top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Porque as Válvulas Sofrem Cavitação?

O post de hoje é sobre o Porquê que as válvulas cavitam, mas antes, gostaria de receber aviso sobre nossas postagens no Whats?

Se sim, acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter e inscreva-se.


cavitação

Cavitação é um fenômeno que tem como consequência a remoção de material dos componentes que acontece em função da implosão de bolhas de vapor do escoamento.

As bolhas de vapor são formadas quando a pressão do escoamento atinge a pressão de vapor do líquido. Quando a pressão volta a subir, elas implodem com uma violência tal que parece metal batendo contra metal.

A queda de pressão pode acontecer por diversos motivos, o mais comum é em função da perda de carga que existe em todos os escoamentos.

Porém no caso das válvulas, o motivo é o princípio de Bernoulli que falamos recentemente em uma postagem https://www.engenhariaecia.eng.br/post/principio-de-bernoulli

As válvulas, de um modo geral, possuem uma área de passagem menor do que a tubulação, o que provoca um aumento da velocidade local, e por consequência, uma diminuição da pressão, que pode atingir a pressão de vapor do líquido.

Isso é agravado quando a válvula está parcialmente aberta.

Após a passagem pela a válvula, a área volta para a condição inicial, o que reduz a velocidade e aumenta a pressão, provocando as implosões das bolhas geradas.

Esse processo está ilustrado na animação, por meio de uma válvula gaveta. No caso, a remoção de material acontecerá principalmente na tubulação, provocando uma redução da sua capacidade mecânica.

No entanto, existem válvulas que provocam uma variação significativa de velocidade-pressão internamente, a ponto delas mesmas sofrerem os efeitos da cavitação, perdendo, em muitos casos, a sua estanqueidade.

Mas, e como podemos evitar a cavitação em válvulas?

Não é uma tarefa fácil, tendo em vista que é necessário reduzir a variação de velocidade que pode ser pela diminuição da vazão ou aumento da seção.


Reduzir a vazão significa mexer na produção, o que é pouco provável de acontecer. Já aumentar a seção, significa trocar o componente, que tem um custo atrelado.

E você, consegue alguma maneira diferente para evitar cavitação nas válvulas?

Deixe ai nos comentários.

Precisa conhecer as válvulas mais a fundo?


Então faça nosso curso VÁLVULAS INDUSTRIAIS, saiba mais e inscreva-se pelo link https://www.engenhariaecia.eng.br/cursos/valvulas


curso de valvulas



72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


loja do mecanico.png
bottom of page