Engenharia e Cia: Selo Mecânico não tem Vazamento, certo? Errado!
top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Selo Mecânico não tem Vazamento, certo? Errado!

O tema de hoje é a famosa frase no meio da manutenção: "TEMOS QUE FAZER A MANUTENÇÃO DA BOMBA PORQUE O SELO MECÂNICO ESTÁ VAZANDO".

Mas antes, gostaria de lhe convidar a se inscrever na nossa Newsletter, é grátis. Assim você receberá sempre nossos conteúdos. Acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter.


Sabia que ela está errada?


Sim, está errada!!!


Se você começou a trabalhar a pouco tempo com equipamentos rotativos, já deve ter ouvido essa frase.


Se você trabalha a pouco tempo envolvido com selo mecânico é provável que faça como nós fazíamos.


Ouvíamos o pessoal falando sobre "selo mecânico vazando", selo mecânico componente, selo mecânico cartucho, plano 11, plano 32, selo mecânico tandem ou selo mecânico back to back, etc, e fazíamos cara de que estamos e entendendo e sabendo de tudo. 😁


Mas afinal, o que é selo mecânico?


Selo mecânico está representado na imagem e trata-se de um elemento de máquina destinado a conter vazamentos do produto operado para o ambiente em equipamentos rotativos.

Como a vedação do selo mecânico não é 100 %, ele vaza o tempo todo, por isso a frase inicial é errada.


Durante a operação normal, esse vazamento é tão pequeno que o calor gerado nas faces promove a evaporação do líquido e a gente não vê.


Daí quando o selo está com vazamento aparente, ele está com problema, assim, a frase deveria ser "VAMOS FAZER A MANUTENÇÃO DA BOMBA PORQUE O SELO ESTÁ COM VAZAMENTO RESIDUAL MAIOR DO QUE NORMAL."


Existem vários tipos e configurações de selos mecânicos, assim como os sistemas auxiliares, chamados de Planos de Selagem ou Planos de Ligação, conforme a norma.


Sabia que o plano 11 não funciona adequadamente dependendo do tipo de rotor da bomba centrífuga e que nesse caso devemos usar o plano 13?


Pois é, existem muitos "bisus" do tema "selo mecânico" e todos os que nós conhecemos nós colocamos no nosso curso online VEDAÇÃO INDUSTRIAL COM FOCO EM SELO MECÂNICO.


Nele colocamos tudo que aprendemos sobre o tema nos mais de 10 anos atuando na área, sendo 8 anos, no fabricante de renome internacional na área de selos mecânicos.


Falamos tudo que sabemos sobre os tipos, funcionamento, o que são e a função dos sistemas auxiliares (planos) de selagem, porque usar um tipo ou outro tipo, além de uma introdução a todos os tipos de vedações e as gaxetas.


Se você quer aprender em 18 horas, tudo o que levamos 10 anos para aprender, faça já o nosso curso.


##### QUERO CONHECER O CURSO "Vedação Industrial com Foco em Selo Mecânico".#####


Nele abordamos em profundidade as vedações industriais e principalmente, os selos mecânicos.


Valeu e até a próxima.


372 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
loja do mecanico.png
bottom of page