Engenharia e Cia: O Que São Juntas Metálicas Espiroladas ou Espirometálicas
top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

O Que São Juntas Metálicas Espiroladas ou Espirometálicas

Juntas metálicas espiroladas ou junta espirometálicas são juntas fabricadas por enrolamento espiral de tira de metal no formado em V e tiras de material de enchimento de grafite flexível.


A tira metálica confere maior resistência mecânica a junta, enquanto o grafite permite uma maior flexibilidade, lubrificação e proteção da região vedada, evitando o "colamento" ou "solda química" das flanges ou peças a serem vedadas.


Para aumentar ainda mais a resistência mecânica, as juntas são reforçadas com um anel externo de centralização e um anel interno de retenção.


Normalmente, o anel externo recebe um acabamento de Epoxy, no nosso caso, na cor verde.


Este revestimento evita a corrosão e diminui o desgaste.


Para evitar o uso de uma junta errada a uma determinada aplicação, as juntas metálicas são identificadas por meio de uma gravação a laser, contendo a sua descrição.


Em termos de aplicações, as juntas metálicas espiraladas são usadas para vedação de juntas de flange, tubos de cobre, caldeiras, trocadores de calor, vasos de pressão, bombas, compressores, válvulas e equipamentos que exigem confiabilidade e compatibilidade química e térmica.


As aplicações não param por ai, eu já vi o uso de juntas metálicas em alguns modelos especiais de selos mecânicos que também utilizam juntas metálicas na sua montagem.

Uma vantagem dessas juntas metálicas é o alto range de temperatura que trabalham, vão de -212 a 510 graus célsius.


As medidas padrão segue a norma ASME B16.20 ou ANSI B16.5 como você pode verificar logo abaixo:

Essas juntas metálicas podem ser construídas em aço inox 361 sem ou com anel interno que previne corrosão nos pontos de solda da junta e também elimina o espaço entre os flanges facilitando a vazão e reduzindo a turbulência do escoamento.


Para mais detalhes, baixe o catálogo CLICANDO AQUI.


Escrito por: Micelli Camargo

Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI desde 2005

MBA Executivo em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas – FGV em 2016

Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Uniderp em 2010


Engenheiro de vendas e aplicações com mais de 14 anos de experiência em vendas técnicas, sendo mais de 08 anos na área de vedação em uma multinacional, fabricante de selos mecânicos, além de atuar como professor e produtor de vídeo-aulas, artigos e cursos relacionados à engenharia em Cursos Engenharia e Cia.


2.108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
loja do mecanico.png
bottom of page