top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Tipos de Bombas Centrífugas

Hoje vamos falar dos principais tipos de BOMBAS CENTRÍFUGAS, mas antes, gostaria de receber avisos sobre nossas publicações via whats?


Se sim, acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter e inscreva-se.


tipos de bombas centrifugas

Bombas Centrífugas são dispositivos mecânicos projetados para transferir fluidos através da ação do rotor.


PRIMEIRO provocando um aumento na energia cinética (velocidade do fluido) e SEGUNDO convertendo parcialmente essa energia em energia de pressão.


Veja os principais Tipos de Bombas Centrífugas segunda sua FORMA CONSTRUTIVA:


➤ Número de Estágios (Rotores)


 -- Simples Estágio (ou rotor único): é útil para uma grande vazão com aumento relativamente menor na altura manométrica de pressão.  


-- Múltiplos Estágios: é usado quando você precisa de uma altura manométrica muito alta na descarga. Neste caso, os rotores são conectados em série para que cada estágio aumente a pressão do fluido.


➤ Posição do Rotor


-- Rotor em Balanço (ou cantiléver): neste tipo de bomba, o rotor é montado na extremidade do eixo que pende sobre seus rolamentos, fornecendo suporte ao rotor apenas de um lado.


Este modelo facilita a instalação horizontal e vertical da bomba.


-- Rotor entre Mancais (ou bi apoiada): neste tipo, o rotor é montado no eixo apoiado por rolamentos em ambas as extremidades. As bombas horizontais de Múltiplos Estágios vêm neste modelo.


➤ Posição do Eixo


-- Bomba horizontal: é mais amplamente utilizada por ser de fácil manutenção. Neste tipo, o eixo da bomba está na direção horizontal.


-- Bomba vertical: o eixo da bomba está na direção vertical e geralmente é instalada em espaços limitados.


➤ Tipo de Abertura


-- Partida Radialmente: a carcaça da bomba dividida radialmente abre perpendicularmente ao eixo e paralela ao rotor.


-- Partida Axialmente: a carcaça da bomba é emendada em duas metades que são separadas horizontalmente e abre paralelamente ao eixo. Mais conhecidas como bi-partidas.


➤ Tipo de Sucção


-- Rotor de Simples Sucção (ou sucção única): a maioria das bombas centrífugas possui um rotor de sucção única. No entanto, a sucção única não será suficiente quando a vazão for muito alta.


-- Rotor de Dupla Sucção – para vazão alta são utilizadas bombas de dupla sucção. O rotor deste tipo de bomba é projetado de tal forma que o fluido entra por ambos os lados, em comparação com um único lado em um caso de simples sucção.


➤ Tipo de Caixa de Voluta


-- Voluta Simples:


este estilo de carcaça possui um único corte de água que direciona o fluxo do líquido para a saída da bomba.


A espiral da voluta é projetada para manter uma velocidade constante próxima à vazão de eficiência ideal, resultando em uma pressão estática uniforme em toda a periferia do rotor, mas apenas no BEP.


-- Voluta Dupla: o principal benefício de uma voluta dupla em relação a uma voluta única é o equilíbrio da carga radial no rotor, uma vez que a estrutura de corte duplo resulta em uma pressão mais uniformemente distribuída na voluta.


Baixe o PDF no link abaixo:


Engenharia e cia tipos de bombas centrífugas
.pdf
Download PDF • 3.65MB



curso bomba centrifuga

67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
loja do mecanico.png
bottom of page