Engenharia e Cia: Principais Tipos de Válvulas Industriais
top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Principais Tipos de Válvulas Industriais

Existem vários tipos de válvulas e apresentamos abaixo as mais comuns:



Válvulas ON-Off (liga-desliga): São válvulas que são usadas, normalmente, totalmente aberta ou totalmente fechada, como se fosse um liga-desliga ou interruptor.


Válvulas de controle: usadas para controlar a vazão do sistema.


Válvulas de segurança: usadas para trazer algum tipo de segurança ao sistema.


Válvulas plugue ou Válvula Macho (plug valve): um corpo cilindrico ou cônico dotado de uma cavidade gira em torno do próprio o eixo abrindo ou fechando a válvula. Usadas normalmente como On-off.


Válvulas globo (globe valve): corpo semi-esférico ou cônico como movimento perpendicular ao eixo da tubulação permite o ajuste de vazão. Usadas mais frequentemente como válvulas de controle. Possuem alta perda de carga.


Válvulas gaveta (gate valve): Uma espécie de porta ou cunha se movimenta perpendicularmente ao eixo da tubulação abrindo ou fechando a válvula. Normalmente usada como válvula on-off.


Válvula esférica (ball valve): corpo esférico dotado de uma cavidade gira em torno do próprio eixo abrindo ou fechando a válvula. Normalmente usada como válvula on-off.


Válvula borboleta (butterfly valve): corpo em formato de disco gira abrindo ou fechando a válvula. Normalment usada como válvula on-off.


Válvula diafragma (diaphragm valve) : um diafragma ou membrana separa a parte de acionamento da parte em contato com produto. Normalmente usada como válvula de controle.


Válvula mangote (pinch valve): um mangote ou mangueira e constringida mecanicamente ou por ar comprimido promove o ajuste da área de passagem. Usadas normalmente como válvulas de controle.


Válvula agulha (needle valve): um corpo cônico fino, parecido com uma agulha que promove a vedação. Usada normalmente como válvula de controle e possui um ajuste bem fino nesse controle.


válvula de sangria (bleed valve): um sistema que fecha com a presença do líquido. Na animação, o acionamento é feito por meio de uma boia. Ajuda no processo de escorvamento da tubulação. É um tipo de válvula de segurança.


Válvula de retenção (check valve): um dispositivo (esfera, portinhola, pistão) permite movimento em apenas uma direção. É um tipo de válvula de segurança.


Válvula quebra-vácuo (vacuum breaker valve): um tipo de válvula de segurança que evita a implosão de sistemas, como reservatórios.


Válvula de segurança / alívio (safety valve /relief valve): são válvulas que abrem quando a pressão chega num determinado valor pré-ajustado.


Válvula controladora de pressão (pressure control valve): são válvulas que controlam a pressão para um determinado valor desejado. Usado frequentemente em sistemas com vapor ou gasosos.


No nosso curso Válvulas Industriais , abordamos em profundidade cada uma delas, caso deseje aprofundar no tema, acesse a página, clicando na imagem a seguir.



96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
loja do mecanico.png
bottom of page