top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

O que uma Mangueira Sanitaria tem que ter?

Hoje vamos falar das MANGUEIRAS SANITÁRIAS, mas antes, gostaria de receber avisos dos nossos conteúdos postados por whats?

se sim, acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter


mangueria sanitaria

Nos processos industriais, tão importante quanto os equipamentos que estão envolvidos na produção ou transporte dos produtos, tais como, misturadores, agitadores e bombas, temos os componentes que interligam as várias partes do processo como as tubulações e as mangueiras que devem suportar a pressão de trabalho dos processos e também os golpes de aríetes que eventualmente acontecem.


As mangueiras em especial, devido aos movimentos e a pressão que estão submetidas sofrerão adicionalmente efeitos de flexão ou dobras, tração e fadiga devido aos movimentos repetitivo e portanto, devem suportar a esses esforços adicionais.

Ja a mangueira sanitaria utilizada em indústrias como alimentícias, farmacêuticas, de cuidados pessoais, entre outras que estão sujeitas à contaminação.


Por conta disso, além de tudo que uma mangueira convencional deve suportar, ela deverá ser construida de tal maneira que consiga ser de fácil limpeza, que algumas pessoas dizem "Cipável", termo que particularmente não gostamos muito, tendo em vista que vem de CIP (clean in place), um termo em inglês.

No mercado, uma mangueira que reuni todas as características de resistência à flexão, suporta a pressão, a fadiga e ainda tem características sanitárias excepcionais é a mangueira Aflex da Watson-Marlow - Brasil que você pode saber mais pelo link https://www.wmfts.com/pt-br/aflex/mangueiras-flexiveis/bioflex-ultra/

Essa mangueira é fabricante em tubo de inox corrugado, revestido internamente com teflon que confere ao grau alimentício (característica de sanitariedade), além de reduzir a perda de carga ao longo da mangueira.

Externamente, é revestida com uma malha de aço inox que lhe garante resistência a tração, além do revestimento externo que lhe confere resistência adicional além de um ótimo acabamento.

Fontes:

Vídeo: Watson Marlon

54 visualizações0 comentário

Comentários


loja do mecanico.png
bottom of page