top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Tipos de Compressores

Hoje vamos falar dos Tipos de Compressores, mas antes, gostaria de receber avisos das nossas postagens vai whats?



tipos de compressores

Compressor é uma máquina utilizada para se elevar a pressão de um gás ou do ar.


Há quem utilize ainda a denominação “sopradores” para designar as máquinas que operam com elevação de pressão muito pequena, porém superior aos limites usuais dos ventiladores.


Podemos encontrar os compressores em aplicações como: comprimir ar para acionar e controlar válvulas em máquinas, para alimentação de motores e de turbinas a gás.


Também encontramos em aplicações mais complexas como: transportar gás natural, injetar gás carbônico em reservatórios debaixo da terra, para comprimir hidrocarbonetos nos ciclos de refrigeração de tanques e máquinas.


Classificados segundo o princípio de trabalho, os compressores podem ser de “Dinâmicos ou máquina de fluxo” ou de “Deslocamento Positivo”.


1 - Compressores dinâmicos ou máquina de fluxo:


Nestes o impelidor ou rotor aumenta a velocidade do escoamento e, consequentemente, aumenta a sua energia cinética.


A elevação da pressão acontece depois por meio da redução da velocidade, tal princípio físico é chamado de "princípio de Bernoulli".


O impelidor é um órgão rotativo munido de pás que transfere ao gás a energia recebida de um acionador.


Essa transferência de energia se faz em parte na forma cinética e em outra parte na forma de calor. Posteriormente, seu escoamento é retardado por meio de difusores, obrigando a uma elevação da pressão. 


O difusor é uma espécie de duto que provoca diminuição na velocidade de escoamento do fluido, causando o aumento da pressão.


Os modelos de compressores de deslocamento dinâmico mais conhecidos são: Centrífugo ou de Fluxo Radial e de Fluxo Axial.


2 - Compressores de deslocamento positivo, a elevação da pressão é obtida através da redução do volume ocupado pelo gás na câmara.


Inicialmente, uma certa quantidade de gás é admitida no interior de uma câmara de compressão, então o aumento da pressão se processa através da diminuição gradual do espaço nesta câmara.


Ao ser atingida uma determinada pressão, o gás escapa diretamente para a tubulação ou através da abertura das válvulas de descarga. 


Os compressores de deslocamento positivo se dividem em: Alternativos (Pistão, Diafragma) e Rotativos (Palhetas, Lóbulos ou tipo Roots, Parafuso, Scroll).


Para a especificação correta do compressor é necessáro entender a aplicação, ou seja, no que ele será empregado.


Em se tratando de um compressor de ar, quais serão os usuários, assim podemos encontrar a vazão necessária.


Se for um compressor de gás para processo, é o processo que irá determinar a vazão.


Já para determinar a pressão, é necessário fazer o cálculo de perda de carga.


Esse processo nós abordamos no nosso treinamento "ESPECIFICAÇÃO DE BOMBAS CENTRÍFUGAS", saiba mais em https://www.engenhariaecia.eng.br/cursos/compressor


curso especificação de compressores

202 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


loja do mecanico.png
bottom of page