top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Princípio de Funcionamento da Bomba Hermetica

Hoje vamos falar das BOMBAS HERMÉTICAS, mas antes, gostaria de receber por whats avisos sobre nossas publicações?

Se sim, acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter e inscreva-se.


bomba hermetica

É muito comum ouvirmos o termo bomba hermética como se fosse um tipo de bomba, como centrífuga, de lóbulos, de engrenagens, entre outras, no entanto, isso não tem fundamento.

No exemplo da animação, temos uma bomba centrífuga de multiplo estágio.

Em relação a uma bomba centrífuga convencional, o funcionamento é idêntico, o que muda é a forma do acionamento, portanto, qualquer tipo de bomba ou compressor pode ser hermético.


Uma bomba é hermetica quando o motor é incorporado à bomba, ficando o seu rotor imerso no produto operado, o que promove a refrigeração do motor e a lubrificação dos mancais.

Tal efeito pode ser observado na animação.

Uma das principais vantagens dessa construção é permitir a operação do produto perigosos sem vazamento, tendo em vista que só existem vedações estáticas, que são mais eficientes do que as dinâmicas, tais como, selos mecânicos, gaxetas, dinâmicas, etc.

Por outro lado, a principal desvantagem é que o equipamento é mais sensível a questões operacionais como cavitação ou vibrações e à qualidade do fluido.

Fluidos mais "sujos" irão entupir os orifícios e canais, provocando uma quebra prematura do equipamento, portanto, existe um limite de tamanho de partículas.

Vale ressaltar que o termo hermético é, frequentemente, aplicado aos equipamentos que não podem ser abertos para manutenção, como vemos em compressores de geladeira, por exemplo.


Aqueles que possuem o princípio explicado anteriormente, mas que permite a sua abertura para a realização de manutenções, são chamados de Semi-Herméticos.


Conhece nossos cursos?



Fontes:

104 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


loja do mecanico.png
bottom of page