top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Tipos de Bombas Centrífugas

Foto do escritor: Micelli CamargoMicelli Camargo

Hoje vamos falar dos principais tipos de BOMBAS CENTRÍFUGAS, mas antes, gostaria de receber avisos sobre nossas publicações via whats?


Se sim, acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter e inscreva-se.


tipos de bombas centrifugas

Bombas Centrífugas são dispositivos mecânicos projetados para transferir fluidos através da ação do rotor.


PRIMEIRO provocando um aumento na energia cinética (velocidade do fluido) e SEGUNDO convertendo parcialmente essa energia em energia de pressão.


Veja os principais Tipos de Bombas Centrífugas segunda sua FORMA CONSTRUTIVA:


➤ Número de Estágios (Rotores)


 -- Simples Estágio (ou rotor único): é útil para uma grande vazão com aumento relativamente menor na altura manométrica de pressão.  


-- Múltiplos Estágios: é usado quando você precisa de uma altura manométrica muito alta na descarga. Neste caso, os rotores são conectados em série para que cada estágio aumente a pressão do fluido.


➤ Posição do Rotor


-- Rotor em Balanço (ou cantiléver): neste tipo de bomba, o rotor é montado na extremidade do eixo que pende sobre seus rolamentos, fornecendo suporte ao rotor apenas de um lado.


Este modelo facilita a instalação horizontal e vertical da bomba.


-- Rotor entre Mancais (ou bi apoiada): neste tipo, o rotor é montado no eixo apoiado por rolamentos em ambas as extremidades. As bombas horizontais de Múltiplos Estágios vêm neste modelo.


➤ Posição do Eixo


-- Bomba horizontal: é mais amplamente utilizada por ser de fácil manutenção. Neste tipo, o eixo da bomba está na direção horizontal.


-- Bomba vertical: o eixo da bomba está na direção vertical e geralmente é instalada em espaços limitados.


➤ Tipo de Abertura


-- Partida Radialmente: a carcaça da bomba dividida radialmente abre perpendicularmente ao eixo e paralela ao rotor.


-- Partida Axialmente: a carcaça da bomba é emendada em duas metades que são separadas horizontalmente e abre paralelamente ao eixo. Mais conhecidas como bi-partidas.


➤ Tipo de Sucção


-- Rotor de Simples Sucção (ou sucção única): a maioria das bombas centrífugas possui um rotor de sucção única. No entanto, a sucção única não será suficiente quando a vazão for muito alta.


-- Rotor de Dupla Sucção – para vazão alta são utilizadas bombas de dupla sucção. O rotor deste tipo de bomba é projetado de tal forma que o fluido entra por ambos os lados, em comparação com um único lado em um caso de simples sucção.


➤ Tipo de Caixa de Voluta


-- Voluta Simples:


este estilo de carcaça possui um único corte de água que direciona o fluxo do líquido para a saída da bomba.


A espiral da voluta é projetada para manter uma velocidade constante próxima à vazão de eficiência ideal, resultando em uma pressão estática uniforme em toda a periferia do rotor, mas apenas no BEP.


-- Voluta Dupla: o principal benefício de uma voluta dupla em relação a uma voluta única é o equilíbrio da carga radial no rotor, uma vez que a estrutura de corte duplo resulta em uma pressão mais uniformemente distribuída na voluta.


Baixe o PDF no link abaixo:





curso bomba centrifuga

610 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


loja do mecanico.png
bottom of page