Hoje vamos falar dos principais tipos de engrenagens usadas em sistemas de transmissão de potência mas antes, gostaria de receber nosso conteúdo por email ou whats?
se sim, acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter e inscreva-se.
As engrenagens são elementos de máquinas cuja função é, na maioria das vezes, a transmissão de potência que pode ser variando ou não a rotação de cada eixo. Se as engrenagens tiverem mesmo tamanho, a rotação se mantém, do contrário, irá se alterar.
Mas como diz o "veio deitado" . . . cada macaco no seu galho . . .
Também é assim com as engrenagens.
As engrenagens cilíndricas servem para fazer a transmissão de potência entre eixos paralelos entre si enquanto as engrenagens cônicas para eixos perpendiculares entre sim.
A medida que a força a ser transmitida aumenta, aumentar a área de contato para aumentar a resistência mecânica é interessante, daí vem os dentes helicoidais.
Também na animação, temos alguns conjuntos especiais, o primeiro deles é o conjunto cremelheira-pinhão que serve para converter movimento linear em rotativo ou vice-versa, na teoria a cremelheira é considera como uma engrenagem de raio infinito.
O segundo conjunto é o redutor planetário, que permite a variação de rotação entre eixos ocupando um espaço reduzido, aplicável em um equipamento compacto, normalmente.
Por fim, o conjunto coroa-parafuso sem fim, muito usado em equipamentos e em redutores de velocidades.
E ai, conhece mais algum tipo de engrenagem que não falamos?
deixe ai nos comentários.
Comments