mudar de fabricante significaria em adaptações físicas dos equipamentos movidos, já que, os dimensionais não bateriam mais.


Para evitar esse tipo de situação, os motores elétricos são fabricados de acordo com um padrão e esse padrão é especificado na norma técnica utilizada para a construção do motor elétrico.


Ai sim, se você comprar um motor de acordo com uma norma, independentemente do fabricante, ele terá as mesmas direções.


Aqui no Brasil, as normas mais conhecidas são:

  • ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas:

São normas que foram desenvolvidas pela ABNT e usam a sigla NBR.

Algumas delas vem com "IEC". Isso significa que é uma norma original é IEC que foi traduzida pela ABNT. Vale lembrar que a ABNT faz parte da IEC e portanto o uso das suas normas pela ABNT é totalmente permitido.

  • IEC - International Electrotechnical Commission:

Trata-se de uma comissão internacional que estabelece diversos padrões no seguimento eletro-técnico. É utilizada muito, frequentemente, na Europa.

  • NEMA - National Electrical Manufacturers Association:

Trata-se da maior associação comercial de fabricantes de equipamentos elétricos nos Estados Unidos da América que estabelece padrões para o seguimento. Muito utilizada lá.

Existem várias outras normas usadas no mundo inteiro, mas tem pouca influência por aqui.

Só para deixar claro, as dimensões estabelecidas nas normas são particulares de cada uma delas, ou seja, podem ser próximas, mas não são iguais, exceto as normas NBR IEC, que é a mesma, só que traduzida.

Mas qual dimensão que caracteriza o motor elétrico?

É justamente o número da carcaça, assunto desse post.

Número de carcaça é a distância vertical do centro do eixo do motor elétrico e o pé do motor elétrico, conforme indicado na figura pela letra H.


Existem outras dimensões que são estabelecidas nas normas, mas é o número de carcaça que irá identificar o motor elétrico.


Nesse caso, se você pega motores de fabricantes diferentes, eles terão as mesmas dimensões, no entanto, pode acontecer deles terem potência diferentes, ou seja, a potência não é "casada" com o número de carcaça.


Falo isso por experiência própria. Quando trabalhava num fabricante de bombas, eu mandei desenhos de equipamentos para clientes com base na potência do motor, e as dimensões estavam erradas porque a carcaça erram diferentes para a mesma potência.


Portanto, fique atento (a) com o número da carcaça, para não cometer o mesmo erro.

O assunto é muito extenso e se você desejar aprofundar no tema, recomendamos o nosso curso "Motores Elétricos de Indução Trifásicos", nele colocamos todos os bisus que aprendemos sobre o tema nos últimos 10 anos, que você pode acessar pelo link:


Caso tenha alguma dúvida, fique a vontade para entrar em contato via Whats 11 95696 7808.


Um abraço e até a próxima.


Micelli Camargo



576 visualizações0 comentário
loja do mecanico.png
bottom of page