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O que é Slip da Bomba de Deslocamento Positivo Rotativas

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slip da bomba de deslocamento positivo

"Slip" traduzido do inglês significa "escorregar".


No contexto das bombas de deslocamento positivo trata-se da parcela do produto bombeado que passa do lado de pressão (lado direito da animação) para o lado da sucção (lado esquerdo da animação).


No presente exemplo, acontece através das folgas entre as engrenagens e entre as engrenagens e a carcaça. O mesmo acontece nas bombas de lóbulos, de helicoidais, de parafusos, etc.


Mas por que isso acontece?

Bom, as bomba de deslocamento positivo, também chamadas de bombas volumétricas ou bombas hidroestáticas promovem apenas a movimentação do produto através de um certo volume. Não há alteração de pressão.

A pressão somente subirá se houver resistência ao escoamento, ou seja, a mesma bomba terá pressão de descarga de acordo com a a instalação em que ela for instalada.

Se você fizer um teste na bomba, com a descarregando diretamente num reservatório, tipo o que acontece com uma caixa de água, o manômetro marcará pressão zero, justamente porque não existe nenhuma resistência.


de acordo com a resistência existente, a pressão aumenta e esse aumento de pressão força o produto para o lado de menor pressão, promovendo um "escorregamento".

Assim, quanto maior a pressão, maior será o "slip" da bomba. Existem casos que chega a 30% de slip, no equipamento.

Outro fator que tem influência sobre o "slip" é a viscosidade do produto.


Quanto maior a viscosidade, menor será o "slip", inclusive os fabricantes costumam fornecer um diagrama que mostra a relação entre a vazão bombeada, com a pressão e a viscosidade do produto.

É possível ver que fenômeno não acontece mais a partir de um determinados valor de viscosidade, é como se a bomba tivesse trabalhando com pressão zero.


O que dissemos no parágrafo anterior é relativo ao slip, a potência do motor elétrico continua proporcional a vazão bombeada e a pressão de trabalho.


A bomba da animação, de engrenagens internas, que é possível fazer ajustes de folgas, folgas maiores para fluidos mais viscosos e folga menores para fluidos menos viscosos.


A bomba perde muito em eficiência, as vezes nem bombeia direito, quando a bomba foi regulada para fluido mais viscosos e foi usada para fluidos menos viscoso.

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