Hoje o tema da nossa postagem é "Espessura de Isolante Térmico".
Mas antes, gostaríamos de lhe convidar a entrar na nossa Newsletter por email, assim sempre receberá nossas postagens, para isso acesso https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter.
Embora o senso comum faça parecer correto a afirmação do título, nem sempre ela é verdadeira.
Se você observar a equação da transferência de calor global, considerando condução e convecção no tubo, que mostramos a seguir, os raios entram em dois pontos distintos da equação.
Aumentando-se a espessura do isolante significa alterar um ou mais raios externos, e consequentemente, afeta a transferência de calor.
Dependendo da combinação de raios, aumentar a espessura do isolante pode afetar negativamente a isolação térmica, ou seja, você gasta dinheiro aumentando a espessura do isolante e a isolação térmica piora.
Na prática, a preocupação é para raios menores, existe um certo limite que ao se aumentar a espessura do isolante o fluxo de calor aumenta, ou seja, a resistência térmica diminui.
Isso acontece até um certo limite, a partir do qual, ai sim, aumentando-se a espessura, a resistência irá sempre aumentar e o fluxo de calor diminui. Esse ponto é chamando de Raio Crítico.
Para corpos cilíndricos, ele é determinado pela razão entre a condutividade do material K e coeficiente de películo h (coeficiente de transferência de calor por convecção), ou rcr = k /h. Que ilustramos na imagem abaixo:
No caso de reservatórios esférico, temos rcr = 2k /h.
Esse e outros detalhes são abordados no nosso curso "Cálculo de espessura de isolante térmico, caso o tema lhe interesse lhe convido a conhecer.
Caso tenha alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato via Whats 11 95696 7808.
Um abraço e até a próxima.
Comments