top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Medidor de Vazão: Rotâmetro

Hoje vamos falar sobre o ROTÂMETRO 🔄 ou MEDIDOR DE VAZÃO DE ÁREA VARIÁVEL 📏, mas antes, gostaria de receber avisos das nossas postagens no whats app?



rotâmetro


👉 O que são medidores de vazão de área variável❓


Um medidor de vazão de área variável é um instrumento que possui o objetivo de mensurar vazões volumétricas de fluidos líquidos e gasosos.


Conhecidos também como rotâmetros ou medidores de vazão por gravidade, é um dispositivo muito utilizado na indústria de forma geral.


Uma das grandes vantagens do medidor de vazão de área variável é que não necessita alimentação elétrica para a indicação local da vazão.


⬆️ Em sua maioria, são instalados na vertical com fluxo ascendente , para que a gravidade atue de forma correta sobre o flutuador e não atrapalhe a precisão da medição.


Alguns projetos permitem a instalação na horizontal e até de forma inclinada, sendo válido sempre consultar os fabricantes a respeito das possibilidades.


👉 Construção dos projetos:


Geralmente, os rotâmetros possuem uma estrutura simples, o que justifica seu custo mais acessível em comparação a outros medidores de vazão.


Seus componentes incluem:


1) Uma carcaça externa com um tubo cônico em seu interior. Essa geometria cônica é responsável por mudar a área de seção transversal disponível para o fluxo, ocasionada pelo deslocamento do flutuador (daí vem o nome de medidor de vazão por área variável).


Em alguns modelos o cone é feito em vidro borossilicato ou composto por materiais plásticos transparentes de alta resistência e não possuem carcaça externa.


2) Um flutuador, sendo um elemento com forma de cone, esfera ou similar. É através da sua localização dentro da carcaça que conseguimos realizar as leituras das vazões.


Os rotâmetros de vazões maiores possuem flutuadores guiados por uma haste, como é o caso do Rotâmetro modelo 440 da CONAUT, que utiliza haste em algumas faixas de vazões.



3) Escala de Leitura , é uma graduação para leitura direta do valor da vazão. Em muitos modelos, as escalas são gravadas uma a uma para assegurar precisão.


4) Conexões roscadas, flangeadas, soldadas ou mangueiras. As orientações e grau de uma conexão podem variar de modelo para modelo, podendo ter conexões a 180°, 90° etc.


👉 Contatos elétricos


🧲 Adicionando imãs aos flutuadores, é possível usar chaves magnéticas para servirem de alarmes de Max/Min ajustáveis pelo usuário.


👉 Funcionamento:


Os rotâmetros funcionam por um jogo de equilíbrio entre as forças de arraste do fluido e o peso do flutuador.


À medida que o fluido passa, o flutuador se desloca até alcançar uma posição estável, indicando a vazão atual.


Conhecer o fluido e suas propriedades é de extrema importância para que se consiga especificar o rotâmetro corretamente.


Por exemplo, um rotâmetro que atua com óleo, se colocado para atuar com água, gerará medições incorretas.



30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
loja do mecanico.png
bottom of page