top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Medidor de Vazão: Rotâmetro

  • Foto do escritor: Micelli Camargo
    Micelli Camargo
  • 18 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

Hoje vamos falar sobre o ROTÂMETRO 🔄 ou MEDIDOR DE VAZÃO DE ÁREA VARIÁVEL 📏, mas antes, gostaria de receber avisos das nossas postagens no whats app?



rotâmetro


👉 O que são medidores de vazão de área variável❓


Um medidor de vazão de área variável é um instrumento que possui o objetivo de mensurar vazões volumétricas de fluidos líquidos e gasosos.


Conhecidos também como rotâmetros ou medidores de vazão por gravidade, é um dispositivo muito utilizado na indústria de forma geral.


Uma das grandes vantagens do medidor de vazão de área variável é que não necessita alimentação elétrica para a indicação local da vazão.


⬆️ Em sua maioria, são instalados na vertical com fluxo ascendente , para que a gravidade atue de forma correta sobre o flutuador e não atrapalhe a precisão da medição.


Alguns projetos permitem a instalação na horizontal e até de forma inclinada, sendo válido sempre consultar os fabricantes a respeito das possibilidades.


👉 Construção dos projetos:


Geralmente, os rotâmetros possuem uma estrutura simples, o que justifica seu custo mais acessível em comparação a outros medidores de vazão.


Seus componentes incluem:


1) Uma carcaça externa com um tubo cônico em seu interior. Essa geometria cônica é responsável por mudar a área de seção transversal disponível para o fluxo, ocasionada pelo deslocamento do flutuador (daí vem o nome de medidor de vazão por área variável).


Em alguns modelos o cone é feito em vidro borossilicato ou composto por materiais plásticos transparentes de alta resistência e não possuem carcaça externa.


2) Um flutuador, sendo um elemento com forma de cone, esfera ou similar. É através da sua localização dentro da carcaça que conseguimos realizar as leituras das vazões.


Os rotâmetros de vazões maiores possuem flutuadores guiados por uma haste, como é o caso do Rotâmetro modelo 440 da CONAUT, que utiliza haste em algumas faixas de vazões.



3) Escala de Leitura , é uma graduação para leitura direta do valor da vazão. Em muitos modelos, as escalas são gravadas uma a uma para assegurar precisão.


4) Conexões roscadas, flangeadas, soldadas ou mangueiras. As orientações e grau de uma conexão podem variar de modelo para modelo, podendo ter conexões a 180°, 90° etc.


👉 Contatos elétricos


🧲 Adicionando imãs aos flutuadores, é possível usar chaves magnéticas para servirem de alarmes de Max/Min ajustáveis pelo usuário.


👉 Funcionamento:


Os rotâmetros funcionam por um jogo de equilíbrio entre as forças de arraste do fluido e o peso do flutuador.


À medida que o fluido passa, o flutuador se desloca até alcançar uma posição estável, indicando a vazão atual.


Conhecer o fluido e suas propriedades é de extrema importância para que se consiga especificar o rotâmetro corretamente.


Por exemplo, um rotâmetro que atua com óleo, se colocado para atuar com água, gerará medições incorretas.



 
 
 

Comentários


loja do mecanico.png
bottom of page