top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Tipos de Engrenagens

Hoje vamos falar dos principais tipos de engrenagens usadas em sistemas de transmissão de potência mas antes, gostaria de receber nosso conteúdo por email ou whats?


se sim, acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter e inscreva-se.

tipos de engrenagens

As engrenagens são elementos de máquinas cuja função é, na maioria das vezes, a transmissão de potência que pode ser variando ou não a rotação de cada eixo. Se as engrenagens tiverem mesmo tamanho, a rotação se mantém, do contrário, irá se alterar.

Mas como diz o "veio deitado" . . . cada macaco no seu galho . . .

Também é assim com as engrenagens.

As engrenagens cilíndricas servem para fazer a transmissão de potência entre eixos paralelos entre si enquanto as engrenagens cônicas para eixos perpendiculares entre sim.

A medida que a força a ser transmitida aumenta, aumentar a área de contato para aumentar a resistência mecânica é interessante, daí vem os dentes helicoidais.

Também na animação, temos alguns conjuntos especiais, o primeiro deles é o conjunto cremelheira-pinhão que serve para converter movimento linear em rotativo ou vice-versa, na teoria a cremelheira é considera como uma engrenagem de raio infinito.

O segundo conjunto é o redutor planetário, que permite a variação de rotação entre eixos ocupando um espaço reduzido, aplicável em um equipamento compacto, normalmente.

Por fim, o conjunto coroa-parafuso sem fim, muito usado em equipamentos e em redutores de velocidades.

E ai, conhece mais algum tipo de engrenagem que não falamos?

deixe ai nos comentários.

85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
loja do mecanico.png
bottom of page